quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dilma responde a críticas de tucanos, mas poupa Anastasia

Discurso
Petista afirma que governador de Minas é um "parceiro estratégico"
Publicado no Jornal OTEMPO em 13/06/2012

LARISSA ARANTES - O Tempo
FOTO: ANGELO PETTINATI
Afagos. A presidente Dilma Rousseff e o governador Antonio Anastasia trocaram afagos e almoçaram juntos, ontem, em Belo Horizonte
A presidente Dilma Rousseff aproveitou a visita a Belo Horizonte - sua cidade natal -, ontem, para alfinetar tucanos e rebater críticas sobre o modelo de desenvolvimento econômico adotado pelo governo federal, porém, não poupou elogios ao governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB).
"Um monte de gente resolveu me dar conselhos, mas são pessoas que não são responsáveis por nenhum investimento antes de 2003. Não são porque este país não investia (antes de 2003)", enfatizou Dilma, em referência ao início do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Dilma exaltou ainda a capacidade que o país possui agora de enfrentar crises "com os próprios recursos". Segunda ela, essa condição foi possibilitada com a ampliação do mercado interno brasileiro, que era "extremamente restrito". "A partir do governo do presidente Lula, nós conseguimos ampliar o mercado interno e praticamente transformamos em consumidores, em produtores e trabalhadores 40 milhões de brasileiros, que foram elevados à condição de potencializar o nosso mercado", afirmou durante a cerimônia.
Inversão. Se o tom do discurso de Dilma foi de revanchismo em relação ao PSDB, o governador Antonio Anastasia, no entanto, ganhou afagos da presidente.
"Ele (Anastasia) é de um partido e eu sou de outro, mas temos o mesmo posicionamento republicano. Tenho em Anastasia um parceiro. Respeito e tenho certeza, (Anastasia) é um grande político brasileiro com noção de país. Tenho certeza de que é um dos parceiros estratégicos para o Brasil ter pernas próprias para enfrentar a crise", elogiou.
O governador, apesar de ter discursado antes da presidente, também enalteceu as realizações do governo federal e a parceria da União com o Estado. "Gostaria muito de agradecer, em nome dos 20 milhões de mineiros, esse apoio que tem sido realizado ao governo de Minas, não só nessa obra. E eu tenho feito isso publicamente, amiúde, como também nos diversos projetos das diversas políticas públicas quer na área da educação, da saúde, onde as parcerias estão acontecendo", disse.
A presidente esteve na capital mineira para anunciar a liberação de recursos destinados a obras de infraestrutura - Anel Rodoviário e Rodoanel. Ela também visitou a linha férrea que corta a região metropolitana de Belo Horizonte e anunciou novos leitos para o hospital Sofia Feldman, localizado na região Norte da capital.

Nenhum comentário: