sábado, 31 de janeiro de 2009

Polícia

31/01/2009 - 16h48

PM prende policial civil suspeito de tentar furtar caixa eletrônico em Santo André (SP)

Colaboração para a Folha Online

O carcereiro da Polícia Civil Adriano Dantas Rodrigues, 28, e o caminhoneiro André Paulino Cardoso, 26, foram presos na noite de sexta-feira (30) sob suspeita de tentar furtar uma agência bancária avenida Itamarati, na Vila Curuçá, em Santo André (Grande São Paulo).

Um vigilante acionou a Polícia Militar, que enviou uma equipe ao local. Os policiais militares encontraram Rodrigues no interior da agência e Cardoso em um caminhão estacionado em frente ao banco.

Ao ser abordado, o caminhoneiro contou que foi ameaçado por desconhecidos e, por isso, estacionou no local, segundo a polícia. Rodrigues afirmou que esperava um amigo. Ele estava com uma furadeira, utilizada para abrir um buraco no caixa eletrônico, e outras ferramentas que foram encontradas em uma lixeira.

Os dois foram levados para o 2º DP de Santo André. Na delegacia, o carcereiro alegou que estava em uma investigação sobre furtos a bancos, mas não havia com ele nenhuma ordem para a suposta diligência.

Em depoimento, o vigilante afirmou ter visto um homem não identificado entrar na agência e virar a câmera de segurança. Depois disso, o policial teria entrado e saído da agência várias vezes.

O carcereiro está detido no presídio especial da Polícia Civil. A arma utilizada pelo policial civil foi entregue à Corregedoria Auxiliar da Delegacia de Polícia Seccional de Santo André e o carro da polícia, devolvido ao 21º DP.

As ferramentas encontradas no local foram apreendidas e encaminhadas para perícia.

Governo prepara projeto para dar direitos a imigrantes ilegais, diz Tarso

Governo prepara projeto para dar direitos a imigrantes ilegais, diz Tarso

Segundo ministro, projeto está em debate na Casa Civil.
No Fórum Social, Lula havia dito que Brasil é exemplo para o mundo.

Eduardo Bresciani Do G1, em Belém


O ministro da Justiça, Tarso Genro (esquerda), durante evento no Fórum Social Mundial, em Belém (Foto: Eduardo Bresciani/G1)

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou neste sábado (31) que o governo está preparando um projeto para dar direitos a imigrantes ilegais no Brasil. Segundo o ministro, a discussão já está na Casa Civil. Ele participou de um debate no Fórum Social Mundial, em Belém (PA), sobre a transição brasileira da ditadura para a democracia.

Tarso não quis detalhar o projeto porque “está negociando com a Casa Civil”, mas confirmou que o objetivo é dar uma espécie de “anistia” aos imigrantes que vivem de forma ilegal no Brasil. “O sentido é este mesmo, de dar respeito absoluto aos direitos dos imigrantes”, disse o ministro. O projeto necessita de aprovação do Congresso Nacional.

Na sexta-feira (29), também em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem mencionar a existência de um projeto, defendeu a forma como Brasil trata seus imigrantes.

“O Brasil pode dar o direito de as pessoas continuarem no Brasil. Este país aqui é um país que tem lição a dar ao mundo sobre tratamento de imigrantes. Todos que chegaram aqui são tratados com respeito, diferentemente de alguns países europeus, de alguns países ricos, que acham que o problema do seu empobrecimento são os coitados dos imigrantes”.

Para Lula, o caminho para resolver a questão da imigração não é por meio de políticas contrárias, mas melhorando as condições de vida das principais regiões de imigração, como a América Latina e a África.

Força Nacional

Durante o evento, Tarso rebateu ainda críticas à Força Nacional de Segurança. Uma ação pedindo a extinção da força policial foi protocolada nesta sexta-feira (30). Tarso afirmou que a Força faz um trabalho "extraordinário" e tem prestado serviços importantes aos estados, funcionanco como uma força auxiliar.

O ministro disse ainda que aumentaram os recursos destinados diretamente aos estados para investir em segurança pública. A Força Nacional de Segurança atua no Fórum Social Mundial a pedido do governo do Pará.

Rádios comunitárias


O ministro afirmou ainda que já foi enviado ao Congresso Nacional. um projeto para descriminalizar rádios comunitárias. A intenção, segundo Tarso, é permitir o funcionamento de rádios de baixo alcance e que tenham como foco a divulgação de atividades das comunidades.

De acordo com o ministro, o projeto permite que haja uma regularização destas rádios. “Elas poderão se regularizar e continuar funcionando normalmente.”

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL980669-5601,00-GOVERNO+PREPARA+PROJETO+PARA+DAR+DIREITOS+A+IMIGRANTES+ILEGAIS+DIZ+TARSO.html
27/01/2009 - 12:50 - Atualizado em 27/01/2009 - 12:56
Masturbação pode ser boa para homens acima de 50
Estudo inglês apontou que a prática, quando realizada por homens mais velhos, elimina resíduos acumulados na próstata. Nos jovens, masturbação em excesso pode ser prejudicial
REDAÇÃO ÉPOCA
getty images
BOA IDADE
Sexo e masturbação após os 50 anos eliminam toxinas acumuladas na próstata

O prazer solitário pode fazer bem à saúde dos homens – ou mal, dependendo da idade. Segundo um artigo publicado no British Journal of Urology, jovens de 20 e 30 anos que se masturbam freqüentemente podem ter mais chances de desenvolver câncer de próstata, enquanto homens acima dos 50 diminuem o risco da doença quando fazem da prática uma constante.

De acordo com o estudo, o câncer de próstata é causado pela testosterona, o hormônio sexual masculino. Homens com altos níveis dessa substância tendem a ter mais desejo sexual e mais câncer de próstata, mas após os 50, a masturbação pode proteger a glândula contra doenças por remover toxinas que se acumularam durante a vida.

Segundo o jornal The Independent, a pesquisadora que liderou o trabalho, Polyxeni Dimitripolou, explicou que, à medida que o homem envelhece, o organismo acumula toxinas através dos pulmões e da alimentação. A atividade sexual, porém, é capaz de ajudar a eliminar esses resíduos.

Já nos homens mais jovens, a masturbação pode ser prejudicial porque a próstata ainda está crescendo e se encontra mais suscetível a mudanças hormonais.

Para a pesquisa, realizada por estudiosos da Universidade de Nottingham, foram entrevistados mais de 400 homens diagnosticados com câncer de próstata antes dos 60 anos. Eles relataram seus hábitos sexuais nas décadas anteriores. Os entrevistados eram na maioria homens mais velhos, já que a incidência deste tipo de câncer em homens com menos de 50 anos é bastante incomum.

O foco, no entanto, era estudar as ligações entre a doença e a atividade sexual na juventude, para avaliar se há consequências no longo prazo.

Os cientistas concluíram que aqueles que foram mais ativos sexualmente durante seus 20 anos – seja por relações sexuais ou masturbação – estão mais propensos a ter câncer. Já os homens acima de 50, com uma vida sexual ativa – masturbação e sexo mais de 10 vezes por mês – podem contar com uma pequena proteção contra a doença.

Para Polyxeni, o estudo apenas abre o assunto para o debate. Segundo a pesquisadora, as ligações entre masturbação e câncer de próstata precisam ser mais bem explicadas.

“Mas o que diferencia nossos estudos dos anteriores é que focamos em grupos de jovens e incluímos relações sexuais e masturbação nos vários estágios da vida”, disse a cientista.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI25061-15280,00-MASTURBACAO+PODE+SER+BOA+PARA+HOMENS+ACIMA+DE.html

“Quero fazer muito sexo”

27/11/2008 - 15:14 - Atualizado em 29/11/2008 - 00:42
“Quero fazer muito sexo”
Com esse anúncio, publicado num jornal, uma sexagenária atraiu 63 interessados – e realizou o desejo com quatro deles
Martha Mendonça
Revista Época
JANE
Hoje, com 75 anos, ela afirma que não precisa mais publicar anúncios para fazer sexo – mas diz ter se divertido muito com os parceiros que atenderam a seu apelo

A professora aposentada Jane Juska tinha 66 anos e um jejum sexual que durava três décadas quando decidiu publicar um anúncio incomum num jornal de literatura de Nova York: “Antes de completar 67 anos – no próximo mês de março –, eu gostaria de fazer muito sexo com um homem de quem eu goste”. Jane, então divorciada e já com um filho adulto, imaginou que no máximo dois ou três homens dariam retorno. Mas sua caixa postal recebeu 63 respostas. Ela escolheu alguns dos candidatos e marcou encontros para conhecê-los pessoalmente. Fez sexo com quatro deles (um de cada vez). O ato de coragem só não foi maior que, anos depois, contar suas aventuras no livro Uma Mulher de Vida Airada – Memórias de Amor e Sexo depois dos 60 (Editora Rocco), que chega ao Brasil nesta semana.

Jane afirma que antes de publicar o anúncio se perguntava se nunca mais teria um homem – e essa dúvida fez soar um alarme. “A maioria das pessoas de idade, em especial as mulheres, têm medo de correr riscos”, diz. “Preferi agir a esperar que alguma coisa acontecesse”. Antes de publicar o anúncio, ela havia tentado outras formas de despertar o interesse em potenciais parceiros. Freqüentou bares e festas, em vão. Quando percebeu que a idade não era sua aliada numa paquera, desistiu. Ela diz ter acreditado que era melhor o celibato que a humilhação. A ousadia de publicar o anúncio mudou sua vida.

Quando as respostas dos pretendentes começaram a chegar, Jane teve o luxo de poder escolher. Ela separou as cartas, como conta no livro, em montinhos de sim, não e talvez. Escolheu os mais originais e equilibrados – já que sua caixa postal recebeu até mensagens pornográficas e fotografias de nu frontal. Em pouco tempo, ela deixou de lado a educação vitoriana do Meio-Oeste americano, a dor dos fracassos amorosos, os problemas de excesso de peso e da queda pela bebida para seguir até o aeroporto onde esperaria o primeiro candidato. “Foi o momento em que tive mais medo. Quase desmaiei quando vi que ele carregava uma caixa com objetos que faziam barulho. Pensei: ‘São brinquedos sadomasoquistas!’. Depois, descobri que eram garrafas de vinho”, diz.

O parceiro mais jovem que ela encontrou tinha
32 anos e era a cara de David Duchovny, de Arquivo X

Depois de Jonah, de 82 anos – o primeiro –, não parou mais com os encontros. Jane não mede palavras para relatá-los. Um dos candidatos, mal se apresentaram, pegou em seu traseiro. Outro pediu que ela apoiasse seus seios na mesa do restaurante – e os apalpou. Houve até quem tenha roubado sua calcinha. Ela também fala de masturbação e gosta de expor seu desejo pelo sexo masculino, fazendo referências ao corpo dos homens, em especial o traseiro. A maioria deles beirava ou passava dos 60 anos. Mas houve Graham, de 32, segundo ela um sósia do galã David Duchovny, de Arquivo X, que depois se tornou um grande amigo. “Eu me diverti muito”, afirma. No meio de tanta diversão, apaixonou-se. Robert, porém, tinha outro relacionamento – além de dores insuportáveis na coluna, o que tornava o sexo mais difícil.

Uma Mulher de Vida Airada não fala só dos encontros sexuais de Jane, mas de sua vida e escolhas. Do relacionamento com os pais à paixão pela literatura, do divórcio às aulas de redação para presidiários, Jane dá o pano de fundo para a maior aventura de sua vida, mostrando que a terceira idade não precisa ser um tempo apenas de renúncias e lembranças. Hoje, aos 75 anos e colhendo os frutos de seu livro, lançado no mundo inteiro, ela diz que continua em atividade. “Já não preciso mais de anúncios”, afirma.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI18069-15228,00-QUERO+FAZER+MUITO+SEXO.html

O que desperta o desejo sexual feminino

30/01/2009 - 15:19 - Atualizado em 30/01/2009 - 22:54
O que desperta o desejo sexual feminino
Novos estudos sobre revelam um abismo entre o que as mulheres sentem e o que dizem sentir
Ivan Martins e Francine Lima. Com reportagem de Laura Lopes
Rick Gomez

Ida Bauer aparece nos textos de Sigmund Freud, o pai da psicanálise, sob o nome fictício de Dora. É uma moça bonita, de 15 anos, perturbada por tosses nervosas e incapacidade ocasional de falar. Chegou ao divã do médico vienense queixando-se de duas coisas: assédio sexual de um amigo da família e indisposição do pai em protegê-la. Freud aceitou os fatos, mas desenvolveu uma interpretação própria sobre eles. O nervosismo e as doenças se explicavam porque a moça se sentia sexualmente atraída pelo molestador, mas reprimia a sensação prazerosa e a transformava, histericamente, em incômodo físico. Como Ida se recusou a aceitar essa versão sobre seus sentimentos, largou o tratamento. Peter Kramer, biógrafo de Freud, diz que os sintomas só diminuíram quando ela enfrentou o pai e o molestador, tempos depois. Freud estava errado; ela, certa. Anos mais tarde, refletindo sobre a experiência, Freud escreveu uma passagem famosa: “A grande questão que nunca foi respondida, e que eu ainda não fui capaz de responder, apesar de 30 anos de pesquisa sobre a alma feminina, é: o que querem as mulheres?”.

Meredith Chivers, uma jovem pesquisadora da Universidade Queen, no Canadá, acredita que pode finalmente responder à pergunta. Sem os preconceitos e a ortodoxia de Freud, e com recursos experimentais que ele não tinha, reuniu 47 mulheres e 44 homens em laboratório e aplicou o mesmo teste a todos eles: viram oito filmes curtos sobre sexo, com temas variados, enquanto seus órgãos genitais eram monitorados por sensores capazes de medir a ereção masculina e a lubrificação feminina. Ao mesmo tempo, Meredith pediu que indicassem, num sensor eletrônico, quanto estavam excitados com cada cena projetada. Essa era a parte subjetiva do teste.

Os resultados foram sensacionais. Meredith descobriu, primeiro, que as mulheres, sejam elas hétero ou homossexuais, se estimulam com uma gama muito variada de cenas. Homem e mulher transando, mulheres transando, homens transando, quase tudo foi capaz de produzir excitação física nas mulheres. Até cenas de coito entre bonobos (os parentes menores e mais dóceis dos chimpanzés) causaram alterações genitais nas voluntárias, embora tenham deixado os homens indiferentes. Qualquer que seja a sua orientação sexual, eles parecem ser mais focados em suas preferências. Homossexuais se excitam predominantemente com cenas de sexo entre homens ou com cenas de masturbação masculina. Heterossexuais se interessam por sexo entre mulheres, sexo entre homens e mulheres e atividades que envolvam o corpo feminino, mesmo as não-sexuais. O estudo sugere que as mulheres são mais flexíveis em sua capacidade de se interessar. Seu universo sexual é mais rico.

A outra surpresa da pesquisa de Meredith, talvez sua descoberta mais importante, foi a constatação de que existe uma distância entre o que as mulheres manifestam fisicamente e o que elas declaram sentir. As cenas de sexo entre mulheres, por exemplo, foram as que causaram maior excitação física entre as mulheres heterossexuais – mas aparecem em segundo na lista de respostas sobre as imagens mais excitantes. Ocorre o mesmo com sexo entre dois homens. Os sensores vaginais mostram ser esse o terceiro tipo de cena que mais excita as mulheres, mas ele aparece na quinta posição nas declarações. O fenômeno de divergência entre corpo e mente não poupa os macacos. Meredith diz que o relato subjetivo das mulheres sobre os bonobos não é coerente com a excitação física que elas demonstram. “O que eu descobri foi que as mulheres ficaram fisicamente excitadas (com os macacos), mas não declararam se sentir dessa forma”, ela disse em entrevista a ÉPOCA. Os homens demonstram um grau de coerência mais elevado entre as medidas objetivas e subjetivas. Eles declaram gostar daquilo que fisicamente os comove, embora também se confundam com escolhas, por assim dizer, difíceis. No instrumento em que registram suas preferências, os homens heterossexuais marcaram as cenas de masturbação femininas como as mais excitantes, vencendo por pouco o sexo entre duas mulheres. Mas os sensores genitais mostraram coisa diferente: a vitória pertence claramente às cenas de sexo entre mulheres. A conclusão é que também entre os homens há uma diferença entre excitação mental e excitação física, mas ela parece ser muito menor do que entre as mulheres.

O que desperta o desejo sexual feminino
Novos estudos sobre revelam um abismo entre o que as mulheres sentem e o que dizem sentir
Ivan Martins e Francine Lima. Com reportagem de Laura Lopes
Revista Época
Clique na imagem para ampliá-la

Se for excluída a hipótese de que as mulheres mentem a respeito de seus sentimentos (por que fariam isso em laboratório, protegidas pelo anonimato?), estamos de volta à perplexidade registrada por Freud no texto de 1900, com um sério agravante: não é apenas que um homem não entende as mulheres, mas elas mesmas que não sabem o que sentem. Ou não seria nada disso? “As mulheres mentem, de forma consciente e inconsciente”, diz a escritora e roteirista Fernanda Young, de 38 anos. “Elas mentem para sobreviver porque, historicamente, não têm liberdade para dizer o que pensam. Acho que a maioria das mulheres se constrange diante de alguns objetos de excitação e diz que não se excita. É uma questão de sobrevivência cultural”.

A revista dominical do jornal The New York Times publicou dias atrás uma longa reportagem em que a sexóloga Meredith, de 36 anos, discutia a sua pesquisa, publicada em 2007. O texto apresentava várias teorias e pesquisas empíricas que tentam explicar o universo sexual feminino. Curiosamente, quando combinados, os dados obtidos em laboratório parecem confirmar aquilo que Fernanda Young afirma sem amparo estatístico: por razões ainda misteriosas (históricas e culturais, provavelmente; físicas, quem sabe) as mulheres escondem (até de si mesmas) as suas preferências sexuais e operam com um nível elevado (e contraditório) de fantasias, nem todas politicamente corretas. “A sexualidade é um quarto escuro”, diz a escritora.

Desde os relatórios pioneiros de Alfred Kinsey, escritos nos anos 1940 e 1950 do século XX, o meio médico acreditava que mulheres e homens eram sexualmente assemelhados. Foi apenas em 2005 que a pesquisadora canadense Rosemary Basson sugeriu que o desejo das mulheres não segue a cronologia masculina, na qual desejo, excitação e orgasmo se sucedem, nesta ordem. De lá para cá, a ênfase dos estudos sobre sexualidade tem estado nas diferenças entre homens e mulheres. Um dos resultados práticos dessa tendência é a percepção crescente de que o sexo nas mulheres é muito mais subjetivo do que se imaginava. Nelas, os mecanismos de excitação psicológicos parecem estar em ampla medida descolados do que ocorre no corpo. Ao contrário dos homens, para quem ereção é sinônimo de disposição, a lubrificação feminina não significa prontidão para o sexo.

O que desperta o desejo sexual feminino
Novos estudos sobre revelam um abismo entre o que as mulheres sentem e o que dizem sentir
Ivan Martins e Francine Lima. Com reportagem de Laura Lopes

Isso explica por que ainda não existe um Viagra feminino: ele seria inútil, já que a libido das mulheres não é vascular. Meredith vai mais longe. Ela especula que a lubrificação vaginal talvez seja apenas um artefato evolutivo “para reduzir o desconforto e a possibilidade de ferimentos” durante a penetração. Não teria nada a ver com prazer e satisfação sexual, muito menos seria sinônimo de sinal verde. “Eu vivo repetindo a meus alunos que estar molhada não significa ter consentido em fazer sexo”, diz ela.

A lubrificação vaginal talvez seja um artifício
evolutivo para impedir que a mulher se machuque

Esse tipo de generalização extraída do laboratório reflete a realidade das mulheres? Eis uma pergunta que o psicólogo Ítor Finotelli Júnior, terapeuta sexual na cidade de Campinas, em São Paulo, acha difícil responder. Ele examinou o estudo de Meredith a pedido de ÉPOCA e faz uma ressalva: a amostragem limitada. “O número de voluntários não é razoável. Você precisa de umas 200 ou 300 pessoas para extrair conclusões confiá­veis”, diz ele. Meredith trabalhou com 47 mulheres. Outra complicação é a ausência de informação sobre as voluntárias. Qual a idade, qual a classe social, qual a etnia ou a cultura das mulheres estudadas por Meredith? Ele dá um exemplo prático da limitação dessas investigações. Seu grupo de trabalho acaba de concluir um estudo de 200 pacientes (homens e mulheres) sobre fantasias autoeróticas. Descobriu que as mulheres se excitam recordando cenas de sexo com os parceiros, enquanto os homens recorrem a fantasias com “mulheres atraentes”. “Mas isso é válido apenas para pessoas de classe média alta, com curso universitário, que moram em São Paulo e procuram auxílio psicológico”, diz ele.

Frans Lanting
ATÉ TU, SÍMIO
Bonobos em um momento de atividade sexual. O que eles fazem não deixa as mulheres indiferentes

Um dos indicadores de que a pesquisa de Meredith chegou perto do alvo é que a sua conclusão mais espetacular – a separação entre o corpo e a mente sexual das mulheres – não surpreende tanto assim os especialistas, sobretudo as mulheres que conhecem a intimidade das outras mulheres. “Os homens sabem o que têm de sentir; as mulheres, não”, diz a psicanalista Diana Corso, de Porto Alegre.

“As mulheres querem ser queridas, desejadas, aceitas. Elas se confundem quando têm de explicar o seu próprio desejo.” Essa percepção sobre a relativa passividade do desejo feminino, da sua dependência, está cada vez mais presente na literatura sobre sexualidade. Meredith Chivers fala do “poder de ser desejada” como um dos componentes mais fortes do desejo das mulheres, uma área que ela deseja estudar no futuro. Outra pesquisadora citada na reportagem do New York Times, Marta Meana, da Universidade de Nevada, sustenta que o desejo feminino depende diretamente da urgência demonstrada pelo homem. “Para as mulheres, ser desejada é o orgasmo”, diz ela. É por isso, afirma, que relações estáveis, duradouras e... mornas, tendem a “esfriar” as mulheres.

O desejo feminino parece depender diretamente da
urgência demonstrada pelo homem em copular

Como ocorre com muitos elementos da vasta e contraditória psique humana, há consequências perversas na opção sexual das mulheres pelo prazer do outro. Uma delas é a divergência entre o que o corpo diz e o que a mente ouve, capturada no estudo de Meredith. A outra, perturbadora, é a fantasia do estupro. Os especialistas pisam em ovos ao falar sobre isso, mas o fato é que as mulheres têm fantasias recorrentes de serem submetidas pela força. Por trás disso, encontra-se, aparentemente, a ilusão narcisista (e excitante) de ser tão atraente, tão irresistível, que os homens seriam incapazes de conter sua luxúria. “As fantasias de estupro são muito mais recorrentes do que as pessoas imaginam”, diz o terapeuta Finotelli. Isso quer dizer que essas mulheres gostariam de ser estupradas? Não. Não. E, mais uma vez, não. Trata-se de uma fantasia íntima que dispara desejos sexuais. Ela não esconde a vontade oculta de sofrer a violência sórdida de um estupro. “As mulheres querem ser encostadas no muro, mas não colocadas em perigo”, diz Marta Meana. “Elas querem um homem das cavernas atencioso”. Quem seria capaz de cumprir tal papel? “Denzel Washington”, responde a pesquisadora. “Ele transmite esse tipo de poder e é um bom homem”. O.k., vai.

ARMANDO GALLO
TROGLODITA AFETUOSO
Pesquisadora diz que o ator Denzel Washington simboliza o ideal feminino de força e carinho

Ao preconizar a divisão radical da libido das mulheres entre mente e corpo, os novos estudos de sexualidade criam um dilema. Se essa divisão expressa a natureza profunda das mulheres, então há nas fêmeas da espécie humana um duplo comando sexual. De um lado, o corpo, capaz de demonstrar excitação até mesmo durante um estupro, como forma de proteção. Do outro, a mente, dividida entre fantasias de prazer arriscado e a necessidade emocional de intimidade e proteção. Se essa duplicidade corpo-mente for de fato a realidade feminina, há simplesmente de entendê-la e adaptar-se a ela. Uma tarefa para homens e mulheres. Mas existe a possibilidade de que essas constatações reflitam apenas o passivo cultural e psicológico das fêmeas da linhagem humana. Elas são submetidas ao controle sexual dos machos desde o Paleolítico (há dois milhões de anos) e apenas nas últimas três ou quatro décadas foram emancipadas, parcialmente. “A terrível realidade dos estudos psicológicos é que você não consegue separar o que é cultural do que é biológico”, diz Meredith. Ainda bem, já que a nossa vida se passa simultaneamente nas esferas biológica e cultural.

Mas, o que fazer diante do dilema? Carmita Abdo, professora da Universidade de São Paulo e médica do Hospital das Clínicas de São Paulo, uma das mais respeitadas especialistas brasileiras em sexualidade humana, prefere trabalhar com a hipótese terapêutica. Ela sugere, por exemplo, que a mulher fique atenta aos sinais genitais, como uma forma de intensificar seu próprio desejo. As pesquisas mostram que as mulheres têm muito mais dificuldade que os homens em perceber as próprias alterações. Finotelli exemplifica com um fato singelo: diz que é muito comum que as mulheres mais inibidas expliquem o eventual intumescimento dos mamilos como “frio”, mesmo quando a temperatura ambiental e subjetiva está muito elevada. É apenas natural que essas mulheres não reconheçam os sinais de excitação genital e nem se deixem carregar por eles, como fazem os homens. Esse é o terreno em que a informação pode ter uso terapêutico, no qual as pesquisas podem servir como guia. Essa é a especialidade de pessoas como Carmita. Quanto à atávica dificuldade em explicar o que querem, afinal, as mulheres, ela dá de ombros. “A quem interessa responder essa pergunta?”, diz a médica. “A dúvida é que mantém o interesse por elas”. Touché.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI25370-15204-3,00-O+QUE+DESPERTA+O+DESEJO+SEXUAL+FEMININO.html

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Após ser engolida, cobra escapa de virar lanche de serpente

Segundo Tony Barton, cobra levou quase 15 minutos para engolir a rival.
'Quando você conta essas histórias, ninguém acredita', disse australiano.

Do G1, em São Paulo



Ampliar Foto Foto: Reprodução/Daily Mail Foto: Reprodução/Daily Mail
Cobra de cor preta engole uma outra marrom na cidade australiana de Gundagai. (Foto: Reprodução/Daily Mail)

O australiano Tony Barton disse que testemunhou em seu jardim uma cobra renascer de novo após ter sido engolida viva por outra. Segundo o jornal inglês "Daily Mail", Barton tirou fotos que mostram a sequência em que uma cobra marrom é engolida por outra preta e, posteriormente, o momento em que ela sai.

"Quando você conta essas histórias, ninguém acredita em você", disse Barton, que mora na pequena cidade de Gundagai (Austrália). "Mas eu tenho as fotos para provar isso", afirmou.



Segundo Barton, demorou quase 15 minutos para a cobra marrom de cerca de 1,7 metro desaparecer no interior da outra. Após engolir a rival, a serpente preta se moveu para um lugar com sombra.

Um tempo depois quando decidiu dar uma nova olhada na cobra, Barton disse que tomou um susto ao ver a cobra marrom sair intacta do interior da serpente negra.

"Estava coberta de muco, como se poderia esperar, mas parecia estar completamente intacta. Em seguida, as duas cobras seguiram em direções diferentes", contou ele.

Aécio começa pelo Nordeste a campanha por candidatura

Disputa no PSDB
Aécio começa pelo Nordeste a campanha por candidatura
Luiz Ribeiro - Estado de Minas

Omar Freire/Imprensa MG - 4/3/08
Aécio Neves aceitou convite do colega da Paraíba, Cássio Cunha Lima, para iniciar pelo estado maratona de viagens pela região

O Fórum dos Governadores do Nordeste, que será realizado na segunda quinzena de março em Minas, servirá de vitrine para o governador Aécio Neves, forçando uma maior aproximação com os nordestinos, dentro da sua estratégia de alcançar maior visibilidade na região, visando às eleições presidenciais de 2010. Além de ser considerada naturalmente uma região importante para qualquer disputa presidencial, nas eleições de 2010, o Nordeste merecerá maior atenção ainda. Trata-se da região onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem maior potencial eleitoral – no segundo turno da eleição de 2006, o atual presidente teve 77% dos votos válidos no Nordeste.

Além disso, dos nove estados da região, cinco têm governadores eleitos pelo PT (Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). Isso significa que qualquer candidato que concorrer com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), pré-candidata apoiada pelo presidente Lula, terá que concentrar esforços para se projetar entre os eleitores nordestinos.

O Fórum dos Governadores e a reunião do Conselho Deliberativo vão coincidir com uma nova fase de ação política de Aécio, que anunciou que, a partir de março, vai começar a viajar pelo país, devendo priorizar justamente os estados nordestinos. A Paraíba deverá ser um dos primeiros estados a ser visitados por Aécio, atendendo a convite do governador Cássio Cunha Lima, para falar sobre os resultados do choque de gestão.

“Eu tenho convite da maioria dos estados para discutir, não apenas com o PSDB, mas com entidades da sociedade civil, com associações comerciais, com a federação das indústrias, com sindicatos”, disse o governador, em entrevista, no início do mês. Ele nega que o objetivo das viagens seja projetar o seu nome. Mas sabe que, apesar da aprovação de sua gestão no estado, para ser candidato à Presidência da República, terá que tornar-se mais conhecido no Nordeste. Por outro lado, o governador de São Paulo, José Serra, com quem Aécio deverá disputar as prévias no PSDB, enfrenta a mesma situação e também programa viagens para a região.

Conforme proposta que está sendo discutida pelo governo do estado, o Fórum dos Governadores e a reunião do Conselho Deliberativo da Sudene serão realizados no mesmo dia, em duas cidades. O fórum deverá acontecer pela manhã, em Belo Horizonte. À tarde, acontecerá a reunião da Sudene em Montes Claros. Ainda no mesmo dia, os governadores deverão se deslocar para Diamantina, à noite, onde participarão de ato comemorativo dos 50 anos de criação da autarquia e assistirão a uma vesperata.

A intenção é que o presidente Lula também esteja presente. Por isso, a data dos eventos ainda não foi definida, estando na dependência de acerto na agenda presidencial. Lula esteve no último fórum, realizado em Recife, em 2 de dezembro, e que também contou com a participação do governador Aécio Neves.

Expectativa

A secretária extraordinária do Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão, ressalta que a intenção do governo estadual é aproveitar o fórum e a reunião da Sudene para pôr em debates assuntos de interesse tanto de Minas quanto dos estados nordestinos. “Trata-se de um momento oportuno para discutir questões comuns a Minas Gerais e ao Nordeste”, salienta.

Ela lembra que é importante divulgar para o resto do país que praticamente um terço de Minas (totalizando 165 municípios) faz parte do Polígono das Secas. Na década de 1960, o Norte de Minas foi incluído na área da Sudene. Em julho de 1998, no governo Fernando Henrique Cardoso, a área foi ampliada, incluindo os vales do Jequitinhonha e Mucuri e outras 28 cidades do Norte do Espírito Santo.

As pessoas precisam entender que 30% do território mineiro pertence ao Nordeste. Então, Minas também precisa entrar nessa discussão das políticas diferenciadas para a região, fortalecendo a busca de uma maior solidariedade com o Nordeste”, observa Elbe Brandão. Ela ressalta que uma das propostas do Fórum dos Governadores do Nordeste é debater a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional, a ser inserido na reforma tributária e que deverá destinar 5% da arrecadação líquida de tributos federais para as regiões menos favorecidas, incluindo todo o Nordeste e o semiárido mineiro.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

AOPMBM

AOPMBM

REUNIÃO DE DIRIGENTES DE ENTIDADES FILIADAS Á FENEME - BELO HORIZONTE – MG.

No dia 23 de janeiro de 2009 (sexta-feira), reuniram-se, em Belo Horizonte / MG, na sede do COPM, os dirigentes de Entidades de Oficiais Militares Estaduais e do Distrito Federal, filiadas à FENEME – FEDERAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES DE OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS. Na oportunidade, compareceram representantes das Entidades de Oficiais Militares Estaduais de SANTA CATARINA, BAHIA, MATO GROSSO, MATO GROSSO DO SUL, SERGIPE, GOIÁS, RIO GRANDE DO SUL, PARANÁ, BRASÍLIA, ALAGOAS, MARANHÃO e SÃO PAULO, ALÉM de MINAS GERAIS, representada pela AOPMBM, COPM E UMMG.

Seguindo a Pauta da reunião, foram tratados os seguintes tópicos:



a) Previdência dos Militares Estaduais e Distrito Federal - Definir: modelo – percentuais / b) Mapeamento de parlamentares para reforço político / c) Ingresso de Oficias militares nas Instituições – Exigências / d) Orçamento da União - Emendas parlamentares / e) Força Nacional de Segurança Pública - promover regularização legal / f) Conferências Nacional, Estaduais e Municipais de segurança pública (CONSEG 2009) / g) Reuniões com maior freqüência / h) Procedimentos e estratégias para encaminhamento e votação da PEC 300 / i) Definição de procedimentos a serem adotados para que as Associações Federadas possam ingressar com ações no STF, utilizando a FENEME (ADIN) / j) Proposta de criação de um Conselho Federal para regular as atividades dos oficiais e das Instituições Militares Estaduais (nos moldes do CNJ e do CNMP) / l! ) Exame da viabilidade da fixação de um piso salarial nacional / m) Propositura de PEC alterando a exigência de reserva obrigatória (ou com proventos integrais) após ser diplomado em cargo eletivo / n) Intensificar medidas de padronização nacional em todos os níveis (salários, doutrinas, regulamentos disciplinares, etc) - CNCG PM/BM / o) Reforçar a importância dos gabinetes militares nos Estados / p) Lavratura do Termo Circunstanciado como política Nacional para as PM / q) Próximos Encontros Nacionais (ENEME) e Congressos Nacionais (CONAME) 2009 / r) Justiça Militar Estadual – importância; necessidade de preservação.



O encontro faz parte de um trabalho de busca de padronização nacional de assuntos atinentes às Instituições Militares Estaduais; tais como, vencimentos e legislação interna, entre outros. As Reuniões obedecem a um calendário de encontros programados para o ano em exercício e traçam comportamentos a serem observados pelas entidades de Oficiais Militares Estaduais, obviamente, dentro da realidade de seu Estado. TEM COMO OBJETIVO MAIOR O FORTALECIMENTO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES MILITARES ESTADUAIS.



Nesta ocasião, A ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA PM/BM DE MG teve o prazer de recepcionar os representantes das demais Entidades de Oficiais. Pudemos contar com a colaboração e parceria do Clube dos Oficiais, que hoje integra conosco a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais. Importante frisar que a FENEME já agrega 25 (vinte e cinco) Entidades de Oficiais Militares Estaduais no País.



Os assuntos colocados em pauta foram demasiadamente discutidos e as incumbências para a busca dos objetivos traçados foram distribuídas às Entidades Estaduais.



Vê-se que estamos nos articulando nacionalmente. Vê-se que estamos descobrindo a importância de nos fortalecermos como um todo. Observamos que as necessidades, as realidades, as mágoas, os sucessos, os problemas, as atividades e a importância das Instituições Militares Estaduais não diferem acentuadamente de um Estado para o outro. Logo, descobre-se que é possível padronizar comportamentos; que é possível padronizar vencimentos; que é possível e necessário olhar com bons olhos para a Segurança Pública; que é possível e necessário que a União participe com maior eficiência da Segurança Pública nos Estados; que é extremamente necessário que tenhamos voz independente, o que, infelizmente, não têm nossos Comandantes; descobrimos que assuntos que nos dizem respeito tem que ter a nossa participação, seja em âmbito de Estado ou de União. Enfim, nos descobrimos fortes,! com número grande de bons cidadãos; com boa possibilidade de fazer nossos representantes políticos; com boa possibilidade de exigir respeito para com as pessoas que preservam a segurança pública no País.



A UNIÃO DAS ENTIDADES DE OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS É UM CAMINHO SEM VOLTA. É UM CAMINHO DE BUSCA DA VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS QUE INTEGRAM AS INSTITUIÇÕES MILITARES ESTADUAIS. É UM CAMINHO DE BUSCA DA VALORIZAÇÃO DA SEGURANÇA E DA TRANQUILIDADE PÚBLICA NOS ESTADOS.



ESTAREMOS JUNTOS....



A ASSOCIAÇÃO É NOSSA... visite nosso site: www.aopmbm.org.br e participe da nossa enquete.



Belo Horizonte, 26 de janeiro de 2009.



Nelson Henriques Pires – 1º Ten PM

Presidente da AOPMBM

Fonte: AOPMBM - 27/01/2009

Wellington A. Oliveira - Colaborador

ESPARTANOS

Nenhum povo praticou a disciplina militar como os espartanos, cujos soldados aprendiam, desde tenra idade, a superar a dor, a comiseração do próprio eu, o medo e o sentimento da morte. Eles foram protagonistas do grandioso momento histórico da humanidade: o memorável episódio do Desfiladeiro das Termópilas, ocasião em que morreram o Rei Leónidas e todos os seus trezentos melhores guerreiros, o acontecimento pode ser visto em sua grandiosidade no filme "300".
«Na véspera da batalha um inimigo disse a Dieneces, um dos 300, que os archeiros Persas eram tantos que quando disparavam as suas rajadas as flechas obscureciam a luz do sol. Dieneces, todavia, impávido perante tal perspectiva, terá respondido: - Muito bem, lutaremos à sombra!»
Precisamos de menos egoísmo e mais dessa coragem nos dias de hoje!
.


http://br.youtube.com/watch?v=z2GKsJuOKmc&feature=related
(Beto Fera¹)

Policial mata colega por engano em São Paulo

Policial mata colega por engano em São Paulo - 27/01/2009 11h19



De acordo com testemunhas, o policial foi atingido por outro policial civil que investigava traficantes da região central. Visite UOL Notícias http://noticias.uol.com.br/

Estudo liga atividade sexual a câncer de próstata

Reprodução BBC


Um novo estudo inglês sugere que homens que têm uma vida sexual intensa entre os 20 e 40 anos de idade têm mais chances de desenvolver câncer de próstata.

Os pesquisadores da Universidade de Nottingham observaram 840 homens – um grupo de 431 diagnosticados com câncer de próstata e 409 saudáveis.

Os voluntários responderam questionários sobre a frequência das relações sexuais e da masturbação, o número de parceiras e a saúde sexual.

De acordo com os resultados, publicados na edição desta segunda-feira da revista científica British Journal of Urology, 40% dos homens com câncer costumavam fazer sexo mais de 20 vezes por mês entre os 20 e 40 anos, comparados com 32% entre o grupo dos homens saudáveis.

Os homens diagnosticados com câncer de próstata também se masturbavam mais (34%) do que os saudáveis (24%) nesta faixa etária.

A pesquisa indica ainda que o grupo dos homens diagnosticados com câncer registrou mais casos de doenças sexualmente transmissíveis.

"Descobrimos uma associação entre o câncer de próstata e atividade sexual e masturbação nos homens entre 20 e 40 anos", afirmou Polyxeni Dimitropoulou, principal autor do estudo.

"Não há, no entanto, nenhuma relação entre a atividade sexual e o câncer em homens acima dos 40 anos", acrescentou o pesquisador.

Hormônios
Segundo os pesquisadores, é possível que o alto nível de hormônios seja responsável por um aumento na atividade sexual entre os 20 e 40 anos e também pelo desenvolvimento do câncer de próstata em idades mais avançadas.

"Os hormônios parecem ter um papel importante no desenvolvimento do câncer de próstata, e é muito comum fazer tratamentos para reduzir o nível de hormônios que estimulam as células cancerígenas", disse Dimitropoulou.

"Da mesma forma, o apetite sexual dos homens também é regulado pelos níveis de hormônio – portanto, o estudo examinou a teoria de que a vontade sexual afeta o risco de câncer de próstata", completou o pesquisador.

Para John Neate, diretor da ONG Prostate Cancer Charity, que ajuda pacientes e trabalha com pesquisas sobre a doença, as descobertas do estudo precisam de mais provas para que sejam aceitas.

"O papel da atividade sexual vem ganhando cada vez mais atenção na pesquisa sobre o câncer de próstata", disse Neale. "Infelizmente, esse estudo oferece poucos conselhos práticos para homens que querem reduzir o risco da doença."

O diretor da ONG acrescentou que os dados do estudo podem não ser precisos, já que se baseia nas respostas dos entrevistados sobre suas experiências de 20 ou 30 anos atrás, e essas informações podem não ser verdadeiras.

"A amostra usada no estudo também é relativamente pequena, o que torna ainda mais difícil chegar a conclusões universais", concluiu Neale.

Fonte: http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_8/2009/01/26/em_noticia_interna,id_sessao=8&id_noticia=96807/em_noticia_interna.shtml

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Analistas veem maior poderio militar do Brasil

Agencia Estado - 26/1/2009 10:00
Analistas veem maior poderio militar do Brasil

Especialistas em defesa afirmam que as compras de material militar recentemente fechadas pelo governo não apenas repõem a capacidade bélica do País, mas também apontam para uma alteração, a longo prazo, do peso político-estratégico do Brasil no mundo. Segundo esses pesquisadores, as Forças Armadas brasileiras continuarão distantes de países líderes no setor, como Estados Unidos, Rússia e China, e das potências europeias, como Reino Unido, França e Alemanha. Mas o País poderá aspirar a uma capacidade próxima da de outras nações da Europa, como Espanha e Itália, e assumir maior protagonismo internacional - exigível de um membro permanente do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), desejo da política exterior brasileira.

"É um processo de reposição e ao mesmo tempo de modernização", diz Geraldo Cavagnari, do Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade de Campinas (Unicamp). "Desde 1995, as Forças Armadas vêm sofrendo um processo de desmonte. Ficamos desatualizados em termos de tecnologia militar."

A movimentação na área estratégico-militar foi intensa nos últimos três meses. Incluiu a compra de 63 helicópteros - 12 da Rússia e 51 da França -, a aquisição, também dos franceses, de quatro submarinos Scorpène e da tecnologia do casco do submarino nuclear, além da construção de um estaleiro para montar as embarcações e uma nova base naval no Rio de Janeiro. Também foi lançada a Estratégia Nacional de Defesa, documento de 64 páginas que lista 19 ações a serem iniciadas entre 2009 e 2010, para dinamizar a área. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Policial civil é preso após fugir de abordagem da PRF

Polícia | 26/01/2009 | 09h43min

Policial civil é preso após fugir de abordagem da PRF

Perseguição começou na freeway e foi até o centro de Porto Alegre

Rodrigo Saccone | rodrigo.saccone@rbstv.com.br

Correção: Diferentemente do que informou este site na reportagem "Policial civil é preso após fugir de abordagem da PRF" (26/01/2009 - 7h12min), um dos motivos da prisão do policial não foi porte ilegal de arma. O texto original já foi corrigido.

Um policial civil foi preso em flagrante depois de fugir de uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no início da noite de domingo na freeway em Gravataí. O carro do inspetor Marco Antonio Dutra foi parado em uma abordagem de rotina da PRF no km 78 da rodovia, logo depois do posto de pedágio de Gravataí. Estavam no veículo a esposa, um filho de dois anos, o cunhado e a sogra do policial civil.

Assista à matéria do Bom-dia Rio Grande:



Segundo a PRF, ao ser informado que o carro seria recolhido por estar com o licenciamento atrasado e apresentar irregularidades, como multas atrasadas, o inspetor foi até o veículo, pegou uma arma e mostrou aos agentes rodoviários. Teria dito ainda que, se quisessem o carro, que fossem pegá-lo. Depois, entrou no veículo e fugiu.

A PRF seguiu o carro até Porto Alegre. Na Avenida Castelo Branco, o policial civil teria chegado a apontar a arma em direção à viatura que o seguia. Outros veículos da PRF acompanharam o carro em fuga até o centro de porto alegre, onde foi cercado, com o apoio da Brigada Militar. Ele tentava chegar na sede da 1ª Delegacia de Polícia, onde trabalha.

Quando foram abordados, a arma estava com o carona. Ele e o policial foram encaminhados à sede da Polícia Federal. Dutra foi preso em flagrante por tentativa de agressão, resistência à prisão, desacato e por dirigir com a habilitação vencida. O carona foi preso por porte ilegal de arma de fogo e resistência.



Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2382051.xml

Terrorismo

Ex-prisioneiros de Guantánamo aparecem em vídeo Al-Qaeda

Publicada em 25/01/2009 às 17h14m

O Globo

RIO - Dois ex-prisioneiros de Guantánamo juntaram-se a uma célula da Al-Qaeda no Iêmem e apareceram em um vídeo divulgado pelo grupo terrorista, informou o jornal americano "New York Times". De acordo com a publicação, agentes de contraterrorismo dos EUA confirmaram que Said Ali al-Shihri, 35 anos, liberado do campo de prisioneiros americano em novembro de 2007, agora atua como líder do braço da Al-Qaeda no país do Oriente Médio e é suspeito de promover o ataque à embaixada americana no Iêmem em setembro último.

No vídeo divulgado na sexta-feira, Shihri está ao lado de um homem identificado como Abu Hareth Muhammad al-Awfi, que aparece na tela com o número de prisioneiro de Guantánamo de 333. Segundo documentos do Pentágono citados pelo jornal, a identificação corresponde ao saudita Mohamed Atiq Awayd al-Harbi, enviado de volta a seu país também em novembro de 2007.

O "New York Times" informou que os dois homens supostamente teriam passado por um programa de reabilitação para terroristas na Arábia Saudita que é considerado modelo. Na gravação, Shihri faz um alerta a seus companheiros sobre o programa saudita e ameaça cometer ataques contra alvos em seu próprio país. Ele também criticou duramente os ataques de Israel contra o Hamas e afirmou:

- Por Deus, nosso encarceramento apenas aumentou nossa perseverança nos princípios que nos levaram a sair e atuar na jihad (guerra santa).

Nesta semana, o presidente dos EUA, Barack Obama, assinou ordem determinando o fechamento da prisão de Guantánamo no prazo de um ano.

Heath Ledger

‘Quem quer ser um milionário?' e Ledger vencem prêmio de sindicato

Sean Penn é eleito melhor ator por papel de ativista gay.
Meryl Streep vence prêmio por "Doubt".

Do G1, com agências internacionais

Colegas de elenco de Heath Ledger recebem o prêmio póstumo de melhor ator coadjuvante por seu papel como o Coringa em 'Batman, o cavaleiro das trevas' (Foto: AP Photo)

O elenco de "Slumdog Millionaire" (“Quem quer ser um milionário?”, em português), ganhou o principal prêmio do Sindicato dos Atores, o SAG Awards, neste domingo (25), em Los Angeles. O evento é considerado um 'aquecimento' para o Oscar, assim como o Globo de Ouro, realizado no último dia 11, que já havia consagrado "Slumdog" como melhor filme dramático.

A produção dirigida por Danny Boyle é inspirada em filmes de Bollywood -- a indústria de cinema indiana -- e conta a história de um indiano que participa de um programa de TV.

Veja galeria de fotos do SAG Awards

Meryl Streep foi eleita a melhor atriz por "Doubt". Sean Penn conquistou o prêmio de melhor ator pelo papel de Harvey Milk, defensor dos direitos dos homossexuais, em "Milk".

Heath Ledger levou outro prêmio póstumo como coadjuvante pela interpretação do vilão Coringa em "Batman - O cavaleiro das trevas". Ele já havia vencido o Globo de Ouro e concorre ao Oscar.

Desta vez, o prêmio póstumo foi recebido pelo colega de elenco Gary Oldman, que interpreta o comissário Gordon. "É uma honra ser convidado a aceitar este prêmio em nome de Heath. Ele era um rapaz extraordinário, com um talento incrível e é maravilhoso que tenhamos reconhecido isso nesta noite", disse.

Kate Winslet também foi novamente premiada como coadjuvante em "The Reader", que já lhe havia rendido o Globo de Ouro.

Televisão


O Screen Actors Guild Awards também contemplou elencos de séries de TV. Os vencedores foram "Mad Men" e "30 Rock". Hugh Laurie, de "House", e Sally Field, de "Brothers & sisters" foram eleitos melhores atores de série dramática. Em comédia, os prêmios foram para a dupla de "30 Rock" Tina Fey e Alec Baldwin.

Desvendado segredo da múmia de Palermo

Desvendado segredo da múmia de Palermo

Técnica atravessou séculos em segredo.


Você vai conhecer agora um lugar onde as pessoas eram unidas por uma obsessão: sobreviver ao tempo, mesmo depois da morte.

As catacumbas de Palermo, na Itália, têm cerca de 8 mil múmias, algumas incrivelmente bem preservadas. Tudo graças a uma técnica que atravessou séculos em segredo e que, agora, vai ser revelada com exclusividade ao Fantástico.

Do pó viemos e ao pó voltaremos, sustenta o Antigo Testamento. Mas, nos domínios dos frades capuchinhos, em Palermo, no sul da Itália, 8 mil corpos sem vida resistem misteriosamente à passagem dos séculos. Alguns desde 1599.

Muitos em ótimo estado de conservação vestem trajes de gala, determinados em vida como o último desejo. A maioria são múmias naturais, preservadas por causa do clima e da falta de umidade no ar únicos desta região.

Frei Donatello conta que, no século 16, que os capuchinhos constataram que os corpos dos frades simplesmente não se desintegravam. Eram desidratados com a ajuda do próprio ambiente, não entravam em putrefação.

Mas o maior mistério das catacumbas de Palermo está na extraordinária preservação de suas múmias artificiais.

A mais bonita e a mais intrigante está numa sala, num pequeno caixão lacrado. É o corpo de uma menina que há 88 anos está aqui. Rosália Lombardo morreu em 1920, aos 2 anos de idade. Inconsolados, os pais da menina quiseram que o corpo dela durasse para sempre. Então convocaram o mais famoso embalsamador da Cecília.

Rosália parece dormir. O autor, Alfredo Salafia, morreu logo depois. Saláfia foi além da ciência. As suas múmias não carregam no rosto o horror da morte, mas uma expressão de serenidade final.

Conhecido como o caçador de múmias, o cientista Dario Piombino Mascali depois de três anos de pesquisa acaba de descobrir um manuscrito de Alfredo Salafia: novo método especial para a conservação do cadáver inteiro em estado permanentemente fresco.

Mas qual o verdadeiro mistério de Rosália? Dario esclarece o segredo.

“A composição química da fórmula. O método usado na preparação do corpo já era conhecido desde 1830: um líquido injetado na veia”, diz.

Dario Piombino Mascali nos revelou a fórmula secreta: formalina para conservar, glicerina para hidratar, álcool e ácido salicílico para desinfetar e sais de zinco para dar rigidez ao tecido.

Dario explica que a quantidade de cada substancia não foi descrita e que outra diferença dessa técnica, é que o sangue do corpo de Rosália não foi retirado, nem os órgãos internos como faziam os antigos egípcios.

A busca pela perpetuação do corpo sempre existiu. A igreja exibe as suas múmias como obras da fé.

No norte do país, o corpo de Santa Catarina de Genova, que morreu em 1510, está exposto num caixão de cristal. A religiosa foi santificada 200 anos depois, pela sua caridade extrema com os doentes.

“Até o corpo dos santos sofre com os insultos do tempo”, diz o professor Ezio Fulcheri, que estuda os corpos do passado.

Especialista do Vaticano nas múmias dos santos, o católico, Fulcheri reconhece que algumas delas foram preparadas artificialmente com os bálsamos.

“Lavar o corpo de um morto era uma prática judaica. O corpo de Jesus foi lavado e untado com aloe vera e mirra”, revela.

Também para ele, a pequena múmia de Palermo, é uma obra de arte.

“É a mais espetacular e impressionante que eu já vi”, afirma o professor.

Fonte: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL971475-15605,00-DESVENDADO+SEGREDO+DA+MUMIA+DE+PALERMO.html

Chuva causa estragos na BR-116

Daniel Antunes - Estado de Minas
Daniel Antunes/EM/D.A Press

Um dos mais importantes corredores rodoviários brasileiros, que corta o país de norte a sul, atravessando 10 estados, com importância vital no transporte de cargas e passageiros, a BR-116 permaneceu interditada por mais de 20 horas na altura de Campanário, no Vale do Rio Doce, a 391 quilômetros de Belo Horizonte, devido às chuvas que castigam o Leste de Minas. Liberado no início da tarde de domingo em caráter precário, o trânsito no km 349 voltou a ser fechado em meia pista, uma hora e meia depois, e permanece sob ameaça de nova interdição, até que equipes do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) possam providenciar obras definitivas na ponte sobre o Córrego Água Preta.

A rodovia foi fechada no sábado e só foi reaberta provisoriamente no domingo, depois que uma equipe do Dnit esteve no local e usou massa asfáltica para tentar corrigir a depressão que se formou na pista. O piso, no entanto, voltou a ceder, levando à interdição parcial menos de duas horas depois de concluído o reparo. Nesta segunda-feira, uma equipe de engenheiros do departamento deve ir ao local verificar a estrutura da ponte, que foi construída há mais de 15 anos.

Enquanto a rodovia permaneceu totalmente fechada, foram mais de 20 horas de espera e angústia, com milhares de motoristas reclamando de fome e sede. O asfalto sobre a ponte começou a afundar na manhã de sábado. À tarde, a pista foi parcialmente interditada, mas às 17h o engenheiro do Dnit de Teófilo Otoni José Carlos Maia inspecionou a ponte e recomendou a interdição total, para evitar maiores riscos. O inspetor chefe da PRF em Teófilo Otoni, Hans Nick Júnior, determinou que os ônibus voltassem a suas cidades de origem em busca de um desvio seguro. Com várias rachaduras nas cabeceiras, a ponte ameaçava desabar.

Por dia, passam cerca de 7 mil carros pelo local, na estrada que faz a ligação das regiões Sul e Sudeste com o Nordeste do país. Como janeiro é mês de férias, a estimativa da polícia é de que esse movimento esteja superior a 10 mil veículos por dia. Depois que a ponte foi interditada, longas filas de carros e caminhões se formaram pela rodovia. Alguns motoristas preferiram seguir para postos de combustível e lanchonetes às margens da estrada para aguardar a liberação.

Conheça um pouco mais a rodovia

Na manhã de domingo, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Teófilo Otoni avaliou as condições da ponte e condenou a estrutura. “Está perigoso e a pista pode continuar cedendo. Isso é resultado das chuvas, que elevaram as águas do córrego e comprometeram a base da ponte”, disse o sargento-bombeiro Adivaldo Leal.

Desvios

Alguns motoristas que seguiam em direção ao Rio de Janeiro ou São Paulo preferiram não esperar e tiveram que aumentar o percurso em mais de 400 quilômetros, passando pela rodovia MGT-418, conhecida como Estrada do Boi, até a cidade de Posto da Mata, já no estado da Bahia, e de lá seguir pela BR-101, que dá acesso a São Paulo e Rio de Janeiro. Para quem seguia para Belo Horizonte, o desvio foi ainda maior, calculado pela Polícia Rodoviária Federal em 600 quilômetros. Nesse caso, depois de chegar à BR-101, os motoristas deveriam seguir até o Espírito Santo, no entroncamento com a BR-259. Para a capital mineira, também havia a opção de passar por Montes Claros, no Norte de Minas, viajando pela BR-251, com aumento de percurso calculado em mil quilômetros.

Quem estava em carro de passeio e seguia para o litoral baiano tinha a possibilidade de usar uma estrada vicinal paralela à 116. Porém, alguns motoristas chegaram a gastar três horas para concluir o percurso de 20 quilômetros, devido às condições precárias da estrada. “Resolvi arriscar, porque estou de férias e com tempo”, disse o motorista Ailton Braga, que seguia de Ipatinga para Porto Seguro (BA).

De acordo com o encarregado de obras da empresa contratada pelo Dnit para fazer a recuperação da BR- 116, Valdemar Ferreira de Morais, as providências tomadas domingo são apenas um paliativo. Segundo ele, no local, apenas a construção de outra ponte vai sanar de vez o problema. “Jogamos massa asfáltica para corrigir a depressão com aproximadamente 80 centímetros que se formou depois que o asfalto afundou, mas não sabemos quanto tempo esse trabalho vai aguentar”, disse Morais, que nesta segunda-feira retorna ao local para avaliar a situação. “Se necessário, vamos jogar mais massa, para que o trânsito não seja impedido novamente”, disse.

Os trabalhos de reparo do asfalto duraram cerca de duas horas, e alguns motoristas chegaram a ajudar os operários. “Estou com pressa e, se não ajudar, não sei a que horas vou conseguir sair daqui”, comentou o caminhoneiro Jonas Antônio Carlos, de 38 anos, que seguia do Rio Grande do Norte para Santa Catarina. “Como aqui não tem comunicação, estou preocupado com minha família. Eles podem estar imaginando que aconteceu algo de ruim comigo”, disse.

Conheça um pouco mais a BR-116
Estado de Minas
No Brasil

• Extensão: 4,3 mil quilômetros, de Jaguarão (RS) a Fortaleza (CE).

• Inauguração: Década de 1950.

• Importância: É considerada a rodovia mais importante do Brasil, devido à integração que proporciona. Passa por 10 estados, liga as duas maiores cidades do país (Rio de Janeiro e São Paulo) e é o principal corredor de escoamento de carga e transporte de passageiros no eixo norte-sul.

• Estados que corta: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Ceará.

• Nomes: É conhecida como Via Serrana entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Régis Bittencourt entre Paraná e São Paulo e Via Dutra entre a maior cidade do país e o Rio de Janeiro. De lá até a Bahia, é chamada de Rio-Bahia. Os cearenses a conhecem como Rodovia Santos Dumont.

Em Minas


• Extensão: 848 quilômetros

• Ligações: Passa por cidades-polo e de médio porte, como Leopoldina, Muriaé, Caratinga, Governador Valadares e Teófilo Otoni.

• Regiões que corta: Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri, também servindo como braço de acesso ao Norte, cuja maior cidade é Montes Claros.

• Condições: A maioria dos trechos exige atenção, pois há buracos e defeitos na pista e, em muitos casos, não há contratos de manutenção.

• Concessão: A previsão é de que o trecho mineiro vá a leilão neste semestre, abrindo caminho para a cobrança de pedágio e a duplicação.


domingo, 25 de janeiro de 2009

SERVIÇOS

Motoristas podem acompanhar situação das estradas pela internet

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG) está disponibilizando no seu site informações sobre as condições das rodovias mineiras. O objetivo é minimizar os impactos causados pelo período chuvoso nas estradas. As informações podem ser acessadas no site do DER.

Para enfrentar os efeitos do período chuvoso, a Secretaria de Estado de Transportes o Obras Públicas executa uma série de programas e ações permanentes de construção, recuperação e manutenção de rodovias, que minimizam os impactos causados pelo excesso de chuvas.

Entre essas ações está o ProMG, que visa melhorar o acesso aos municípios, ajudando no melhor escoamento da produção e aumentando a segurança e o conforto dos usuários. Um das ações preliminares da manutenção das rodovias é a limpeza do sistema de drenagem, ou seja, das canaletas, sarjetas e bueiros, possibilitando um bom escoamento da água e evitando alagamentos das pistas. Também está sendo feita operações tapa-buraco, além da manutenção da malha viária. Até o ano passado, o ProMG assegurou a recuperação de 8.500 quilômetros da malha rodoviária estadual, em várias regiões, mediante investimentos de R$ 382,5 milhões.

Outra é o Proacesso, cujo objetivo é levar o asfalto a municípios que só têm estrada de terra. O programa contribui para o desenvolvimento social e econômico das localidades mais carentes do Estado, principalmente no Norte, Vale do Mucuri, Zona da Mata, Rio Doce e Vale do Jequitinhonha, algumas das regiões mais atingidas pelas chuvas e sujeitas a inundações. O Proacesso já pavimentou rodovias em 103 municípios desde seu lançamento possibilitando mais segurança nas viagens e rapidez no atendimento às comunidades.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=23428



  • EDITORIA RIO
  • JORNAL " O DIA"
  • (postado no dia 10/01/09 às 21:31)

Susana Vieira diz que sofreu chantagem Atriz revela que o ex-marido ia cobrar R$ 500 mil para não tornar público vídeo no qual ela está nua tomando banho



  • Rio - A atriz Susana Vieira acusou o ex-marido, o ex-PM Marcelo Silva, morto em dezembro por possível overdose de cocaína, de chantageá-la. Susana contou, em entrevista à revista ‘Veja’ desta semana, que Marcelo a filmou tomando banho e pretendia cobrar R$ 500 mil para não tornar o vídeo público. “Ele se escondeu atrás da porta do banheiro para me filmar tomando banho de touca na cabeça. Fazia close das minhas partes íntimas. Ia me chantagear para me dar a gravação”, disse. Susana encontrou a gravação dentro de um casaco de Marcelo, quando seu cofre de casa foi arrombado.



PROTÓTIPO

Prototype

Cellphones as Credit Cards? Americans Must Wait

Itsuo Inouye/Associated Press, left

A wave of a cellphone replaces the swipe of a credit card in a pilot program involving MasterCard PayPass, right. At left, a phone is used to pay for items at a Tokyo candy stand. Account information can be embedded in the phone.

Published: January 24, 2009

IMAGINE a technology that lets you pay for products just by waving your cellphone over a reader.

The technology exists, and, in fact, people in Japan have been using it for the last five years to pay for everything from train tickets to groceries to candy in vending machines. And in small-scale trials around the world, including in Atlanta, New York and the San Francisco Bay Area, nearly everyone has liked using this form of payment.

But consumers in the United States won’t be able to wave and pay with their cellphones anytime soon: The myriad companies that must work together to give the technology to the masses have yet to agree on how to split the resulting revenue.

“In Japan it was easier,” explains Gerhard Romen, director for corporate business development at Nokia. “It was just the major guys saying, ‘This is how it will be.’ ” A single carrier, NTT DoCoMo, accounted for more than half the Japanese market at the time the system was rolled out and thus had significant leverage with financial institutions and handset manufacturers.

This is not the case in the United States. For such payments to work here, cellphone manufacturers, carriers, financial institutions and retailers must all play roles. There also must be some sort of intermediary that is trusted by both the financial institutions and the carriers to activate the virtual credit cards inside the phone.

One problem is that anyone using a credit card inside a cellphone is simultaneously a customer of the financial institution and of the carrier. “At the end of the day, the question is, ‘Who pays whom and how much?’” Mr. Romen says. “The carriers and the banks need to get their act together on payment.” He adds that the back-and-forth is a necessary step in the creation of a complex system.

Short-range technology, called N.F.C., for Near Field Communication, enables a phone to talk to an electronic reader. It is already in widespread use — though, outside Japan, often not in phones.

In London, for example, the technology is embedded in the “Oyster” cards used to access the transportation system. The technology is also used in credit cards like payWave from Visa and PayPass from MasterCard that are waved over readers, rather than swiped through them.

For a phone, the technology to store account information securely is advanced enough so that several different virtual cards can be placed inside the phone; users can select an account by using the screen.

Account information can be embedded in the telephone or on a SIM card or microSD card, but no call over a network is needed to send the data. Proximity is the key: for the payment to work, the phone needs to be within a few centimeters of the reader.

The idea of equipping a cellphone with virtual credit cards worries some people; phones, after all, are easily lost or stolen. But Simon Pugh, group head of the mobile payments group at MasterCard Worldwide, said that if the phone were lost, the consumer could call the bank — using another phone, of course — to disable the account. He also said that consumers could choose to protect the payment part of their phone with an access code, but he added that the payment would also be secure even without such measures.

The risk of account fraud from mobile payments is “small,” according to Kevin Fu, an assistant professor of computer science at the University of Massachusetts, Amherst, who in 2006 uncovered several security holes in credit cards that are waved rather than swiped. Credit-card companies say that these problems have been fixed.

Mr. Fu is more concerned about privacy. He says that it may be possible to get personal information, like a person’s name, from credit-card account data on a mobile phone. Nonetheless, he predicts that with time, “these N.F.C. phones will become one of the best ways to do mobile payments.”

It is almost certain that mobile-phone payments will eventually come to the United States. After all, the technology promises something for everyone involved: Credit-card companies would have a new way to attract and keep customers and would save money by no longer sending cards through the mail. Carriers would enjoy another source of revenue. Retailers would benefit from a faster checkout process, and may find that people buy more when they pay with their phones.

And according to Joanne Trout, vice president of worldwide communications for MasterCard Worldwide, there will not be an additional fee for consumers to use credit cards on their phones.

Consumers, too, would probably like using their cellphone credit cards, if wave-and-pay were secure and widely available. It may be another instance of the phenomenon, so common in technology, of not knowing we want something until we have it. “People really do like it,” said Key Pousttchi, head of the Wi-mobile research group at the University of Augsburg in Germany. “It is easy. It is convenient. It helps you.”

The group has surveyed thousands of people who have participated in mobile-phone trials around the world.

Mr. Pousttchi says he expects that by 2012, most phones will contain the N.F.C. technology that makes wave-and-pay possible. But he cautions that this doesn’t necessarily mean that Americans will be paying with their cellphones in three years. For that to happen, all the players will have to work together to define standards, determine revenue-sharing, expand the network of electronic readers and think through the other parts of what he calls “this 2,000-piece puzzle.”

The NFC Forum, an industry association based in Wakefield, Mass., whose 150 members include manufacturers, carriers and financial institutions, is a good start. Mr. Romen and Mr. Pugh are both vice chairmen of the group.

Nonetheless, Mr. Pousttchi warns, “it is completely possible nothing will happen in mobile payments in the next five years if everybody keeps thinking only about their own piece of the puzzle.”

Leslie Berlin is project historian for the Silicon Valley Archives at Stanford. E-mail: prototype@nytimes.com.