quarta-feira, 25 de julho de 2012

Polícia da Guiana Francesa caça garimpeiros brasileiros

25/07/2012 06:32 - Atualizado em 25/07/2012 06:32

AFP


CAIENA - Um grupo de garimpeiros brasileiros acusado de matar dois militares franceses era caçado na terça-feira (24) pela polícia da Guiana Francesa na região da fronteira com o Brasil, informaram fontes ligadas à operação.
Os garimpeiros mataram os militares no dia 27 de junho passado, na região de Dorlin, durante uma operação contra o garimpo ilegal.
A caçada policial se concentra agora "no setor compreendido entre Regina (110 km de Caiena) e Saint-Georges de l'Oyapock", na fronteira com o Brasil.
Um oficial da polícia revelou que o grupo de fugitivos é composto por "cinco ou seis homens, não necessariamente juntos", fortemente armados com fuzis de assalto calibre 5.56 e 7.62, escopetas e "armas de caça".
Os brasileiros seriam liderados por Manoel Ferreira Moura, o "Manoelzinho, 25 anos, que dirigia um garimpo clandestino em Dorlin, onde os militares foram mortos durante uma operação.
Na fuga, o grupo já percorreu mais de 200 km pela selva, usando canoas e quadriciclos roubados.
A caçada humana envolve 120 agentes da polícia ao longo da estrada Nacional 2, em uma operação sem precedentes na Guiana Francesa.
As autoridades organizam comboios, desde o domingo, com os veículos que passam por um trecho sinuoso e deserto de 80 km da estrada Nacional 2 (RN2), em plena selva, que leva à fronteira com o Brasil.
Os comboios são escoltados por dois carros da polícia e os veículos não têm autorização para qualquer parada durante o trajeto, constatou na segunda-feira o correspondente da AFP.
Os policiais vestem coletes à prova de bala, fuzis de assalto, escopetas e pistolas.

Nenhum comentário: