sexta-feira, 15 de junho de 2012

Conheça os dez melhores projetos de habitação dos EUA

Instituto Americano de Arquitetos entrega prêmio para as casas mais significativas do país
Joana Gontijo - Lugar Certo
Publicação: 15/06/2012 11:53 Atualização: 15/06/2012 13:48
 (AIA/Divulgação)

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA, na sigla em inglês) acaba de entregar o Housing Design Awards deste ano, prêmio destinado aos dez melhores projetos de habitação dos Estados Unidos. A premiação chega a 12ª edição reconhecendo o melhor no design de casas, mostrando a importância de uma boa moradia como um item necessário para a qualidade de vida, que também reflita um refúgio para o espírito humano e um valioso patrimônio. As construções mais significativas do país foram selecionadas em quatro categorias mostrando força em criatividade e sustentabilidade.

As dez casas escolhidas foram: o Nakahouse, localizada nas colinas de Hollywood; Relíquia Rock, um casa luxo em Scottsdale, Arizona; O Pierre, uma estranha casa de pedra inspirada nas Ilhas San Juan, fora do estado de Washington; A aldeia de entretenimento, um condomínio futurista em um complexo em Scottsdale, Arizona; Casa de Hampden Lane, em Bethesda, Maryland; A casa de trabalho ao vivo, em Syracuse, Nova York; a luxuosa residência de Carmel em Carmel-by-Sea, Califórnia; um novo centro de uma comunidade jesuíta em Fairfield, Connecticut; casas de baixo custo em San Francisco e as novas residências universitárias em Houston, Texas.
A residência de Carmel, na Califórnia, é de autoria do escritório Dirk Denison. A construção é de propriedade de um casal que procurava um espaço que valorizasse a beleza da paisagem natural do entorno e o Oceano Pacífico. Todos os quartos fluem de um pátio central, além da cozinha e do escritório. Os ambientes são divididos por telas de mogno maciço e aço, que se movem para permitir que o ar e a luz circulem por toda a casa.
A casa de Hampden Lane, em Bethesda, Maryland, é assinada pelo arquiteto Robert M. Gurney, e tem a forma de um cubo simples onde todos os espaços são utilizados. Ela se destaca entre os vizinhos pelo seu estilo peculiar e é um projeto
 (AIA/Divulgação)
ecologicamente correto. Com projeto dos arquitetos da XTEN, a Nakahouse, em Los Angeles, é uma releitura abstrata de uma casa de encosta típica da década de 1960, com espaços ao ar livre e fluidez nos ambientes. Os terraços em balanço e o austero interior monocromático (que mistura aço, gesso em concreto em composições em preto e branco ) conferem à estrutura uma aparência futurista que se une ao glamour da localização sob o letreiro de Hollywood.
Já a residência O Pierre, nas Ilhas San Juan, Washington, foi criada pela empresa Olson Kundig. O proprietário demonstrou o desejo de usar pedra em toda a casa, o que até originou o nome (“pierre” significa “pedra” em francês). O projeto foi concebido como um abrigo e quase é camuflado pela natureza que o circunda. Na área interna, luxo em móveis e tecidos. Lareira, banheiro e um quarto inteiro são totalmente esculpidos na rocha.
O Relíquia Rock, outra propriedade em Scottsdale, Arizona, foi desenhado pelo DCHGlobal Inc. Ela é quase totalmente sustentável, com 99 % da estrutura feita em aço reciclado, e paisagem aos redor praticamente intocada. O escritório Cook + Fox Architects é responsável pelo projeto da Casa de trabalho ao vivo, em Syracuse, Nova York. A casa foi criada como um loft pequeno e moderno e, como a região passa constantemente por invernos longos e escuros, ela conta com clarabóias e estrutura perfurada que permitem melhor a entrada da luz.
Os apartamentos Drs. Julian e Raye Richardson, em San Francisco, totalizam 120 unidades voltadas para moradores de baixa renda que antes estavam desabrigados, muitos deficientes físicos e mentais. O estilo eclético confere à estrutura uma identidade própria que se integra ao bairro. O projeto é do escritório David Baker + Partners. Inspirada nas montanhas circundantes e nas comunidades americanas nativas do deserto, a aldeia de entretenimento Optima, em Scottsdale, Arizona,
 (AIA/Divulgação)
concebida pelo David Hovey & Associates, é composta por 700 condomínios separados, ligados por pontes e projetados para oferecer conforto no o clima severo. A atmosfera serena sobressai-se entre pátios e terraços ajardinados de rico verde.
As faculdades McMurtry e Duncan, uma parceria entre as empresas Hanbury Evans Wright Vlattas e Hopkins, são formadas por dois edifícios que são lar de 650 estudantes e professores, entremeados por praças e caminhos arborizados de desenho inovador, em contraste com os edifícios mais tradicionais do campus. Também é notável o centro da comunidade jesuíta em Fairfield, Connecticut, criado pelo escritório Gray Organschi. Englobando escritórios administrativos, uma capela, sala de jantar da comunidade, grande sala e biblioteca, a estrutura se propõe a ser um local que reflita o objetivo dos adeptos a esta religião de atuar como “bons administradores da terra”.
O Instituto Americano de Arquitetos foi fundado há 150 anos e tem mais de 79 mil membros.

Nenhum comentário: