quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Costa (PMDB) tem vantagem de 20 pontos sobre Anastasia (PSDB)


Se as eleições fossem hoje, o candidato peemedebista venceria com 46,4% das intenções de voto, revela pesquisa


ARQUIVO HOJE EM DIA
helio_anastasia
Costa disse que horário eleitoral não muda nada, mas Anastasia aposta na alteração do quadro
Se as eleições fossem hoje, o candidato do PMDB ao Governo de Minas, senador licenciado Hélio Costa, venceria com 46,4% das intenções de voto. É o que mostra pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quarta-feira (11). A diferença para o segundo colocado, o governador e candidato à reeleição Antonio Anastasia (PSDB), é de 20 pontos percentuais, pois o tucano aparece com 26,3% da preferência dos eleitores. O percentual daqueles que estão indecisos, votariam em branco ou anulariam é de 22%. Os candidatos Vanessa Portugal (PSTU) e Edilson Nascimento (PTdoB) apresentam mais de um ponto percentual.

A última pesquisa Sensus foi tema de embate entre as coligações de Costa e Anastasia. Isto porque os tucanos criticaram o fato da pesquisa ser encomendada pela CNT, presidida por Clésio Andrade (PR), aliado do peemedebista.

No último levantamento, Anastasia estava com 21,5% das intenções de voto e Costa com 43,4%. Em pouco menos de um mês, o peemedebista cresceu 3 pontos percentuais e o tucano 4,8. Mas a diferença ainda é grande. Em um eventual segundo turno, o senador seria eleito com 54,9%. O atual governador tem 28,5%.

Na pesquisa divulgada nesta quarta, o instituto também mediu a intenção de voto espontânea, em que não são apresentados aos eleitores os nomes dos candidatos. No levantamento, Costa continua liderando. Foi citado por 23,5% dos eleitores. Já Anastasia tem a preferência de 16,1%. O percentual de indecisos, pessoas que votariam em branco ou anulariam é de 53,1%.

Os números do Sensus foram divulgados para a imprensa durante entrevista coletiva de Costa, na sede do comitê da campanha peemedebista. Na próxima semana começa o horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio, que é a esperança do candidato do PSDB. Já Costa disse que está na reta final da campanha e que não espera alteração do quadro.

“Só tenho que ficar muito feliz mais uma vez porque estamos mantendo uma diferença média de 20 pontos, muito embora a campanha esteja na sua reta final porque já começamos, semana que vem, o horário eleitoral”, afirmou. Anastasia não comentou a pesquisa ontem, porém, disse que espera o início do programa eleitoral para deslanchar. E também aguarda pesquisas que serão feitas depois do início da propaganda.

“A campanha, na verdade, está esquentando a partir desse momento”, afirmou ao ser questionado sobre as estratégias para vencer. A pesquisa CNT/Sensus foi feita entre os dias 6 e 9 de agosto e ouviu 1.500 pessoas em 53 municípios mineiros. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo. Ela foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 59.507/2010.
Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/politica/costa-pmdb-tem-vantagem-de-20-pontos-sobre-anastasia-psdb-1.157193


Nenhum comentário: