Erdogan diz que derrubada de avião turco pela Síria foi 'intolerável'Ancara, 26 jun (EFE).- O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta terça-feira que a derrubada de um caça turco pelas forças de defesa sírias é intolerável, e ameaçou tratar qualquer objeto militar do país vizinho em suas fronteiras como uma 'ameaça'.
'Qualquer elemento militar que se aproxime das fronteiras turcas vindo da Síria será considerado uma ameaça e um alvo militar. Advertimos à Síria que não cometa nenhum erro', afirmou Erdogan em discurso diante do Parlamento.
O primeiro-ministro argumentou ainda que o avião turco derrubado efetuava um voo para testar os radares turcos, não levava armamento e estava no espaço aéreo internacional.
Segundo Erdogan, mesmo uma momentânea invasão do espaço aéreo sírio, já admitida pela Turquia, não daria direito à Síria derrubar a aeronave.
O chefe do Governo turco informou que 'desde 1º de janeiro até hoje, o espaço aéreo turco foi invadido 114 vezes por diferentes aviões; e por cinco vezes foi invadido por helicópteros sírios'.
Erdogan ressaltou a importância para Ancara da zona do Mediterrâneo Oriental, próxima ao Chipre, e reiterou o direito da Turquia de realizar voos nesta zona.
O primeiro-ministro contou ainda que as defesas laterais antiaéreas sírias ameaçaram o avião de resgate que chegou na zona do acidente após a queda do caça.
Erdogan disse que 'a amizade da Turquia é muito valiosa' para os demais países da região e que Ancara não reagirá de forma precipitada, mas tomará todas as medidas que tiver direito.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados