sexta-feira, 6 de julho de 2012

Garoto bebe leite de cadela para enfrentar a fome na Índia

Estado de Minas
Publicação: 06/07/2012 15:56 Atualização: 06/07/2012 18:01

 (Reprodução Internet / www.thesun.co.uk)
A imagem do pequeno Chotu Kumar bebendo leite em uma cadela de rua é um retrato da pobreza na Índia. A família do garoto contou ao jornal britânico "The Sun", que a fome é uma constante em suas vidas e que a situação se tornou ainda pior depois da morte do pai de Chotu, há quatro anos.
"A cachorra não me morde. Eu gosto dela e ela gosta de mim, ela me trata como um de seus filhotes. Eu adoro brincar com os cães, eles são meus amigos", contou Chotu ao tablóide.

Chotu Kumar diz que os cachorros são seus únicos amigos
Chotu Kumar diz que os cachorros são seus únicos amigos (Reprodução Internet / www.thesun.co.uk)Shanichari Devi, mãe do menino, conta que ficou chocada quando viu o filho bebendo leite da cachorra e que o proibiu de brincar com os animais. "Mas sempre que ele tinha fome ia atrás dela. Acabei deixando porque sei o quanto de fome ele passa", relatou.
Os vizinhos da família reprovam o comportamento de Chotu e reclamam que se outras crianças passarem a fazer o mesmo pode haver um surto de raiva entre os moradores, já que os cães não são vacinados e a doença é contagiosa.
A cadela costuma a ir até a casa de Chotu e latir até que ele saia pra brincar e mamar. "Muitas pessoas na vila não gostam da minha amizade com os cães, mas eu sou feliz. Ela sempre gosta de me ver ver e deixa eu tomar algum leite. Eu costumo beber três vezes por dia e tem um gosto doce como açúcar", explica o garoto.
Chotu mora com a mãe, a avó e dois irmãos em uma casa de barro em Jharkhand, no leste do país. De acordo com a UNICEF, a região tem 90% das crianças com quadro de desnutrição e onde a fome mata por ano 25 mil crianças. A Índia faz parte do chamado BRICS, grupo de países tidos como emergentes do qual também faz parte o Brasil, junto com Rússia, China e África do Sul. Com mais de um bilhão de habitantes o país possuí o pior indicie de desenvolvimento humano no grupo. O PIB per capita na Índia é de menos de um décimo do índice brasileiro.

Nenhum comentário: