quarta-feira, 25 de julho de 2012

Inédito: Toda Groenlândia está derretendo neste verão

http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/2012/07/25/inedito-toda-groenlandia-esta-derretendo-neste-verao/


Observações de satélite revelam que praticamente toda a superfície da Groenlândia está derretendo neste verão do Hemisfério Norte. É um acontecimento inédito desde que as medições começaram há três décadas. As imagens acima, obtidas nos dias 8 e 12 de julho, mostram onde há derretimento da superfície da ilha. Os trechos em vermelho indicam derretimento. Os trechos em vermelho claro são de derretimento provável. A Nasa, agência espacial americana, responsável pelo acompanhamento, estima que 97% da superfície da Groenlândia passou por algum derretimento. Isso inclui os trechos mais altos e mais centrais da ilha, que vinham resistindo bravamente ao aquecimento global até então.
Diferentemente do gelo Ártico, que está flutuando no oceano, as placas brancas da Groenlândia são terra firme. Por isso, cada gota que escorre do meio da ilha vai aumentar o nível dos mares no mundo todo. Alguns dos grandes icebergs que se desprendem da ilha também.
O aquecimento na região já vinha sendo acompanhado. Esse tipo de derretimento acentuado não ocorre desde 1889, segundo Kaitlin Keegan, da Universidade Dartmouth, nos EUA. “Análises do gelo antigo da região indicam que esse tipo de evento acontece uma vez a cada 150 anos”, diz Lora Koening, da Nasa. “Mas se continuarmos a observar esse tipo de fenômeno nos próximos anos, será bem preocupante.”
(Alexandre Mansur)

Nenhum comentário: