Bruno Freitas - Estado de Minas
Mateus Parreiras
Publicação: 01/06/2012 06:00 Atualização: 01/06/2012 07:05
Testes
Enquanto a definição – agora programada para sair até julho – não vem, o grupo que representa duas empresas decidiu trazer à capital o primeiro ônibus do BRT, modelo próximo ao que será adotado. O coletivo será apresentado nas garagens nos próximos três meses e poderá ser testado nas ruas, com sacos de areia e galões de água simulando o peso dos passageiros. “Belo Horizonte tem uma das topografias mais acidentadas entre as capitais e o trânsito tem características bastante próprias. A Volvo sempre testou seus ônibus por aqui. Desta vez, decidimos trazer o BRT para mostrar aos operadores, na prática, como ele se comporta. Serão testes de tecnologia mecânica, de combustível, subida de rampa, consumo, ou seja, será mais um teste técnico”, explica o diretor Márcio Paschoalin, responsável pela avaliação do veículo.
Mateus Parreiras
Publicação: 01/06/2012 06:00 Atualização: 01/06/2012 07:05
Veículo articulado pode transportar até 165 pessoas |
A
principal aposta de Belo Horizonte para o desafio do transporte de
massa, especialmente para a Copa do Mundo de 2014, começa a mostrar a
cara. E não apenas nas obras espalhadas pela cidade, que antes de
representar a prometida solução para a mobilidade urbana vêm desafiando
a paciência dos motoristas. Enquanto a prefeitura luta contra o
calendário e enfrenta questionamentos nas licitações para o projeto, um
dos consórcios que operam o sistema regular BHBus trouxe o primeiro
veículo articulado para servir ao BRT (sigla em inglês para transporte
rápido por ônibus), dentro dos parâmetros exigidos pela BHTrans.
Flagrado pelo Estado de Minas, o veículo, quase 10 metros maior que
modelos mais simples de coletivos (veja especificações na arte), será
testado na cidade. A expectativa inicial é de ganhos, com a retirada de
802 ônibus de corredores como as avenidas Cristiano Machado, Antônio
Carlos e do hipercentro de BH. O lado preocupante da inovação é a
previsão de que sejam cortados postos de trabalho de 2.967 motoristas e
cobradores. A ameaça de desemprego já preocupa o sindicato da
categoria, que promete reagir na Justiça do Trabalho e até com greves.
Enquanto o enxugamento de cargos abre
controvérsia e as obras rendem polêmica na Justiça e desgaste para
motoristas, o novo modelo de coletivo que deverá se tornar comum na
capital é preparado para as ruas. Estacionado em uma concessionária de
Contagem, região metropolitana, o ônibus articulado de desenho
futurístico flagrado pelo EM tem mais de 20 metros de comprimento e
capacidade para até 165 passageiros. Cedido para testes pela Volvo, o
veículo participava de teste de motores adaptados à nova legislação, e
ainda será apresentado às empresas que operam o sistema BHBus e
metropolitano.
O modelo Marcopolo Viale BRT, chassi Volvo
B-340 M, foi configurado pelo grupo Treviso – que controla as viações
Torres e Santa Edwiges – atendendo sugestões dos operadores de Belo
Horizonte e especificações dos atuais ônibus que circulam na capital e
região metropolitana. “Como a BHTrans ainda não estabeleceu o padrão
definitivo, fizemos um BRT com cerca de 20 metros, média de comprimento
desse tipo de veículo, e configuração interna semelhante à dos
coletivos usados atualmente”, afirma Márcio Paschoalin,
diretor-executivo do grupo Treviso.
A previsão inicial era de
que a escolha dos modelos e a quantidade de veículos do BRT de Belo
Horizonte tivessem sido definidas até fevereiro do ano passado. Em
dezembro de 2010, dois ônibus articulados chegaram a ser apresentados
na sede da BHTrans. Mas o tempo passou e a empresa que regula o
transporte coletivo ainda não bateu o martelo sobre a configuração
definitiva dos veículos do sistema, apontado como grande solução para o
caótico trânsito de BH.
Testes
Enquanto a definição – agora programada para sair até julho – não vem, o grupo que representa duas empresas decidiu trazer à capital o primeiro ônibus do BRT, modelo próximo ao que será adotado. O coletivo será apresentado nas garagens nos próximos três meses e poderá ser testado nas ruas, com sacos de areia e galões de água simulando o peso dos passageiros. “Belo Horizonte tem uma das topografias mais acidentadas entre as capitais e o trânsito tem características bastante próprias. A Volvo sempre testou seus ônibus por aqui. Desta vez, decidimos trazer o BRT para mostrar aos operadores, na prática, como ele se comporta. Serão testes de tecnologia mecânica, de combustível, subida de rampa, consumo, ou seja, será mais um teste técnico”, explica o diretor Márcio Paschoalin, responsável pela avaliação do veículo.
O padrão
interno e externo da carroceria será escolhido até julho, quando
portaria vai definir as normas, garante o diretor de Planejamento da
BHTrans, Célio Freitas, confirmando que detalhes do veículo da Volvo
podem ser aproveitados. Entre eles estão os bancos de encosto alto e os
visores laterais com itinerários, instalados no salão de passageiros.
"As
definições técnicas sobre os chassis já estão prontas e, entre outros
termos, exigem suspensão a ar, para estabilizar os ônibus nas
plataformas, e, nos veículos articulados, volante retrátil, transmissão
automática, além de motor traseiro ou central. Mas a carroceria ainda
depende da apresentação de produtos que estão surgindo no mercado",
aponta Freitas. Outros detalhes que vêm sendo estudados para integrar os
veículos são um bicicletário na parte traseira dos ônibus e monitores
de vídeo de 14 e 16 polegadas, que exibirão informações aos usuários.
Com passageirosDe
acordo com o diretor da BHTrans, os consórcios operadores só começarão
a fazer os pedidos de compra para os ônibus do BRT em setembro. "Temos
até lá para testar, verificar a funcionalidade e definir os padrões",
diz. A intenção da empresa municipal de transporte e trânsito é iniciar
a avaliação com passageiros nas linhas que partem da Estação São
Gabriel e Venda Nova, rumo ao Centro da capital. Entretanto, ainda não
há data definida para o início da operação.
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