sábado, 26 de fevereiro de 2011

NOTÍCIAS PUBLICADAS NA MÍDIA HOJE EM RELAÇÃO A MORTE DO CABO FÁBIO - ROTAM




A crise na Polícia Militar mineira, instalada nesta semana com a prisão de quatro policiais acusados de executarem dois moradores do aglomerado da Serra, na capital, se agravou ontem com o suposto suicídio do cabo Fábio de Oliveira, de 45 anos, um dos acusados pelo crime. O corpo do militar foi encontrado em uma cela de dez metros quadrados, do 1º batalhão, onde ele estava detido desde quarta-feira. A Polícia Civil instaurou inquérito. A Justiça Militar também vai investigar a morte.

Cabo Fábio estava sozinho na cela e usava camisa, short e chinelos. O corpo foi liberado do Instituto Médico Legal (IML) no final da tarde de ontem. O enterro será hoje à tarde, em Santa Luzia.
A Polícia Militar nega que tenha havido falha na segurança. Segundo o assessor de imprensa da corporação, tenente-coronel Alberto Luiz Alves, exames psicológicos feitos no policial no dia da prisão não indicavam qualquer anormalidade no comportamento dele.
O militar havia feito aniversário na última quarta-feira, mesmo dia em que foi preso. De acordo com o comando, ele foi encontrado amarrado ao registro do banheiro da cela. "Ele estava sozinho na cela. Se alguém tentasse violar a cela, seria visto. Isso não ocorreu", afirmou o chefe da assessoria de comunicação da Polícia Militar tenente-coronel Alberto Luiz Alves.
O policial usava short, camisa e chinelo. A morte foi descoberta, ontem, às 7h30, quando os policiais que fazem a guarda do batalhão foram levar o café da manhã ao preso. O perícia da Polícia Civil foi acionada para investigar as circunstâncias.
Um cunhado de Oliveira também esteve no 1º batalhão e acompanhou os trabalhos de apuração da polícia. No local, chegou-se a cogitar a hipótese de que o policial teria deixado uma carta. No entanto, nem a polícia nem o advogado que o representava confirmaram a existência do documento. O policial era separado e deixou uma filha de 14 anos e um filho de 21.
Conversa com advogado
Horas antes de ter sido encontrado morto, o cabo Fábio de Oliveira havia se encontrado com o seu advogado para discutir as medidas cabíveis para a revogação da prisão. O encontro foi no fim da tarde de quinta-feira, depois de o militar ter tomado banho de sol e recebido a visita de familiares. Segundo o advogado Ricardo Guimarães, ele não demonstrava nenhum comportamento alterado. "Ele estava sozinho numa cela, isolado, conversei com ele por algum tempo e no momento em que estive lá o encontrei muito tranquilo, consciente de tudo. Tratamos dos procedimentos que nós iríamos adotar no caso dele para revogar a sua prisão preventiva", explicou o advogado. "Quem suicidou foi um cabo da PM com 23 anos de serviços, um policial que nunca teve nenhuma punição que sujeitasse esse constrangimento".
Manifestação e crítica
O corpo do cabo Fabio de Oliveira sequer havia sido removido da cela onde foi encontrado quando a notícia de sua morte deu origem a protestos de militares em frente ao 1º Batalhão de Polícia Militar, no bairro Santa Efigênia, região Leste da capital. O principal alvo era o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, que havia criticado a ação dos militares no aglomerado da Serra e taxado os militares de "bandidos fardados".
O deputado estadual Sargento Rodrigues, ex-policial, criticou a declaração. "Tem muita gente fazendo papel de juiz. Ninguém pode ser chamado de bandido sem o devido processo legal. Precisamos ter cautela e responsabilidade. Esse fato (suicídio) é a resposta da pressão psicológica em cima do cabo", criticou. (Douglas Couto)
Família contesta versão de suicídio dada pela polícia
Parentes do cabo Fábio, encontrado morto em batalhão, dizem que militar jamais daria cabo da própria vida
Publicado no Super Notícia em 26/02/2011
DOUGLAS COUTO E GABRIELA SALES
falesuper@supernoticia.com.br
FOTO: ALEX DE JESUS

Rogério de Oliveira, cunhado do cabo Fábio, acusa Estado de ter chamado o PM de bandido
ALEX DE JESUS
Rogério de Oliveira, cunhado do cabo Fábio, acusa Estado de ter chamado o PM de bandido
Familiares do cabo Fabio de Oliveira contestaram a versão de suicídio apresentada pela Polícia Militar. Segundo parentes, o policial tinha orgulho da profissão e não seria capaz de tirar a própria vida. "Ele jamais faria isso. Era um homem que sempre teve a cabeça no lugar. Na minha opinião, pode ter havido alguma coisa a mais", afirmou a cunhada no militar, Adriana de Oliveira.
Outro cunhado de Fabio, o empresário Rogério de Oliveira foi ao 1º Batalhão da PM assim que soube do ocorrido. Revoltado, ele atribuiu a culpa pela morte do militar ao governo estadual. Para o empresário, o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, foi "ignorante" ao chamar de "bandidos fardados" os policiais envolvidos nas mortes no aglomerado da Serra.
"A culpa é do Estado, que antecipou a condenação dele, e a responsabilidade é do secretário, que taxou um homem honesto de bandido e colocou atrás das grades uma pessoa que não suportaria jamais ficar longe da família".
Oliveira destacou ainda que Fabio era um profissional exemplar e estava na polícia há mais de 20 anos. "Ele sempre foi uma pessoa digna e, até agora, ninguém tinha nada para falar contra ele. De uma hora para outra, ele virou bandido".
Oliveira lamentou o fato de o militar ter sido, segundo ele, execrado, pela opinião pública. "Agora não interessa se ele era inocente ou culpado. Acontece é que vou ter que enterrá-lo. Condenaram um inocente".
A mãe do cabo, a aposentada Geralda do Nascimento, mora em Vitória (ES) e deve chegar hoje a Belo Horizonte para o enterro. Ela disse não acreditar que o filho possa ter cometido algum crime que comprometesse seu trabalho.
Investigações
 - Sgt Wellington - Colaborador

Nota de Falecimento


Comunicamos o falecimento ocorrido nesta data (25fev11) do CB PM Fábio de Oliveira, Btl Rotam, o corpo será velado no velório 5 a partir das 22h no cemitério Belo Vale, situado à Av. A, nº20/Bairro Belo Vale em Santa Luzia. O sepultamento foi marcado para o dia 26fev11 as 15h.
Fonte: http://renataaspra.blogspot.com/

Fale de graça do seu celular

O Skype, mais famoso aplicativos que permite chamadas telefôncias sem pagar minutos de voz, ganhou dois concorrentes de peso. Conheça os novos programas
Renan Dissenha Fagundes
Celulares podem transmitir informação de duas formas distintas: pela tradicional rede de voz, disponível desde que esses aparelhos existem e que tem basicamente a mesma função de um telefone fixo (com a vantagem óbvia da mobilidade), e pela rede de dados, que permite, entre outras coisas, acesso à internet. Com o aumento do número de smartphones e os celulares cada vez mais se tornando pequenos computadores, o uso da rede de dados tem crescido muito.

Isso não é nenhuma novidade em uma perspectiva global - a primeira vez que o tráfego de dados superou o número de chamadas de voz foi no fim de 2009 - mas o Brasil ainda caminha nessa direção. Apesar de existirem mais celulares do que pessoas no país, a maior parte desses aparelhos são pré-pagos (o que praticamente inviabiliza o uso de dados e suas vantagens). Por outro lado, iPhones, celulares com Android e outros smartphones estão ganhando seu espaço.

Uma das vantagens desses aparelhos é que é possível usar a rede de dados para fazer ligações "gratuitas" para outros smartphones. "Grátis" aqui pode não significar exatamente sem pagar nada: é certo que você não vai pagar minutos de voz para sua operadora de celular, mas se a ligação for feita pela rede 3G, você paga normalmente o uso de dados, como se estivesse acessando seu email ou vendo um vídeo no YouTube. A segunda opção, a opção grátis de verdade, é usar redes de internet sem fio gratuitas (em cafés, restaurantes, etc).

Os aplicativos que fornecem esse tipo de serviço normalmente têm mais ou menos os mesmos recursos: ligações gratuitas entre usuários do aplicativo (e às vezes para usuários de outros programas parecidos), e chamadas para telefones normais (inclusive ligações internacionais) a preços bem mais baratos que a telefone convencional. O Skype é o programa mais famoso para esse tipo de ligação, mas não o único - recentemente a empresa ganhou dois concorrentes de peso, o Viber e o Facebook. Conheça as opções:

Skype
O Skype foi criado em 2003 e é o serviço de chamadas de voz pela internet mais conhecido do planeta. O programa está disponível em 28 idiomas e pode ser utilizado tanto em computadores quanto em celulares. Pelo Skype também é possível realizar videoconferências e trocar mensagens instantâneas com seus contatos. Depois que o aplicativo para ligações em vídeo pelo iPhone foi lançado, em janeiro de 2011, a empresa registrou 27 milhões de usuários conectados simultaneamente - recorde que subiu para 29 milhões no dia 21 de fevereiro de 2011. As diversas versões do aplicativo são gratuitas.


Viber
Lançado no fim de 2010, o Viber já se apresenta como um dos principais concorrentes do Skype. O aplicativo, disponível por enquanto apenas para iPhones, já foi baixado mais de 10 milhões de vezes. Como o Viber foi criado apenas para smartphones, é possível usar apenas o número do seu celular para entrar no aplicativo, tirando a necessidade de criar um login e uma senha. A principal aposta do Viber é a qualidade do som: a empresa afirma que trabalha com um sistema que permite ligações com áudio de alta definição. Versões para Android e Blackberry estão a caminho. Gratuito.

 
Facebook Messenger

Esse novo aplicativo para iPhones, iPads e iPods Touch permite que o usuário ligue para seus amigos no Facebook, estejam eles conectados pelos telefones celulares ou por computadores. Como nos outros casos, a ligação é gratuita mas usa a conexão de dados para acessar a internet. A cominação Facebook e ligações de voz pela internet é uma ameaça de peso para o domínio do Skype nesse mercado: a rede social possui mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo. Você pode usar o aplicativo também para mensagens instantâneas. Custa US$ 0,99. 

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI214130-15201,00-FALE+DE+GRACA+DO+SEU+CELULAR.html

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Minas terá "Google Maps" local

Tecnologia

Minas terá "Google Maps" local

Pesquisa trará detalhes acerca de rodovias, rios, saúde e educação

Publicado no Jornal OTEMPO em 20/02/2011Avalie esta notícia » 246810.TÂMARA TEIXEIRA



Capital. Novo mapa da região metropolitana fica pronto em agosto e vai detalhar onde começa e termina o território de cada município, favorecendo a elaboração de ações específicas para 22 mil pessoasALISSON GONTIJO

Capital. Novo mapa da região metropolitana fica pronto em agosto e vai detalhar onde começa e termina o território de cada município, favorecendo a elaboração de ações específicas para 22 mil pessoas

A rua Vaca Morta, no distrito de Catuni, em Francisco Sá, no Norte de Minas, não aparece sequer no mapa da cidade. Mas, em breve, não apenas os seus três quarteirões, como as vias de todos os 853 municípios do Estado, estarão disponíveis para consultas online. Com um programa adquirido especialmente para esse fim, o Instituto de Geociências Aplicadas (IGA) está elaborando uma espécie de "Google Maps" mineiro, utilizando a tecnologia desenvolvida pelo gigante da internet.





O projeto promete concentrar as informações de todo o Estado - atualmente, o Google reúne mapas de apenas cem cidades mineiras. O banco de dados está sendo formado a partir de 2.700 imagens de satélite e outras informações repassadas pelas secretarias estaduais.





A ferramenta - que, em breve, estará disponível no ambiente virtual - trará ainda detalhes sobre cartografia, hidrografia, rodovias, sistemas de educação e saúde e, até, sobre as condições socioeconômicas das comunidades.





De acordo com a coordenadora da pesquisa, Cláudia Saraiva, as informações poderão auxiliar estudantes em pesquisas escolares e turistas que procuram algum destino em Minas, além de contribuir para a elaboração de políticas públicas.





Na tela do computador, o usuário verá um mapa e terá opções de busca com filtros de pesquisa. O internauta poderá verificar, por exemplo, informações das rodovias que cercam cada município, além do estado de conservação de cada uma delas e o órgão responsável pela manutenção das vias. "Em muitas escolas, não há sequer o mapa do município. As professoras não podem nem mostrar os municípios vizinhos", destacou a coordenadora.





Os pesquisadores do IGA - uma autarquia da Secretaria de Ciência e Tecnologia - trabalham há um ano no projeto. Outra pesquisadora, Cláudia Werneck, explica que a ferramenta estará em constante atualização.





Revisão. Os mapas do Estado não são atualizados há 30 anos - eles foram confeccionados com informações dos anos 70. As imagens produzidas para o projeto permitirão, por exemplo, a revisão dos limites de cidades que cresceram nos últimos anos. As novas fotos têm escalas dez vezes mais nítidas e próximas que as antigas.