sexta-feira, 1 de junho de 2012

Foto emblemática da Guerra do Vietnã completa 40 anos na próxima semana

GANHADORA DO PULITZER
Principal personagem da fotografia disse que foi usada pelo governo em política contra o Ocidente e quis se livrar da imagem daquela menina
01/06/2012 15h31

DA REDAÇÃO
www.twitter.com/OTEMPOonline
FOTO: NICK UT/ASSOCIATED PRESS
Menina se tornou símbolo da Guerra do Vietnã
A fotografia mais famosa da Guerra do Vietnã completará 40 anos. Tirada em 8 de junho de 1972, a imagem mostra crianças correndo para fugir das explosões na vila de Trang Bang, na província de Tay Ninh.
Ao centro, a menina Kim Phuc, 9, estava completamente nua e chorando. Em volta dela, o irmão, que perdeu um olho, e dois primos. Ao fundo, soldados da 25ª Divisão das Forças Vietnamitas do Sul. Huynh “Nick” Ut, da Associated Press, foi o responsável pela emblemática foto ganhadora de um prêmio Pulitzer.
Com 49 anos, Kim disse que a fotografia a perseguiu por toda a vida, apesar de ela querer escapar da imagem daquela menina. Após a conquista dos comunistas nortista sobre o sul do país, ela foi obrigada pelo governo a deixar a faculdade e se tornar “garota propaganda” para as críticas contra o Ocidente.
Kim Phuc superou o trauma e hoje é embaixadora da boa vontade da Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, ela mora no Canadá.
Foto que mostra as crianças fugindo das explosões ganhou um prêmio Pulitzer (Nick Ut/Associated Press)
 
Nesta foto de 1997, Kim aparece com o filho e o marido [ao fundo] em sua residência em Toronto, no Canadá (Nick Ut/Associated Press)

Nenhum comentário: