terça-feira, 26 de junho de 2012

Casa no topo de um prédio impressiona os curiosos nos EUA Projeto é na verdade instalação de um artista coreano

Inusitado » 

Joana Gontijo - Lugar Certo
Publicação: 26/06/2012 15:00 Atualização: 26/06/2012 15:41
 (Reprodução Daily Mail/Mail Online)

Resultado de sete anos de empenho, o mais recente trabalho do artista coreano Do Ho Suh é, no mínimo, curioso, e já está aberto para os visitantes. Batizado de Fallen Star, ele é uma pequena casa instalada no topo de um prédio de sete andares, no campus da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos EUA. Como o nome sugere, a sensação é de que a casa caiu do céu e foi parar no alto do edifício, como uma estrela cadente.

Segundo o autor do projeto, a estrutura simboliza como a universidade se torna o novo lar de quem vem de longe para estudar, como foi o caso do próprio Do Ho Suh, que chegou em terras americanas em 1991 para cursar uma escola de design.
A casa pesa 32 toneladas e boa parte dela não tem apoio algum, inclinada em 10º. Mas a construção é capaz de suportar ventos de 160 km/h e respeita as regras de segurança contra terremotos do estado da Califórnia, de acordo com a galeria da qual o artista faz parte, a Lehmann Maupin.
A casa está decorada por dentro, com detalhes como fotos de família, e conta com um jardim na frente, onde há uma árvore de ameixa, uma videira de glicínia, tomates e muito mais. Luzes piscando sobre a construção à noite e uma simulação de fumaça que às vezes sai da chaminé, além da paisagem privilegiada, completam o visual.
Quem visitou a casa diz que ela é impressionante, mas não muito indicada para quem tem problemas com vertigem, já que a impressão no interior é de que se está caindo. Para chegar até onde está, ela foi içada por um guindaste a mais de 100 metros de altura.

Nenhum comentário: