quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mesmo contra lei, GM faz ronda em colégio particular de Rio das Pedras


A Guarda Civil Municipal de Rio das Pedras (SP) foi flagrada pela reportagem do G1 Piracicaba e Região, na manhã desta quarta-feira (18), enquanto fazia vigia policial em frente a uma escola particular na Avenida José Augusto da Fonseca, no bairro Bom Jesus. Durante 20 minutos, entre às 12h20 e 12h40, o carro permaneceu estacionado no Colégio Júlio Domingos. Questionada sobre o fato, a Prefeitura e a Guarda admitiram a ação, justificando-a pela falta de policiais militares.
A cobertura a patrimônio particular é irregular, segundo o presidente da Associação dos Guardas Civis de Piracicaba (AGCDP), Marcos Cesar de Jesus Ramos. A Constituição Federal proíbe que oficiais da GM façam vigias em estabelecimentos particulares. “A Guarda Municipal existe para fazer a manutenção e a proteção do patrimônio público do município. Caso a escola fosse municipal, a situação estaria regular, mas como é uma escola particular, a responsabilidade é da Polícia Militar”, disse Ramos.
Segundo a mãe de um aluno da escola, que não quis ser identificada, a vigilância vem sendo realizada no local desde a semana passada, quando houve pedido de mais policiamento na região. “Uma professora foi assaltada na semana passada, fora outras situações de insegurança que estavam acontecendo. Estava complicado”, disse. Havia apenas um guarda dentro da viatura, do outro lado da rua, durante o flagrante.
Um funcionário público disse também que, há cerca de duas semanas, a viatura da GM fica parada do outro lado da rua e até mesmo na frente da escola para proteger a entrada e a saída dos alunos. "Eu via sempre por volta do meio dia e meia. Um GM fica na frente da escola. É o mesmo que uma segurança privada", disse.
A coordenadora da escola particular em Rio das Pedras, Cristina Diniz Machado, informou por telefone que há 15 dias houve o furto de carro da mãe de um aluno e que sabe que a escola pediu auxílio policial. "Não sei se o ofício foi para a GM ou para a PM, pois quem solicitou foi a diretora da unidade que está viajando", afirmou na manhã desta quinta-feira (19).
Guarda Municipal
Quando foi questionado sobre o flagrante, o comandante da Guarda Civil Municipal de Rio das Pedras, José Rubens Santana Marques, negou que o guarda estivesse fazendo 'escolta', mas apenas uma ronda. “Fazemos a ronda em todas as escolas do município. Nosso efetivo é muito pequeno, assim como o da Polícia Militar. O que acontece é que acabamos unindo os homens de ambas as corporações para conseguir policiar todo o município”, contou o comandante.
Na mesma data e horário do Colégio Júlio Domingos, a reportagem do G1 Piracicaba e Região esteve em outras três escolas de Rio das Pedras - uma particular e duas públicas. No entanto, nenhuma viatura da Guarda Municipal ou da Polícia Militar foi vista no local.
O secretário de Administração de Rio das Pedras, Silas Buzetto, também admite que há falta de policiais em Rio das Pedras. “Possuímos apenas quatro viaturas para 35 policiais da GM, além de cinco motos. É muito pouco para cobrir toda a cidade”, disse o secretário.
Ainda segundo Buzetto, mais viaturas e motos serão adquiridas, porém não há prazo definido. “Já em relação à quantidade de guardas, faríamos um concurso este ano para a contratação de mais homens, porém, como é ano eleitoral, não conseguimos realizá-lo a tempo, já que seis meses antes da eleição ficamos impedidos por lei de fazer concursos”, explicou.
Procurada pela reportagem, a Polícia Militar disse que não poderia comentar as informações relativas ao efetivo da corporação por tratar-se de “dados estratégicos”.
Ilustração:  Google Images
Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br/brasil/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=18930.

Nenhum comentário: