quinta-feira, 8 de março de 2012

Transportadoras suspendem transporte de combustíveis em Minas Paralisação, por tempo indeterminado, pode afetar abastecimento de combustíveis de BH e do interior



Fernanda Penna Borges - E.M
Publicação: 08/03/2012 

O transporte de combustíveis e derivados de petróleo em Minas Gerais está suspenso desde a zero hora desta quinta-feira. De acordo com o Sindicato dos Transportadores de Combustível e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque), a paralisação, por tempo indeterminado, conta com a adesão de grande parte das transportadoras que prestam serviços às distribuidoras que atuam no estado.
As transportadoras protestam contra o aumento do Imposto sobre Circulação de mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel, que aumentou de 12% para 15% no estado no dia 2 de janeiro deste ano (Decreto nº 45.728, de 19 de setembro de 2011), o que tem onerado consideravelmente os custos do transporte.
Na tentativa de convencer o governo estadual a rever o aumento, desde dezembro, a direção do Sindtanque informou que se reuniu com o secretário de Estado de Fazenda Fernando Colombini, e sua equipe por três vezes. Mas, as promessas de buscar soluções para o problema feitas pelo governo não se concretizaram.
Além da redução do ICMS do diesel, as transportadoras reivindicam a redução de outros impostos e exigências que incidem diretamente nos custos do transporte em Minas Gerais. O ICMS de 15%, um dos mais altos do Brasil, tem resultado em grandes prejuízos às transportadoras de combustíveis e de derivados de petróleo de Minas Gerais, como aumento dos custos do transporte e perdas de fretes, já que os postos existentes nas cidades mais afastadas da base de Betim, e mais próximas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, estão optando por adquirir o diesel nestes Estados, onde o imposto é de 12%.
O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo de Minas Gerais (Minaspetro), entidade que representa os postos de combustível de Minas Gerais ainda não foi encontrado para falar sobre o assunto.

Aguarde mais informações

Nenhum comentário: