terça-feira, 26 de junho de 2012

Brasileiro condenado à morte na Indonésia aguarda pedido de clemência

Do Portal HD-Ilustração: Google Images



O embaixador do Brasil na Indonésia, Paulo Alberto da Silveira Soares, desmentiu a informação de que o carioca Marco Archer Cardoso Moreira, de 50 anos, vai ser fuzilado no começo de julho deste ano, como divulgado na imprensa da Indonésia. 
O brasileiro foi condenado à morte por tráfico de cocaína. Ele foi flagrado no aeroporto local, em 2004, entrando no país com 13 quilos de cocaína escondidos dentro de tubos de armação de uma asa-delta. Nesta semana, o embaixador irá se encontrar com os ministros indonésios para tratar sobre o caso.
"Eu me encontrei pessoalmente com o Procurador Geral ontem (segunda-feira) e ele me disse que não possui qualquer informação de que a execução esteja marcada e reforçou que qualquer notícia nesse sentido será passada primeiro pelos canais diplomáticos'", disse o embaixador.
Segundo Soares, pelas leis da Indonésia o brasileiro não poderia ser executado nos próximos dias, já que ele aguarda a resposta da segunda carta de clemência pedida ao presidente do país. "A resposta afirmativa ou negativa a esse pedido de clemência ainda não foi divulgada pelo governo da Indonésia. Por enquanto, não há decisão e sem isso não pode haver execução alguma", explicou embaixador à BBC.
Caso semelhante
 O paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte também foi condenado pelo mesmo crime na Indonésia. Ele foi detido no aeroporto local transportando cocaína em uma prancha de surfe. Segundo relatório da ONG International Harm Reduction Association, existem atualmente mais de 140 indonésios aguardando a execução por tráfico de drogas na Malásia.

Nenhum comentário: