terça-feira, 24 de julho de 2012

PE: água é desviada e usada até para irrigar plantações de maconha


http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/07/pe-agua-e-desviada-e-usada-ate-para-irrigar-plantacoes-de-maconha.html

As ligações clandestinas são responsáveis pelo desvio de mais de seis bilhões de litros d'água por dia, o suficiente para abastecer uma cidade com 40 mil moradores.

A seca está castigando o Nordeste do Brasil. E o pior: a água que deveria matar a sede da população está sendo desviada em ligações clandestinas que servem até para irrigar plantações de maconha.
Na Caatinga seca, água limpa e tratada enche açudes e molha plantações. No sítio, o rebanho de carneiros e bodes passa bem. O pasto está verdinho, e não teria nada de errado se a água não estivesse sendo furtada.
A água vem por meio de ligações clandestinas, feitas nos tubos das adutoras que abastecem 18 cidades do interior de Pernambuco, com água do rio São Francisco.
Quem furta água foge quando os técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento chegam com a polícia. O dono deste sítio, no município de Ouricuri, estava criando peixes, sem gastar um centavo com a água.
"Nós estamos buscando exatamente essas pessoas, por que elas estão tirando a água dos centros urbanos para o proveito da própria pessoa, inclusive com ganhos financeiros", Fernando Lobo, engenheiro da Companhia de Saneamento.
As ligações clandestinas são responsáveis pelo desvio de mais de seis bilhões de litros d'água por dia, o suficiente para abastecer uma cidade com 40 mil moradores. O furto também diminui a pressão nos tubos das adutoras, principalmente nos longos trechos por onde a água segue por gravidade, sem o impulso das bombas.
Mas não é fácil combater o desvio. É preciso sobrevoar a região e localizar áreas suspeitas. Depois, por terra, os agentes usam um aparelho especial para escutar a água passando em canos enterrados. O equipamento revela o lugar exato da ligação clandestina, que é destruída na hora.
E o mais surpreendente, as equipes já descobriram que até plantações de maconha, camufladas na Caatinga, são irrigadas com a água que deveria ser destinada, exclusivamente, a matar a sede da população.

Nenhum comentário: