sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Aparição de óvni desperta curiosidade no Norte de Minas

Objeto teria surgido em Montes Claros e Juramento, no último dia 16, e em Brasília de Minas e Luislândia no dia 21
Eduardo Gomes/Divulgação
Ovini
Montagem de fotografias do ambientalista Eduardo Gomes mostra detalhe do suposto óvni

MONTES CLAROS – Um objeto voador não identificado (óvni) tem despertado a curiosidade dos norte-mineiros. Ele teria aparecido em Montes Claros e Juramento, no último dia 16, e em Brasília de Minas e Luislândia no dia 21. Moradores disseram ter visto uma luz azul cruzando o céu. O assunto caiu na internet e se espalhou na região.
O ambientalista Eduardo Gomes, do Instituto Grande Sertão e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), fotografou o óvni por acaso. Ele contou que tirava fotos de morcegos, no quintal de casa, no mesmo momento da aparição do objeto. Ao descarregar as fotografias no computador, viu no céu um efeito de luz, parecido com um cometa com uma cauda suave, se deslocando no sentido leste-oeste.
Morador do bairro Delfino Magalhães, em Montes Claros, Alan Chaves relatou, pela internet, que descia a rua Engenheiro Veloso no dia 16 de fevereiro, às 19h45, quando viu um objeto cruzando o céu, horizontalmente, na direção leste-oeste. “O objeto era azul e se movia de maneira perfeitamente paralela ao horizonte. Na hora, pensei que se tratava de um meteoro ou algo do tipo. O objeto se apagou e, um segundo depois, se acendeu de novo e continuou o trajeto. Foi quando eu percebi que não fazia nenhum sentido um meteoro fazer isso e nem traçar uma linha rente ao horizonte”, diz.
Alan cita que o óvni desapareceu e surgiu novamente, fazendo uma trajetória inversa, em direção ao chão, até que sumiu. Pouco depois, reapareceu, só quem em um tamanho muito maior. “Antes era um ponto no horizonte. Agora, se assemelhava a uma forma geométrica, como um triângulo. E tinha uma luz extremamente intensa que oscilava, como a luz de um poste variando entre uns 10 a 30 metros de distância”, conta.
O ambientalista José Ponciano Neto, do Conselho de Política Ambiental do Norte de Minas e gerente da barragem de Juramento, diz que foi procurado por vários moradores do município, que relataram terem visto o óvni. Pelo fato de haver uma estação climatológica na barragem, Neto acredita que se tratava de um balão meteorológico para estudar o clima.
O mesmo fenômeno foi registrado no dia 21, à noite, na cidade de Brasília de Minas. A servidora pública Dilva Pereira Costa lembra que viu uma luz forte, que parecia uma estrela cadente, no céu. Na cidade de Luislândia, que fica a 30 quilômetros, os moradores também notaram a luz.
Nesta quinta-feira (23), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que não estuda óvnis e, portanto, não tem como avaliar o caso registrado em Montes Claros e outras cidades do Norte de Minas. “Dentro do espaço aéreo brasileiro, ‘objetos’ podem ser rastreados pela Aeronáutica. Não temos instrumentação que registre esse tipo de ocorrência no céu ou espaço”, destaca a nota, enviada pela assessoria de imprensa.
A assessoria de comunicação da Cemig no Norte de Minas também descartou a possibilidade de o suposto objeto voador ser um dos seus balões meteorológicos.


Nenhum comentário: