quinta-feira, 31 de maio de 2012

Oficiais de Justiça protestam contra a falta de segurança em Belo Horizonte



MÁBILA SOARES
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
FOTO: ÂNGELO PETINATTI/O TEMPO
Cerca de 200 pessoas, entre oficiais de Justiça, juizes, advogados e deputados fizeram uma grande manifestação, na tarde de quarta-feira (30), em frente ao prédio da Justiça Federal, na avenida Álvares Cabral, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul da capital. O grupo protestou contra à falta de segurança e de apoio das autoridades do Poder Judiciário aos oficiais de justiça, tendo em vista os riscos diários que a classe enfrenta no exercício da função.
Familiares e amigos de Daniel Norberto da Cunha, de 54 anos, encontrado morto dentro do próprio carro, nessa segunda-feira, em Contagem, na região metropolitana, também participaram do protesto. Vestindo camisas com a palavra "Basta", o grupo protestou e prestou uma homenagem ao colega. O ato foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciários Federal no Estado de Minas Gerais (SITRAE/MG).
Segundo Welington Gonçalves, oficial de justiça da Justiça Federal e presidente da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Minas Gerais (Assojaf/MG), eles trabalham diariamente com o sentimento de insegurança. "A própria natureza da nossa profissão já é um risco. A gente está exposto aos riscos e as autoridades não se sensibilizam em relação a isso. Não nos fornecem coletes, não temos porte de arma, não temos direito à aposentadoria especial”, afirma. 
A manifestação contou com a participação de oficiais da Justiça Federal, da Justiça do Trabalho e da Justiça Estadual, além de advogados, juizes e outros servidores do Poder Judiciário. O deputado Délio Malheiros também apoiou o protesto, assim como os deputados Rogério Correia e Durval Ângelo, que mandaram representantes. 
A manifestação ocorreu de forma pacífica e não comprometeu o trânsito na região.

Nenhum comentário: