sexta-feira, 15 de junho de 2012

Contran divulga normas para uso de placas durante a Copa do Mundo

15/06/2012 07h49 - Atualizado em 15/06/2012 08h10

Resolução autoriza sinalização temporária para jogos de 2014.
Placas deverão ter tradução em inglês para orientar público estrangeiro.

Do G1, em São Paulo
Modelo de placa que deverá ser usado durante a Copa,
conforme norma do Contran (Foto: reprodução)
copa (Foto: DO/reprodução) Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no
"Diário Oficial da União" desta sexta-feira (15) autoriza a utilização temporária de sinalização diferenciada para a Copa do Mundo, que será realizada no Brasil em 2014, e para a Copa das Confederações, que também ocorre no país em 2013.
Segundo o texto, considerando que os eventos venham a atrair grande número de turistas estrangeiros para as cidades sede e os municípios vizinhos, poderão ser afixadas placas específicas para orientar o público para determinados locais, como aeroportos, estádios em que sejam realizados os jogos ou acesso a estacionamentos e locais de eventos.
copa (Foto: Reprodução) A sinalização específica para a Copa deverá ser implantada e permanecer nas vias públicas entre 12 de maio e 31 de julho de 2014 e não poderá conflitar com o restante da sinalização existente.

Já as placas relativas à Copa das Confederações deverão ficar disponível entre 15 de maio e 15 de julho de 2013.
Modelo de placa de sinalização para a Copa do Mundo
de 2014 (Foto: Reprodução)
As placas devem obedecer normas já existentes do Contran, ter legendas, setas ou tarjas inscritas em preto sobre o fundo branco.
Todo o texto deverá ter sua tradução em inglês, cujo texto deverá estar em itálico.
Nas placas de orientação com a legenda “Fifa Fan Fest” não haverá tradução. Todas as demais deverão conter a identidade visual da “Copa do Mundo Fifa Brasil 2014”, conforme o modelo divulgado pelo Contran.
A resolução nº 407, de 12 de junho de 2012, é assinada por representantes dos ministérios da Justiça, Defesa, Transportes, Saúde, Meio Ambiente, Cidades e da Ciência, Tecnologia e Inovação. A norma entra em vigor nesta sexta, data da publicação.

Nenhum comentário: