quinta-feira, 14 de junho de 2012

Polícia Militar de Minas participa de seminário em preparação para a Copa de 2014

| 14/06/2012 
Polícia Militar de Minas Gerais deu início ao seminário Policiamento Turístico em preparação para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, nesta quarta-feira (13), na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O secretário de Estado Extraordinário da Copa (Secopa), Sergio Barroso, e o comandante geral da PMMG, coronel Márcio Martins Sant´Ana, participaram da abertura do encontro para uma plateia formada por cerca de 300 policiais da capital, Região Metropolitana e interior do Estado. O encontro visa preparar as forças de segurança de Minas para o evento esportivo.
Um dos destaques da programação desta quarta-feira (13) foi a palestra do gerente geral de segurança do Comitê Organizador Local (COL), Hilário Medeiros, profissional com vasta experiência em segurança pública e privada. Os participantes da Polícia Militar tiveram conhecimento do trabalho a ser desempenhando em conjunto com o COL antes e durante o evento.
O cabo Arilton, da diretoria de finanças da PMMG, destacou o conteúdo da agenda. “Estou adorando o seminário porque eu não tinha ideia de como seria um projeto de segurança para a Copa. O Hilário Medeiros expôs de forma clara como funciona com as seleções de futebol, como elas chegam ao estádio ou aos hotéis. É fundamental, para nós que atuamos na ponta do processo, agirmos sempre com tranquilidade para manter a ordem e segurança da população”, disse o militar.
Medeiros fez menção a incidentes ocorridos em Mundiais e alertou sobre a presença de gangues especializadas em provocar distúrbios durante os jogos. “Vocês podem estar seguros que grupos de vândalos virão para a cidade, sem ingressos, sem reserva de hotel, apenas para incomodar as seleções na porta dos hotéis e provocar tumulto. É preciso se preparar para a chegada deles”, sugeriu.
O coronel Sant´Ana destacou a importância de eventos preparatórios para a Copa destinados à Polícia Militar, reiterando a experiência da corporação em eventos de grande concentração de pessoas. “Nossos batalhões têm experiência significativa e expertise suficiente para atuar com muita responsabilidade, realizando um trabalho com maestria no nível que Minas Gerais já vem demonstrado ao país ao longo da história”, assegurou. O comandante geral da PMMG lembrou que a corporação terá um papel fundamental na segurança dos acessos ao estádio, no perímetro urbano da capital e cidades turísticas, além das Fan Fests. “O trabalho da inteligência será focado no perfil dos torcedores que visitarão nosso estado”, disse.
Governo de Minas prepara um estudo, elaborado pelos especialistas em inteligência das principais forças de segurança do Estado, com análise de riscos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, previsto para ser finalizado em setembro deste ano. O documento vai detalhar ações preventivas e situações hipotéticas de risco com soluções correspondentes em segurança, como ataques terroristas, sequestros, sabotagens, entre outros. Polícia Militar, Polícia CivilCorpo de Bombeiros e funcionários do sistema prisional do Estado vão trabalhar de forma integrada em futura sede comum, a Sala de Situação e Controle de Crise para a Copa. O novo espaço tem previsão de abertura no segundo semestre deste ano.
Para o secretário Sergio Barroso, a Copa do Mundo será uma oportunidade de exibir ao mundo a competência de Minas Gerais na realização do grande evento esportivo. “Serão bilhões de telespectadores focados no que vai acontecer em nosso Estado. A Polícia Militar, juntamente com as outras forças de segurança do estado, estará preparada para esse grande desafio que envolve dezenas de nacionalidades e perfis de comportamento”, conclui.
A programação desta quinta-feira (14), último dia do seminário, inclui palestras de representantes da Secretaria de Estado de Turismo e Secopa, além de convidados da prefeitura.
Agência Minas

Nenhum comentário: