sexta-feira, 6 de abril de 2012

'Senhor das Armas' da vida real, Viktor Bout é condenado a 25 anos

Traficante de armas russo inspirou filme protagonizado por Nicholas Cage.
Ele foi sentenciado por conspiração ao vender armamentos a guerrilhas.

Da AFP
O russo Viktor Bout, em foto de outubro de 2010
(Foto: Reuters)
Um juiz americano condenou nesta quinta-feira (5) a 25 anos de prisão o traficante de armas russo Viktor Bout, também conhecido como "o mercador da morte", por conspiração para a venda de armamento às guerrilhas antiamericanas na Colômbia.
Bout, de 45 anos, acusado de vender armas a ditadores e grupos rebeldes nos mais sangrentos conflitos em todo o mundo, inspirou o personagem protagonizado por Nicolas Cage em "O Senhor das Armas" (2005).
O russo Viktor Bout, em foto de outubro de 2010 (Foto: Reuters) Bout se declarou inocente durante o julgamento. Ele foi detido em Bangcoc, na Tailândia, em 2008 por uma operação da Agência Anti-Drogas dos Estados Unidos (DEA, na sigla em inglês) e extraditado aos EUA dois anos depois para enfrentar acusações.
A juíza federal de Nova York Shira Scheindlin rejeitou o pedido da promotoria de prisão perpétua e decretou que "25 anos são suficientes" para os crimes cometidos por Bout, considerado culpado no dia 2 de novembro passado.
Em sua últimas palavras antes de conhecer a pena, Viktor Bout, conhecido como o maior traficante de armas do mundo, afirmou ser inocente e que "jamais desejou matar alguém".
"Deus sabe a verdade. O tempo responderá por mim", disse Bout, vestido com uniforme de prisioneiro, sob os olhares da mulher e da filha, sentadas na segunda fila do tribunal.
Ilustração representa a sessão do julgamento desta quinta (5) em Nova York, com Viktor Bout de branco (Foto: AFP/Shirley Shepard)Ilustração representa a sessão do julgamento desta quinta (5) em Nova York, com Viktor Bout de branco (Foto: AFP/Shirley Shepard)

Nenhum comentário: