quinta-feira, 12 de julho de 2012

Estados Unidos se preparam para um boom da cachaça brasileira

Publicado no Jornal OTEMPO em 12/07/2012
FOTO: CÉSAR TROPIA - 28.1.2005
Caipirinha é a mais tradicional
SÃO PAULO. Após aprenderem a pronunciar a palavra cachaça e se encantarem com a caipirinha, os Estados Unidos estão prontos para mais um trago. Pelo menos é o que decretou uma reportagem do "New York Times" sobre a bebida brasileira.

O jornal afirma que, após uma longa campanha dos produtores brasileiros, o governo norte-americano iniciou o processo de reconhecimento do destilado de cana-de-açúcar, que antes era vendido por lá como "rum brasileiro".
"Sempre houve piadas de que o rum deveria se chamar ‘cachaça caribenha’ e não o contrário", afirmou à publicação Steve Luttmann, fundador da marca Leblon.
"Acho que haverá um grande boom da cachaça", afirmou Martin Cate, dono de um bar em São Francisco, lembrando que o Brasil está na moda, com a realização da Copa do Mundo de 2014 e a
Olimpíada de 2016 por aqui.
Entre as dificuldades citadas para a inserção da cachaça na cultura etílica norte-americana está o fato de ela ainda ser associada exclusivamente à caipirinha. "Ainda é sazonal", afirmou Luttmann. "Assim como a margarita e o mojito, as vendas aumentam no verão".
Segundo o jornal, isso vem sendo combatido por bares do país, que vêm inventando novas receitas,
e pelos produtores, que estão fazendo chegar por lá cachaças envelhecidas e de melhor qualidade.
Patrimônio. No último dia 9, a cachaça se transformou em Patrimônio Histórico Cultural do Estado do Rio de Janeiro, por lei estadual.

Nenhum comentário: