quinta-feira, 21 de junho de 2012

Quadrilha de desvio de verbas públicas em 36 municípios mineiros é alvo da PF

Amanda Paixão - Do Portal HD


Uma quadrilha responsável pelo desvio de verbas públicas em 36 municípios do Norte de Minas Gerais é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais, nesta quinta-feira (21).
Segundo a ação, batizada de "Máscaras da Sanidade", deverão ser cumpridos 55 mandados de busca e apreensão, sendo 16 pessoas físicas e 39 pessoas jurídicas, incluindo 36 prefeituras municipais, 49 mandados de sequestro de valores, bens móveis e imóveis e 16 mandados de prisão temporária.
As apurações apontaram que as empresas envolvidas, por meio de licitações fraudadas, venceram concursos públicos em 36 municípios da região Norte com desvio na execução do objeto e na emissão de notas fiscais sem a correspondente prestação dos serviços, uma vez que as obras eram executadas com recursos próprios dos municípios.
Ainda segundo a PF,  pessoas físicas e servidores públicos são investigados pela suposta prática de crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica, lavagem de capitais, dentre outros crimes, já que fraudavam processos licitatórios, direcionando as contratações de obras públicas às empresas integrantes da organização criminosa.
Durante a operação, os agentes estiveram na casa do empresário Evandro Leite Garcia, em Montes Claros, onde também fica a sede da Construtora Norte Vale, da qual ele é dono. O empresário é suspeito de comandar um esquema de desvio de verbas federal e estadual destinadas à construção de obras diversas, entre elas postos de saúde, escolas e banheiros. Na casa de Evandro, os policiais fizeram buscas de documentos e provas. Ele foi conduzido para a sede da Polícia Federal.
Também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em empresas pertencentes à organização criminosa, além das sedes das prefeituras de Bocaiúva, Bonito de Minas, Brasília de Minas, Campo Azul, Capelinha, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Francisco Sá, Glaucilândia, Guaraciama, Indaiabira, Itamarandiba, Januária, Joaquim Felício, Josenópolis, Manga, Mato Verde, Olhos D’água, Padre Carvalho, Pai Pedro, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Pirapora, Porteirinha, Salinas, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro, São Francisco, São João da Ponte, São João das Missões, Taiobeiras, Ubaí e Varzelândia.
Os presos serão encaminhados ao presídio regional de Montes Claros. Se condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes ultrapassam 30 anos.
Ilustração: google Images

Nenhum comentário: