quarta-feira, 4 de julho de 2012

Primeiro teste caseiro utilizando a saliva pode detectar o vírus da Aids

ESTADOS UNIDOS
03/07/2012 19h36

Da Redação
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
Ilustração: Google Images
Aprovado nesta terça-feira (3), o primeiro teste caseiro para detectar o vírus da Aids pela saliva. A agência americana Food and Drug Administration (FDA), responsável por regular alimentos e remédios foi a responsável pela regulação.
O OraQuick foi desenvolvido pela empresa OraSure, baseada na Pensilvânia, e dá o resultado em 20 a 40 minutos. O produto indica a presença de HIV ao recolher a saliva com uma haste bucal.
O lançamento está previsto para outubro, em grandes lojas de varejo e farmácias online. Para profissionais da saúde, o OraQuick deve custar cerca de R$ 35.
Para os consumidores em geral, não deve passar de R$ 120. Esse valor a mais deve cobrir os custos com uma central de atendimento telefônico gratuito para fornecer informações e assistência médica aos usuários.
A FDA destaca que esse método não é 100% preciso – chega a 92% –, o que significa que o OraQuick poderia falhar em uma pessoa para cada 12 usuárias. Em pacientes que não têm o HIV, o teste se mostrou 99% seguro.
Segundo a agência, o OraQuick deve ser uma alternativa para quem não puder fazer o exame de sangue tradicional. A FDA já aprovou anteriormente vários kits caseiros para detectar o vírus da Aids, mas eles precisavam de uma amostra de sangue, que deveria ser enviada a um laboratório.
Autoridades do governo dos EUA estimam que um quinto (240 mil pessoas) dos 1,2 milhão de soropositivos no país não desconhecem que estão contaminado. Esse teste poderia, então, ser um meio de prevenir novas infecções, que têm se mantido estáveis em 50 mil por ano há duas décadas.

Nenhum comentário: