segunda-feira, 23 de julho de 2012

Vítimas serão ouvidas sobre pena de morte para atirador do 'Batman'

23/07/2012 13h26 - Atualizado em 23/07/2012 13h51

De cabelo vermelho, James Holmes compareceu a tribunal no Colorado.
Ele será acusado por matar 12 e ferir 58 em tiroteio em cinema de shopping.

Do G1, com agências internacionais
A promotora-chefe do caso do atirador do "Batman" disse nesta segunda-feira (23) que vai consultar as vítimas e os parentes dos mortos antes de decidir se vai pedir pena de morte para James Holmes, suspeito de matar 12 e ferir 58 no estado americano do Colorado.
Carol Chambers disse a jornalistas que a decisão sobre isso só pode ocorrer 60 dias depois da acusação formal de Holmes, que foi marcada para a próxima sexta-feira (30).
O suspeito de matar 12 espectadores em Aurora fez uma primeira aparição ante o tribunal do condado de Arapahoe nesta segunda.
Holmes, de 24 anos, estava de macacão vinho de prisioneiro e cabelos vermelhos.
James Holmes aparece no tribunal nesta segunda-feira (23), em Centennial, no estado americano do Colorado (Foto: AP/Denver Post, RJ Sangosti, Pool)James Holmes aparece no tribunal nesta segunda-feira (23), em Centennial, no estado americano do Colorado (Foto: AP/Denver Post, RJ Sangosti, Pool)
James Holmes aparece no tribunal nesta segunda-feira (23), ao lado de sua advogada de defesa (Foto: KUFA.com/AP)James Holmes aparece no tribunal nesta segunda-feira (23), ao lado de sua advogada de defesa (Foto: KUFA.com/AP)
Ele foi preso sem opor resistência no estacionamento do cinema em que ocorreu o ataque, acusado de ter disparado contra o público que assistia à estreia de "Batman: o cavaleiro das trevas ressurge", matando 12 pessoas, entre elas uma menina de seis anos, e ferindo outras 58.
Foi a primeira aparição pública de Holmes depois do crime.
Ao lado da defensora designada pelo estado, Tamara Brady, ele parecia abatido e resignado enquanto o juiz lia os documentos judiciais no tribunal, na cidade de Centennial.
Em uma audiência que durou menos de 10 minutos, o juiz informou o suspeito de seus direitos. O indiciamento de Holmes acontecerá na próxima segunda.
Vídeo de 2006
A emissora "ABC" divulgou nesta segunda o primeiro vídeo do suspeito. As imagens, gravadas em 2006, mostram Holmes falando sobre "ilusões temporais" em uma feira de ciência em um colégio de San Diego, Califórnia
Ele só não matou mais pessoas porque uma de suas armas travou, informou o jornal "The Washington Post". Holmes usou um fuzil AR-15, uma escopeta Remington e uma pistola automática Glock. Seu arsenal incluía mais de 3 mil balas para fuzil, 3 mil para duas pistolas Glock e 300 para uma escopeta.
Foto de James Holmes, suspeito do tiroteio desta sexta-feira (20) no Colorado, divulgada pela Universidade do Colorado (Foto: Reuters)Foto de James Holmes, suspeito do tiroteio de
sexta-feira (20), divulgada pela
Universidade do Colorado (Foto: Reuters)
Além disso, a polícia precisou, com a ajuda de um robô, realizar uma "limpeza" em seu apartamento repleto de explosivos. Especialistas explicaram que o robô foi usado para cortar o fio que impedia a entrada no apartamento, onde havia detonadores, recipientes com combustível e substâncias não identificadas arranjadas de modo a provocar explosão ou incêndio.
Segundo Dan Oates, chefe de polícia de Aurora, "o apartamento foi armado para matar a primeira pessoa que entrasse nele, com um monte de cabos, recipientes cheios de munições, recipientes cheios de líquidos".
Entre as 12 vítimas que morreram estão Veronica Moser, de 6 anos, o soldado Matt McQuinn, 27, que morreu tentando proteger a namorada, a candidata a comentarista esportiva Jessica Ghawi e o barman Alex Sullivan, que comemorava seu 27º aniversário.
Os disparos efetuados em uma sala atravessaram as paredes e atingiram pessoas na sala ao lado. A polícia chegou em 90 segundos e pouco depois havia 200 agentes no local.
A aguardada estreia do último filme do super-herói levou muitos fãs - principalmente adolescentes e jovens adultos - a irem à sala fantasiados, o que teria permitido ao agressor entrar despercebido com as armas e a máscara anti-gás.
O comissário de polícia de Nova York, Raymond Kelly, disse que Holmes tinha pintado seu cabelo de vermelho e estava fantasiado de Coringa, o "arquiinimigo" do Batman. "Claramente parece um indivíduo desequilibrado", acrescentou.
Carol Chambers fala aos jornalistas após a audiência desta segunda-feira (23) em Centennial, no estado americano do Colorado (Foto: AFP)Carol Chambers fala aos jornalistas após a audiência desta segunda-feira (23) em Centennial, no estado americano do Colorado (Foto: AFP)
Pronunciamento de Obama
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste domingo (22) que "todo o país" está pensando nas vítimas do massacre em Aurora, ao encontrar as famílias dos 12 mortos pelo atirador que abriu fogo num cinema. "Palavras são sempre inadequadas neste tipo de situação", disse Obama. "Mas minha principal tarefa era ser um representante de todo o país", disse. "Estamos pensando neles neste momento, e vamos continuar pensando neles a cada dia", afirmou.
"Estou aqui mais como pai e marido, não somente como presidente", disse Obama. Visivelmente emocionado, ele abraçou os familiares das vítimas e rezou com eles durante as mais de duas horas que passou com o grupo no hospital universitário de Aurora, subúrbio de Denver.
O avião Air Force One, procedente de Washington, pousou às 15h30, horário local, na base aérea de Buckley, na região de Denver. Obama foi recebido na escada do avião pelo governador do Colorado, John Hickenlooper, e por dois senadores do Estado.
Milhares de pessoas se reuniram em Aurora para homenagear as 12 vítimas em uma emocionante celebração religiosa.
No final da tarde de domingo foi realizada uma nova vigília em memória das vítimas diante da Prefeitura de Aurora, a apenas 35 km de Columbine, palco há 13 anos do massacre em uma escola.
O diretor da escola secundária de Columbine, Frank De Angelis, traçou um paralelo entre ambas as tragédias e afirmou que as vítimas que sobreviveram ao massacre de 13 anos atrás ficaram novamente traumatizadas com o ataque de sexta-feira.
"O que está errado em nossa sociedade é que as pessoas já não valorizam a vida", disse à AFP.
Christian Bale, o ator britânico que interpreta Batman, manifestou no sábado a sua perplexidade com o massacre, enquanto o estúdio Warner Bros, responsável pelo filme, decidiu não revelar os resultados da bilheteria em sinal de respeito às vítimas.
"Não tenho palavras para expressar o horror que sinto. Não posso me colocar no lugar das vítimas e de seus familiares, mas meu coração está com eles", disse Bale em um comunicado.
Arte tiroteio batman atualizada2 23 (Foto: Arte/G1)
tópicos:

Nenhum comentário: