quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Depois de protestos, governo decreta estado de exceção no Equador

Hospitalizado, presidente denunciou tentativa de golpe de estado em curso.
Militares vão assumir as funções da polícia durante uma semana.

Do G1, com agências internacionais
O governo do Equador decretou estado de exceção nesta quinta-feira (30) e ordenou que o Exército vá às ruas e assuma as funções da polícia para manter a segurança pública, em meio à onda de protestos de policiais e militares que toma o país.
"Uma vez que setores da polícia abandonaram irresponsavelmente seu trabalho... declaramos o estado de exceção", disse o ministro de Segurança Interna, Miguel Carvajal.
A medida vale por uma semana,segundo o secretário jurídico da Presidência, Alexis Mera. Ele repetiu palavras do presidente Rafael Correa e disse que há uma tentativa de golpe de estado no país.
Pouco antes, Correa, que está hospitalizado e praticamente cercado por opositores dentro de um hospital, acusou de "conspiração e traição" os policiais que protestam nesta quinta em vários pontos do país.
Ele disse que os oposicionistas estão tentando dar um golpe de estado, citando a Sociedad Patriótica, partido do ex-presidente e ex-candidato presidencial Lucio Gutiérrez, e setores das Forças Armadas.
"É claríssimo de onde vem essa tentativa desestabilizadora", disse, acrescentando que o ataque que sofreu foi "covarde".
Correa também confirmou a informação de que tem intenção de dissolver o Parlamento.
O presidente equatoriano falou em uma entrevista por telefone, do hospital onde está internado após ter tido contato com gás lacrimogêneo lançado por manifestantes ao fim de um tenso discurso em um quartel da capital, Quito.
Rafael Correa é carregado após deixar quartel 
Rafael Correa é carregado após deixar quartel (Foto: Rodrigo Buendia/AFP)
O presidente teve de usar máscara de gás para deixar um quartel, após discursar para tropas que protestavam, e foi hospitalizado logo a seguir.
Ele afirmou que o prédio do hospital estava cercado por manifestantes, que o procuraram, e que eles seriam responsabilizados caso ele fique ferido.
Tensão
O Equador enfrenta um clima tenso nesta quinta por conta de protestos em ao menos três cidades do país. Há relatos de comércio fechado e saques na capital, Quito, e em Guayaquil.
Militares tomaram as pistas do aeroporto de Quito, que ficou fechado.
O prédio do Congresso também foi tomado, segundo Julia Ortega, porta-voz do Legislativo. Os congressistas da bancada governista decidiram permanecer de forma indefinida no prédio, com a intenção de defender a democracia.
As atividades da Assembleia Nacional tinham sido suspensas depois de protestos que a deixaram sem segurança policial.
Apoio popular
Ao mesmo tempo, centenas de manifestantes favoráveis ao presidente estavam reunidos em apoio ao governo na frente do palácio presidencial, segundo testemunhas.
O ministro de Relações Exteriores, Ricardo Patiño, pediu à população que fosse às ruas para apoiar "pacificamente" o presidente e resgatá-lo do hospital.
Protestos
Centenas de policias e militares foram às ruas em Quito, Guayaquil e Cuenca protestar contra proposta de legislação, feita por Correa, que reduziria seus ganhos, tirando bônus e incentivos.
Eles queimaram pneus, ocuparam instalações militares e chegaram a fechar acessos às cidades.
Discurso de Correa
Em clima tenso, o presidente Correa discursou durante a manhã no principal quartel do Exército em Quito e disse que não cederia.
"Não darei nenhum passo atrás. Se quiserem, tomem os quarteis, se quiserem deixar a cidadania indefesa e se quiserem trair sua missão de policiais", afirmou Correa em uma acalorado discurso ante dezenas de militares que tomaram o principal regimento de Quito.
Mapa localiza as cidades equatorianas onde ocorreram os principais protestos.Mapa localiza as cidades equatorianas
onde ocorreram os principais protestos.
(Foto: Arte G1)
"Se quiserem matar o presidente, aqui estou, matem-no se tiverem vontade, matem-no se tiverem poder, matem-no se tiverem coragem ao invés de fiar covardemente escondido na multidão", disse. "Se quiserem destruir a pátria, aí está! Mas o presidente não dará nem um passo atrás."
Correa teve de usar máscara de gás para deixar o lugar, segundo relatos de testemunhas.
Depois de sair do regimento, Correa tirou a máscara e foi levado ao vizinho hospital da polícia, onde entrou de maca, mostrando sinais de asfixia por gás lacrimogênio.
Dois militares também ficaram feridos, segundo o hospital militar. A imprensa local afirma que um policial morreu, mas não há informação oficial.
Comando promete lealdade
O principal comandante militar do Equador, general Ernesto González, afirmou que os soldados seguiam leais a Correa.
"Nós estamos sob o estado de direito, estamos subordinados à máxima autoridade que é o senhor presidente da República", disse em entrevista na cidade de Cuenca.
Ele disse que iria tomar as medidas necessárias para restabelecer a ordem.
O ministro coordenador de Segurança Interna e Externa, Miguel Carvajar, afirmou que o país está em situação "delicada" e enfrentando um processo de "desestabilização do governo e da democracia".
O presidente do Banco Central do Equador, Diego Borja, pediu calma, dizendo à população que não saque seu dinheiro dos bancos.
"O pior que poderia ocorrer neste momento é entrar em pânico, sacar dinheiro, colocar-se em risco porque saem do banco e podem ser assaltados", disse Borja. Com o protesto de policiais, foram registrados alguns roubos a bancos nas últimas horas.
Procurada pelo G1, a Embaixada do Equador no Brasil afirmou que não iria falar sobre o assunto até que haja uma declaração oficial do governo equatoriano.
Aeroporto
Cerca de 500 policiais e militares teriam tomado a pista do aeroporto de Quito, segundo a rádio pública do Equador.
"Cerca de 150 efetivos da Força Aérea Equatoriana tomaram a pista do aeroporto Marechal Sucre e também a rua na entrada", afirmou à rádio Quito o porta-voz da empresa administradora Quiport, Luis Galárraga. Ele acrescentou que o pessoal está formado em ambas as pistas e que, por motivos de segurança, é impossível dar prosseguimento às operações.
Impasse
Os protestos ocorrem ao mesmo tempo que o país enfrenta um impasse entre Correa e congressistas do seu próprio partido.
Mais de metade dos 124 parlamentares são oficialmente do bloco de Correa, mas o presidente teria entrado em atrito com eles porque eles não teriam concordado com propostas de austeridade e para reduzir a burocracia estatal - e nas quais estão incluídos os cortes nos benefícios para policiais e militares.
Correa estaria considerando dissolver o Parlamento, para governar por decreto até a convocação de novas eleições, segundo a ministra Doris Solis.
A dissolução da Assembleia é uma possibilidade prevista na Constituição aprovada em 2008, que permite ao presidente adotar a medida e convocar eleições imediatas para a escolha de novas autoridades legislativas e um novo presidente. Ela precisaria ser aprovada pelo tribunal constitucional.
Solís acrescentou que a decisão final dependerá de uma reunião convocada pela Assembleia Nacional para reconsiderar a votação sobre reformas legais que visam reduzir as dimensões da máquina pública.
DiplomaciaA OEA (Organização dos Estados Americanos) faz uma reunião de emergência para analisar o caso, em Washington.
Ao mesmo tempo, os governos de Brasil, Chile, Argentina, Peru, Espanha, Cuba e a União Europeia manifestaram apoio a Correa.
Histórico de crises
O país, de 14 milhões de habitantes, tem uma longa história de instabilidade política.
Protestos nas ruas derrubaram três presidentes durante crises econômicas na década anterior à posse de Correa.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

BR 251 PASSARÁ POR BANDEIRA-MG - OBRA DO PAC-ILHÉUS-BRASÍLIA-CUIABÁ‏

Está no PAC!!! Breve além do proacesso ligando Almenara, também estaremos ligados pela BR 251 à ILHÉUS, BRASÍLIA E CUIABÁ!!! A RODOVIA 251 PASSARÁ EM BANDEIRA-MG, VEJAM ABAIXO ROTEIRO, E ANEXO MAPA! JÁ DEMARCARAM (PIQUETES) NO MUNICÍPIO. VINDO DA BAHIA, PASSARÁ POR ITARANTIM, BANDEIRA, PEDRA GRANDE...

Vejam aquí: http://www.transportes.gov.br/bit/trodo/br-251/gbr-251.htm - Ministério dos Transportes
Banco de Informações e Mapas dos Transportes
BR-251 Ilhéus - Pontal - Buerarema - Camacan - Salinas - Montes Claros - Unaí - Brasília - Ceres - Xavantina - Cuiabá BA-MG-GO-DF-GO-MT 2.500,3
BR 251 BA

ENTR BR-415 (ILHÉUS)  -  ENTR BR-101(A) (BUERAREMA) 0,0 48,6 48,6 PLA BAT-251 IMP
ENTR BR-101(A) (BUERAREMA)  -  SÃO JOSÉ 48,6 64,7 16,1 PAV 101BBA1832
SÃO JOSÉ  -  ENTR BA-671 (ITATINGUI) 64,7 84,0 19,3 PAV 101BBA1834
ENTR BA-671 (ITATINGUI)  -  ENTR BA-676/975 (P/ARATACA) 84,0 91,3 7,3 PAV 101BBA1836
ENTR BA-676/975 (P/ARATACA)  -  ENTR BR-101(B) 91,3 109,0 17,7 PAV 101BBA1850
ENTR BR-101(B)  -  ENTR BA-270(A) (CAMACÃ) 109,0 114,7 5,7 PLA BAT-251 PAV
ENTR BA-270(A) (CAMACÃ)  -  ENTR BA-270(B)/667 (PAU BRASIL) 114,7 135,4 20,7 PLA BA-270  PAV
ENTR BA-270(B)/667 (PAU BRASIL)  -  RIO PARDO 135,4 152,4 17,0 PLA BAT-251 IMP
RIO PARDO  -  ENTR BA-270(A) (POTIRAGUÁ) 152,4 191,4 39,0 EOI 2005
ENTR BA-270(A) (POTIRAGUÁ)  -  ENTR BA-270(B) (ITARANTIM) 191,4 207,4 16,0 PLA BA-270  PAV
ENTR BA-270(B) (ITARANTIM)  -  ENTR BA-130 (DIV BA/MG) 207,4 248,4 41,0 PLA BA-636  IMP

BR 251 MG

DIV BA/MG  -  ENTR MG-508 (BANDEIRA) 0,0 60,0 60,0 PLA
ENTR MG-508 (BANDEIRA)  -  ENTR MG-406 (PEDRA GRANDE) 60,0 107,0 47,0 PLA
ENTR MG-406 (PEDRA GRANDE)  -  ENTR MG-105 107,0 153,7 46,7 PLA MGT-251 IMP
ENTR MG-105  -  ACESSO PEDRA AZUL 153,7 167,2 13,5 PLA MGT-251 IMP
ACESSO PEDRA AZUL  -  ENTR BR-116(A) 167,2 182,0 14,8 PAV 2003
ENTR BR-116(A)  -  ENTR BR-116(B) 182,0 197,3 15,3 PAV 116BMG1015
ENTR BR-116(B)  -  ACESSO TAIOBEIRAS 197,3 251,7 54,4 PAV
ACESSO TAIOBEIRAS  -  ENTR BR-342/MG-404 (SALINAS) 251,7 319,8 68,1 PAV
ENTR BR-342/MG-404 (SALINAS)  -  RIO VACARIA 319,8 360,3 40,5 PAV
RIO VACARIA  -  ENTR MG-307 (P/GRÃO MONGOL) 360,3 442,8 82,5 PAV
ENTR MG-307 (P/GRÃO MONGOL)  -  FRANCISCO SÁ 442,8 487,9 45,1 PAV
FRANCISCO SÁ  -  ENTR BR-122(A) (P/CANACI) 487,9 511,2 23,3 PAV
ENTR BR-122(A) (P/CANACI)  -  ENTR BR-122(B)/135/365(A) (MONTES CLAROS) 511,2 537,8 26,6 PAV 122BMG0670
ENTR BR-122(B)/135/365(A) (MONTES CLAROS)  -  ENTR BR-365(B) 537,8 546,4 8,6 PAV 365BMG0010
ENTR BR-365(B)  -  ACESSO CORAÇÃO DE JESUS 546,4 581,6 35,2 PLA MGT-251 PAV
ACESSO CORAÇÃO DE JESUS  -  ACESSO IBIAÍ 581,6 649,6 68,0 PLA MGT-251 IMP
ACESSO IBIAÍ  -  ENTR MG-161 649,6 673,0 23,4 PLA
ENTR MG-161  -  SANTA FÉ DE MINAS 673,0 703,0 30,0 PLA
SANTA FÉ DE MINAS  -  ENTR MG-181 (BOQUEIRÃO) 703,0 773,0 70,0 PLA
ENTR MG-181 (BOQUEIRÃO)  -  KM 800,4 773,0 800,4 27,4 LEN 2005
KM 800,4  -  ENTR MG-188(A) (CANGALHA) 800,4 857,2 56,8 EOP 2006
ENTR MG-188(A) (CANGALHA)  -  ENTR MG-188(B) (UNAÍ) 857,2 882,9 25,7 PAV
ENTR MG-188(B) (UNAÍ)  -  DIV MG/GO 882,9 949,8 66,9 PAV
ENTR BR-251  -  ENTR BR-135 (CONTORNO LESTE DE MONTES CLAROS) 0,0 22,0 22,0 PLA 135BMG9010 MG-653  PAV
ENTR BR-135  -  ENTR BR-251/365 (CONTORNO SUL DE MONTES CLAROS) 0,0 5,0 5,0 PLA
ENTR BR-251/365  -  ENTR BR-135 (CONTORNO OESTE DE MONTES CLAROS) 0,0 10,0 10,0 PLA
ENTR BR-135  -  ENTR BR-251 (CONTORNO NORTE DE MONTES CLAROS) 0,0 8,6 8,6 EOP 135BMG9020

BR 251 DF

ENTR DF-295 (DIV GO/DF)  -  ENTR DF-285 0,0 6,0 6,0 PAV
ENTR DF-285  -  ENTR DF-125(A) 6,0 6,8 0,8 PAV
ENTR DF-125(A)  -  ENTR DF-125(B) 6,8 8,0 1,2 PAV
ENTR DF-125(B)  -  ENTR DF-130(A) 8,0 10,5 2,5 PAV
ENTR DF-130(A)  -  ENTR DF-130(B) 10,5 13,9 3,4 PAV
ENTR DF-130(B)  -  ENTR DF-473 13,9 31,9 18,0 PAV
ENTR DF-473  -  ENTR DF-135 31,9 32,9 1,0 PAV
ENTR DF-135  -  ENTR DF-140 32,9 42,1 9,2 PAV
ENTR DF-140  -  ENTR DF-001(A) (EPCT) 42,1 45,6 3,5 PAV
ENTR DF-001(A) (EPCT)  -  ENTR BR-040/050/450 (CENTRO RODOVIÁRIO DNIT (BRASÍLIA)) 45,6 60,8 15,2 PLA DF-001  PAV
ENTR BR-040/050/450 (CENTRO RODOVIÁRIO DNIT (BRASÍLIA))  -  ENTR DF-065/480 60,8 64,6 3,8 PLA DF-001  PAV
ENTR DF-065/480  -  ENTR DF-475 64,6 67,6 3,0 PLA DF-001  DUP
ENTR DF-475  -  ENTR VICINAL-331 67,6 69,5 1,9 PLA DF-001  DUP
ENTR VICINAL-331  -  P/RECANTO DAS EMAS 69,5 72,9 3,4 PLA DF-001  DUP
P/RECANTO DAS EMAS  -  ENTR BR-060 (ACESSO I SAMAMBAIA) 72,9 75,1 2,2 PLA DF-001  DUP
ENTR BR-060 (ACESSO I SAMAMBAIA)  -  ACESSO II SAMAMBAIA 75,1 76,1 1,0 PLA DF-001  DUP
ACESSO II SAMAMBAIA  -  ENTR DF-075 76,1 78,9 2,8 PLA DF-001  DUP
ENTR DF-075  -  ENTR DF-085 (TAGUATINGA) 78,9 84,6 5,7 PLA DF-001  DUP
ENTR DF-085 (TAGUATINGA)  -  ENTR BR-070/DF-095 84,6 89,1 4,5 PLA DF-001  DUP
ENTR BR-070/DF-095  -  ENTR DF-097 89,1 93,5 4,4 PLA DF-001  PAV
ENTR DF-097  -  ENTR BR-080(A)/DF-001(B)/240(A) 93,5 97,4 3,9 PLA DF-001  PAV
ENTR BR-080(A)/DF-001(B)/240(A)  -  ENTR DF-450 97,4 102,4 5,0 PAV 080BDF0010
ENTR DF-450  -  ENTR DF-180(A)/240(B)/445 102,4 107,1 4,7 PAV 080BDF0012
ENTR DF-180(A)/240(B)/445  -  ENTR DF-435 107,1 111,8 4,7 PAV 080BDF0030
ENTR DF-435  -  ENTR VICINAL-541 BRAZLÂNDIA 111,8 114,6 2,8 PAV 080BDF0032
ENTR VICINAL-541 BRAZLÂNDIA  -  FIM TRECHO DUPLICAÇÃO 114,6 118,0 3,4 DUP 080BDF0040
FIM TRECHO DUPLICAÇÃO  -  ENTR DF-415 118,0 120,0 2,0 PAV 080BDF0050
ENTR DF-415  -  ENTR DF-220 120,0 122,6 2,6 PAV 080BDF0051
ENTR DF-220  -  ENTR VICINAL-511 122,6 127,4 4,8 PAV 080BDF0052
ENTR VICINAL-511  -  ENTR DF-206 127,4 134,9 7,5 PAV 080BDF0070
ENTR DF-206  -  ENTR DF-180(B) (DIV DF/GO) 134,9 137,7 2,8 PAV 080BDF0072
BR 251 GO

DIV MG/GO  -  ENTR GO-010(A) 0,0 12,0 12,0 PAV
ENTR GO-010(A)  -  ENTR GO-010(B) 12,0 14,0 2,0 PAV
ENTR GO-010(B)  -  DIV GO/DF 14,0 34,0 20,0 PAV
DIV DF/GO  -  ENTR BR-080(B) 34,0 39,0 5,0 PAV 080BGO0090 2003
ENTR BR-080(B)  -  ENTR GO-435(A) 39,0 78,0 39,0 PLA
ENTR GO-435(A)  -  ENTR BR-414(A)/GO-435(B) 78,0 96,0 18,0 PLA GO-435  LEN
ENTR BR-414(A)/GO-435(B)  -  ENTR BR-414(B) 96,0 107,0 11,0 PAV 414BGO0112 2004
ENTR BR-414(B)  -  ENTR GO-473 (VILA PROPÍCIO) 107,0 141,0 34,0 LEN 2004
ENTR GO-473 (VILA PROPÍCIO)  -  ENTR GO-230(A) 141,0 143,0 2,0 PAV 2004
ENTR GO-230(A)  -  ENTR GO-080/338 (GOIANÉSIA) 143,0 174,0 31,0 PLA GO-230  PAV
ENTR GO-080/338 (GOIANÉSIA)  -  ENTR GO-230(B)/480(A) 174,0 206,0 32,0 PLA GO-230  EOP
ENTR GO-230(B)/480(A)  -  ENTR GO-483 (SANTA ISABEL) 206,0 215,0 9,0 PLA GO-480  LEN
ENTR GO-483 (SANTA ISABEL)  -  ENTR BR-153/GO-480(B) (RIALMA) 215,0 236,0 21,0 PLA GO-480  PAV
ENTR BR-153/GO-480(B) (RIALMA)  -  ENTR GO-154(A) (CERES) 236,0 241,1 5,1 PLA GOT-251 PAV
ENTR GO-154(A) (CERES)  -  ENTR GO-154(B)/434(A) 241,1 259,1 18,0 PLA GO-154  LEN
ENTR GO-154(B)/434(A)  -  ENTR GO-334 (RUBIATABA) 259,1 281,1 22,0 PLA GO-434  PAV
ENTR GO-334 (RUBIATABA)  -  ENTR GO-156(A)/434(B) (VALDELÂNDIA) 281,1 307,1 26,0 PLA GO-434  LEN
ENTR GO-156(A)/434(B) (VALDELÂNDIA)  -  ENTR GO-156(B) 307,1 313,1 6,0 PLA GO-156  LEN
ENTR GO-156(B)  -  ENTR GO-164(A) 313,1 372,1 59,0 PLA GOT-251 LEN
ENTR GO-164(A)  -  ENTR GO-449 372,1 375,1 3,0 PLA GO-164  PAV
ENTR GO-449  -  ENTR GO-164(B)/530(A) (ARAGUAPAZ) 375,1 396,1 21,0 PLA GO-164  PAV
ENTR GO-164(B)/530(A) (ARAGUAPAZ)  -  ENTR GO-070/173(A) 396,1 444,1 48,0 PAV 2003
ENTR GO-070/173(A)  -  ENTR GO-173(B)/530(B) (DIV GO/MT) (ARUANÃ) 444,1 452,1 8,0 PAV 2003

BR 251 MT











DIV GO/MT (ARUANA)  -  ENTR MT-100 0,0 10,0 10,0 PLA
ENTR MT-100  -  RIBEIRÃO PINDAÍBA 10,0 90,0 80,0 PLA
RIBEIRÃO PINDAÍBA  -  ENTR BR-158(A)/MT-107 (NOVA XAVANTINA) 90,0 140,0 50,0 PLA
ENTR BR-158(A)/MT-107 (NOVA XAVANTINA)  -  ENTR BR-158(B) (NOVA BRASÍLIA) 140,0 141,6 1,6 PAV 158BMT0266
ENTR BR-158(B) (NOVA BRASÍLIA)  -  ENTR MT-110 141,6 196,6 55,0 PLA MTT-251 LEN
ENTR MT-110  -  CÓRREGO MIMOSO 196,6 295,6 99,0 PLA
CÓRREGO MIMOSO  -  ENTR MT-130 295,6 345,6 50,0 PLA
ENTR MT-130  -  ENTR MT-338 345,6 408,7 63,1 PLA MTT-251 LEN
ENTR MT-338  -  RANCHARIA BAR 408,7 423,6 14,9 PLA MTT-251 LEN
RANCHARIA BAR  -  ENTR MT-244 423,6 444,1 20,5 PLA MTT-251 LEN
ENTR MT-244  -  ENTR MT-140(A) 444,1 490,9 46,8 PLA MTT-251 LEN
ENTR MT-140(A)  -  ENTR MT-404 490,9 505,0 14,1 PLA MT-140  IMP
ENTR MT-404  -  ENTR MT-140(B) 505,0 518,0 13,0 PLA MT-140  IMP
ENTR MT-140(B)  -  ENTR MT-403 518,0 531,0 13,0 PLA MTT-251 IMP
ENTR MT-403  -  ENTR MT-404 531,0 556,0 25,0 PLA MTT-251 IMP
ENTR MT-404  -  CHAPADA DOS GUIMARÃES 556,0 576,2 20,2 PLA MTT-251 IMP
CHAPADA DOS GUIMARÃES  -  ENTR MT-020(A) (BURITI) 576,2 585,0 8,8 PLA MTT-251 PAV
ENTR MT-020(A) (BURITI)  -  ENTR MT-351(A) 585,0 620,0 35,0 PLA MT-020  PAV
ENTR MT-351(A)  -  ENTR MT-010 620,0 639,0 19,0 PLA MT-020  PAV
ENTR MT-010  -  ENTR BR-070/163/364/MT-020(B) (CUIABÁ) 639,0 641,7 2,7 PLA MT-020  PAV

PAC: BR-251 já tem recurso, mas Ilhéus ainda
espera obra

Extraído de: Agência Oposição - O site da Bancada  -  11 de Abril de 2010
Por ANA CRISTINA OLIVEIRA - Sucursal Itabuna
O orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, já autorizou R$ 1,3 milhão para construção do trecho baiano da BR-251, que liga Ilhéus, no sul da Bahia, a Minas Gerais.
No entanto, nada saiu do papel.
No lugar da rodovia há apenas uma estrada vicinal esburacada e enlameada, entre ramais de fazendas.
Ela começa no distrito de Coutos, em Ilhéus, atravessa os municípios de Buerarema, Pau Brasil, Potiraguá e termina em Itarantin, quase em Minas Gerais. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit), em Salvador, a verba de R$ 1,3 milhão seria uma rubrica solicitada para que o governo federal absorva a estrada, que consta como estadual, e então o órgão possa executar melhorias.
Para o Dnit, a BR-251 é apenas uma rodovia planejada, faltando, inclusive, os estudos de viabilidade e de impacto ambiental para que seja implantada e executada a obra nos 248,4 kms do trecho baiano. Em todo o percurso sobram buracos e lamaçais provocados pelo transbordamento de rios e ribeirões que cobrem pequenas e precárias pontes de madeira.
Há ainda muitos mata-burros, cancelas e até currais, que estreitam a estrada, onde os animais pastam e descansam tranquilamente. A precariedade da estrada é o gargalo para o escoamento da produção de cacau, mandioca (farinha), seringa e banana, nos municípios de Ilhéus e Buerarema, e de gado leiteiro e de corte, de Pau Brasil, Potiraguá e Itarantin.
Na última sexta-feira, o produtor Esmeraldo Ferreira Morais lamentava não poder passar com uma carga de banana para vender na feira de Buerarema, porque a estrada foi obstruída pelo transbordamento do Rio Macuco. Outro produtor, Valdelino Ribeiro de Souza, disse que está cansado de colher mandioca e não ter como levar para vender na cidade porque não tem carro de tração ou trator para vencer a buraqueira da estrada.
Suas filhas cansam de perder aula porque o ônibus escolar não está podendo trafegar.
"Elas poderiam ir a cavalo, mas com chuva não dá", lamenta.
Os moradores no trecho entre Buerarema e Ilhéus tinham transporte até oito anos atrás, quando a empresa que fazia a linha deixou de trafegar por causa da má conservação da estrada. Funcionários públicos e professores são obrigados a sair em carrocerias de caminhonetes e caminhões.
Autor: Jornal Atarde - http://www.jusbrasil.com.br/politica/4702827/pac-br-251-ja-tem-recurso-mas-ilheus-ainda-espera-obra

Wellington A. Oliveira