SISTEMA BRT
13/06/2012 12h10
DA REDAÇÃO
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A capital mineira terá 200 ônibus articulados, de alta capacidade, o
Sistema de Transporte Rápido por Ônibus (BRT), informou a BHTrans.
Segundo o órgão de trânsito, os veículos vão circular nas avenidas Pedro
I e Antônio Carlos, na Avenida Cristiano Machado e Área Central, que
contarão com 41 estações de transferência para embarque e desembarque
dos usuários, sendo 25 estações ao longo das avenidas Antônio
Carlos/Pedro I e Vilarinho, 10 na Av. Cristiano Machado e seis nas
avenidas Paraná e Santos Dumont.
Nesta quarta-feira (13), três veículos passarão por análise técnica.
Com características similares ao metrô, mas economicamente mais viável,
os veículos do BRT são rápidos e possuem capacidade de transporte de
passageiros quase três vezes maior do que os ônibus convencionais.
O Sistema BRT possui estações de transferência ao longo do itinerário de forma a permitir a cobrança externa da tarifa e embarque em nível, agilizando os tempos de embarque/desembarque; sistemas de controle informatizados, permitindo o acompanhamento da operação em tempo real; sistemas de informação ao usuário em tempo real; e circulação em vias exclusivas, minimizando as interferências com o tráfego geral.
As vantagens do BRT são as seguintes: redução nos tempos de espera, de embarque e de viagem; mais conforto; confiabilidade e segurança; facilidade de acesso, embarque em nível e em estações, pagamento antecipado e menor custo de implantação por quilômetro — cerca de 10% do custo de implantação do metrô, conforme a experiência internacional.
O Sistema BRT possui estações de transferência ao longo do itinerário de forma a permitir a cobrança externa da tarifa e embarque em nível, agilizando os tempos de embarque/desembarque; sistemas de controle informatizados, permitindo o acompanhamento da operação em tempo real; sistemas de informação ao usuário em tempo real; e circulação em vias exclusivas, minimizando as interferências com o tráfego geral.
As vantagens do BRT são as seguintes: redução nos tempos de espera, de embarque e de viagem; mais conforto; confiabilidade e segurança; facilidade de acesso, embarque em nível e em estações, pagamento antecipado e menor custo de implantação por quilômetro — cerca de 10% do custo de implantação do metrô, conforme a experiência internacional.
Imagem: GOOGLE IMAGES
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