sexta-feira, 20 de julho de 2012

Navio que levava armas russas à Síria retorna para Baltiysk


Um navio mercante russo que transportava um lote de helicópteros de ataque Mil Mi-24 e sistema de defesa antiaéreas para a Síria, foi descarregado no porto russo de Baltiysk, em Kaliningrado, afirmou uma fonte de segurança russa.
“O navio foi descarregado”, disse a fonte. “Esses helicópteros estão agora na costa. A decisão para a Rosoboronexport sobre o que fazer com eles deve sair em breve”, disse a fonte.
Os helicópteros sírios Mi-24 foram modernizados na 150ª planta de reparos no enclave russo de Kaliningrado e estão no centro de uma polêmica diplomática entre Rússia e o ocidente.
A secretária de estado dos EUA, Hillary Clinton, acusou a Rússia de fornecer helicópteros de ataque à Damasco, helicópteros esses, segundo ela, poderia ser usados contra aqueles que são contrários ao atual regime (entenda rebeldes). A Rússia, no entanto, disse que estava apenas cumprindo um contrato de atualização assinado há muito tempo.
Segundo a FEMCO, empresa proprietária do navio Alaed, disse que a documentação que acompanha a carga não faz uma ligação com a Síria.
O Alaed zarpou em junho do porto de Baltiysk rumo à Síria. O navio levava alegadamente 3 helicópteros de ataque Mi-25 e alguns sistemas antiaéreos. No mês passado, o Alaed teve que voltar à Rússia depois que seu seguro foi cancelado por uma empresa britânica a pedido do governo do Reino Unido.
Fonte: http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2012/07/navio-que-leva-armas-russas-siria.html

Nenhum comentário: