sábado, 14 de agosto de 2010

Formatura do POPI - Polícia de Proteção Integral a Criança e ao Adolescente em Bandeira-MG


No dia 11/08/2010 foi realizada a formatura de 120 alunos da Escola Municipal Raquel Alves Porto que concluiram o curso POPI - Polícia de Proteção Integral a Criança e ao Adolescente, um programa da 15º RPM desenvolvido com crianças/adolescentes dos 6 aos 14 anos das escolas públicas. Na cidade de Bandeira-MG o curso é ministrado pelo Sd PM Diogo Adalberto de Jesus.  Participaram do evento o Tenente Welvison Brandão (44º BPM), Sgt Salmo, Sd Rocha, Sd Álvares (Destacamento PM Bandeira), Vereador Arnóbio (Presidente da Câmara Municipal), Euflodimária M. Souto (Secretária de Educação), Lilian Amaral (Assistência Social), Maico Mares (Secretário de Saúde), Aristóteles Pereira (Diretor da E.E. João dos Santos Amaral) e Sheila Rocha (Professora)
História
 
A Polícia de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente (POPI) surgiu com o objetivo de ser um elo entre os estudantes das redes estadual e municipal e a Polícia Militar. A idéia do projeto apareceu através do comando da 15ª Região de Polícia Militar, responsável pelo policiamento em todo o nordeste do Estado.
O POPI tem como público alvo as crianças e adolescentes, com idade entre seis e dezoito anos. A exigência para aqueles que estejam interessado de participar das atividades do projeto devem estar regularmente matriculados em escolas de ensino estadual ou municipal.
O POPI, em suas três vertentes, atende 1.274 escolas da rede pública estadual e municipal do nordeste do Estado de Minas Gerais, com um público de 230.776 alunos, em 60 municípios.
 
Como funciona
 
O POPI funciona em todos os turnos de serviço nas sedes de batalhões nas cidades de Teófilo Otoni e Almenara. E ainda, nas sedes de Companhias Independentes e Companhias destacadas de Itaobim, Nanuque e Araçuaí. Estão presentes também nas cidades de Itambacuri, Malacacheta, Novo Cruzeiro, Carlos Chagas, Águas Formosa, Medina, Pedra Azul, Medina, Jacinto, Jequitinhonha.
As atividades acontecem em três dias na semana. Em outras localidades da região as atividades acontecem em dois dias da semana.
O POPI tem como base, a filosofia de Polícia Comunitária, que trabalham desde no atendimento de ocorrências, prevenção e educação e a POPI Cidadania. E ainda, identifica comportamento, conduta moral e infração da lei de maior efeito negativo dentro do educandário, faz as crianças e adolescentes compreenderem que a prevenção é o melhor combate à violência escolar, entre outros.
O projeto acompanha, diariamente, a evasão escolar, notificando a direção do educandário, e se for o caso, o Conselho Tutelar e o Ministério Público, deve coibir o abuso sexual, uso e tráfico de entorpecentes e outras infrações e mantém um cadastro dos alunos contumazes infratores da lei e dentro da possibilidade provoca reunião com os pais e/ou responsáveis, sem prejuízo para outras providências legais necessárias.





Fonte: http://renataaspra.blogspot.com/2010/08/formatura-do-popi-policia-de-protecao.html

Um comentário:

Wellingtonflagg disse...

Meus parabéns aos idealizadores. Ótima iniciativa.