segunda-feira, 30 de julho de 2012

Terra do cacau

PRINCESINHA DO SUL.
Cenário das obras de Jorge Amado, Ilhéus também é referência na produção do fruto
Publicado no Pampulha

Heloísa Mendonça - http://www.otempo.com.br/pampulha/noticias/?IdNoticia=10630
FOTO: JOÃO RAMOS/DIVULGAÇÃO
Princesinha. Cidade ao Sul da Bahia recebe apelido carinhoso
Conhecida como a capital do cacau e apelidada de “Princesinha do Sul”, a cidade baiana de Ilhéus serviu de cenário e inspiração para Jorge Amado. O escritor baiano criou, a partir dela, vários personagens, incluindo os do romance “Gabriela, Cravo e Canela”. A 467 km de Salvador, Ilhéus, com seus 478 anos, ainda guarda boa parte da história do auge e da decadência do cacau em seus prédios e monumentos históricos. 
Um dos principais pontos da cidade é o quarteirão Jorge Amado.  É lá que fica a antiga casa do autor, onde ele passou boa parte da infância e da adolescência. A Casa de Cultura Jorge Amado recebe visitas monitoradas, e o turista pode conhecer o quarto do escritor, onde estão expostas fotos antigas e capas de exemplares de suas obras, além de objetos pessoais. Foi no local, construído pelo pai do autor em 1926, que ele escreveu alguns capítulos de seu primeiro romance, “O País do Carnaval”. Quem visita o casarão amarelo não deve deixar de assistir ao monólogo do simpático José Delmo. O ator dá uma aula de história com causos da cidade da época áurea do cacau e dos coronéis. 
Quando ir
Época. Ilhéus apresenta temperatura e índices de precipitação constantes; a variação mês a mês é muito pequena. As chuvas são bem-distribuídas ao longo do ano, o que significa que não há época inconveniente para ir – mas é bom considerar que você pode pegar chuva.
*A repórter viajou a convite do Festival Internacional de Chocolate da Bahia, em Ilhéus.

Nenhum comentário: