terça-feira, 31 de julho de 2012

Reunião com a número 1 do Antiterrorismo para planejar a segurança da Copa - (Minas Gerais)


palestra_terrorismo.jpgA maior especialista em antiterrorismo do Brasil esteve na última sexta-feira (27.07) em Minas Gerais para trocar informações e experiências com responsáveis pelo planejamento da segurança da Copa do Mundo no Estado. Christiane Corrêa Machado é chefe da Divisão Antiterrorismo, da Diretoria de Inteligência, do Departamento de Polícia Federal e se reuniu nesta tarde com 30 profissionais das inteligências da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Polícia Militar, Polícia Civil e dos sistemas Prisional e Socioeducativo
A reunião foi a primeira de várias capacitações organizadas pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), em parceria com a Seds, para tratar de temas de segurança em megaeventos como as Copas do Mundo e das Confederações. Para fechar todo o planejamento de segurança para os eventos, Minas espera receber grandes nomes da segurança para intercâmbios de experiências. “O terrorismo é apenas um dos itens que serão avaliados e, para isso, serão trazidos profissionais de diversos locais do país e do mundo a Minas Gerais. Devemos receber especialistas em material químico, radioativo, nuclear e biológico, especialistas que elaboraram o planejamento da Rio +20 e especialistas que trabalham com gestão de riscos em outros países”, exemplificou o Coronel Wilson Cardoso, assessor de segurança e inteligência da Secopa.
Durante o encontro também foram discutidas as características gerais da prevenção ao terrorismo no Brasil e a estrutura nacional de prevenção. O encontro desta tarde é um dos procedimentos para a confecção de um documento de análise de risco, que todas as cidades sedes têm que desenvolver.  “A Seds e a Secopa decidiram pela realização de um trabalho de gestão de riscos que visa ao direcionamento de todo o planejamento operacional e aquisição logística para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. Haverá uma matriz de riscos e, a partir dela, serão traçadas ações para mitigá-los”, explica o coronel Wilson Cardoso.
Outras iniciativas
O secretário adjunto de Defesa Social, Denilson Feitoza, ressalta que, além da capacitação e inteligência, há outras vertentes no planejamento das ações de segurança para a Copa do Mundo (CICC) como prevenção criminal, tecnologias de informação, logística e infraestrutura que já estão em andamento.
A principal aposta da Secretaria de Defesa Social é a construção do Centro integrado de Comando e Controle, que está com o edital aberto desde a semana passada e custará cerca de R$50 milhões. Ao reunir todas as forças de segurança em um mesmo espaço, o CICC permitirá a tomada de decisões ágeis, rápidas e inteligentes em situações de emergência. E o melhor, não acabará com a Copa, mas ficará como legado para a população mineira.
A construção só começa ano que vem, mas antes disso já terá sido finalizada a construção da Sala de Situação e Gerenciamento de Crises, que já estará em funcionamento na Copa das Confederações em 2013. Trata-se de uma estrutura de mais de 900 m², que terá capacidade para mais de 120 pessoas. Para a construção será demandado investimento de R$1,7 milhão do Governo de Minas.
FONTE: SEDS-MG

Nenhum comentário: