terça-feira, 3 de julho de 2012

Operação recupera munição do Exército furtada em Pirassununga

03/07/2012 11h35 - Atualizado em 03/07/2012 11h39

Ação da PM, Polícia Civil e GM encontrou material em Porto Ferreira, SP
Segundo general Ribeiro Paiva, um militar do quartel está envolvido no furto.

Do G1 São Carlos e Região
 O comando do Exército anunciou, na manhã desta terça-feira (3), ter recuperado a munição furtada de um depósito do Regimento de Cavalaria Motorizada de Pirassununga (SP). Durante a madrugada de domingo, dois depósitos de munições foram invadidos. O comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L) de Campinas, o general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, afirmou que “99% do material bélico foi recuperado” em uma mata do Jardim Águas Claras, em Porto Ferreira (SP).
Segundo o general, os criminosos haviam levado aproximadamente três mil cartuchos de fuzil e pistola, além de duas munições para canhão 90. “Houve uma pronta resposta das forças de segurança e com amplo apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal, sem os quais não seria possível recuperar a munição na noite desta segunda-feira (2)”, afirmou.
Ribeiro Paiva anunciou ainda que um militar do regimento de Pirassununga confessou que orientou os criminosos dentro do quartel, no furto das munições. O suspeito está preso na base militar e teve a prisão preventiva pedida. A identidade dele será mantida em sigilo para proteger a família e não atrapalhar nas investigações de acordo com o general.
Os dois depósitos ficam na região central da cidade. Em um deles, são armazenados explosivos, mas nada foi levado. O muro alto e o forte esquema de segurança não impediram a invasão do local.
Ainda não se sabe se o militar envolvido entrou na base no momento do furto. Os quatro militares, que estavam de guarda na noite da ação, foram punidos pela falha na segurança, e ainda serão investigados para saber se foi crime militar ou transgressão disciplinar. Eles podem ser expulsos do Exército.
Foram abertos dois inquéritos, o civil conduzido pela Polícia Civil e o militar do Exército.
Comando do Exército admite que houve falha na segurança do local (Foto: Reprodução/EPTV)Comando do Exército admite que houve falha na segurança do local (Foto: Reprodução/EPTV)

Nenhum comentário: