segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Terrorismo

Ex-prisioneiros de Guantánamo aparecem em vídeo Al-Qaeda

Publicada em 25/01/2009 às 17h14m

O Globo

RIO - Dois ex-prisioneiros de Guantánamo juntaram-se a uma célula da Al-Qaeda no Iêmem e apareceram em um vídeo divulgado pelo grupo terrorista, informou o jornal americano "New York Times". De acordo com a publicação, agentes de contraterrorismo dos EUA confirmaram que Said Ali al-Shihri, 35 anos, liberado do campo de prisioneiros americano em novembro de 2007, agora atua como líder do braço da Al-Qaeda no país do Oriente Médio e é suspeito de promover o ataque à embaixada americana no Iêmem em setembro último.

No vídeo divulgado na sexta-feira, Shihri está ao lado de um homem identificado como Abu Hareth Muhammad al-Awfi, que aparece na tela com o número de prisioneiro de Guantánamo de 333. Segundo documentos do Pentágono citados pelo jornal, a identificação corresponde ao saudita Mohamed Atiq Awayd al-Harbi, enviado de volta a seu país também em novembro de 2007.

O "New York Times" informou que os dois homens supostamente teriam passado por um programa de reabilitação para terroristas na Arábia Saudita que é considerado modelo. Na gravação, Shihri faz um alerta a seus companheiros sobre o programa saudita e ameaça cometer ataques contra alvos em seu próprio país. Ele também criticou duramente os ataques de Israel contra o Hamas e afirmou:

- Por Deus, nosso encarceramento apenas aumentou nossa perseverança nos princípios que nos levaram a sair e atuar na jihad (guerra santa).

Nesta semana, o presidente dos EUA, Barack Obama, assinou ordem determinando o fechamento da prisão de Guantánamo no prazo de um ano.

Nenhum comentário: