segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Agentes federais vão atuar amordaçados nos aeroportos do país

20/08/2012 10:57 - Atualizado em 20/08/2012 10:57

Carlos Calaes - Do Hoje em Dia
Lucas Prates/Arquivo Hoje em Dia 


Operações-padrão, como a da imagem realizada em Confins na semana passada, foram proibidas
Operações-padrão, como a da imagem realizada em Confins na semana passada, foram proibidas
Após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no último dia 16, proibindo as operações-padrão que vinham causando longas filas e transtornos nos principais aeroportos brasileiros, os agentes federais mudaram de estratégia. Como forma de protesto, eles pretendem atuar, a partir de amanhã, usando mordaças. O protesto silencioso deverá acontecer no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, além dos similares no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, dentre outros.
O presidente do Sindicato dos Policias Federais em Minas Gerais (Sinpef), Renato Deslandes, informou que o objetivo das operações-padrão nunca foi provocar transtornos, mas denunciar a falta de pessoal e de infraestrutura. Segundo ele, nas operações-padrão todas as bagagens de passageiros vistoriadas e farejadas por cães treinados em detectar drogas e explosivos, deveriam acontecer de forma rotineira, o que não é possível devido ao número insuficiente de agentes e de infraestrutura nos principais aeroportos do país.
Deslandes informa que os agentes federais também iniciaram a distribuição de panfletos bilíngues (Português e Inglês) aos passageiros denunciando o sucateamento da Polícia Federal e projetos do Ministério da Justiça, supostamente ineficazes, ao custo de R$ 500 milhões ao invés de ampliar o número de agentes e a infra-estrutura como forma de proteger o país de ameaças.
Documento
Em um dos panfletos, os federais alertam que o país sofre constante ação das organizações criminosas internacionais voltadas para o tráfico de drogas, pedofilia, tráfico de mulheres, além de outros crimes como o terrorismo.
“Para protegermos o país dessas ameaças, somos poucos policiais federais, sem infraestrutura e apoio da cúpula da PF”, desabafa. O presidente do Sinpef disse também que redige um relatório sobre a segurança nos principais aeroportos do país.
“O que temos até agora é muito preocupante”, disse, sem entrar em detalhes. Amanhã, o secretário de Relações do Trabalho, da Secretaria do Planejamento, Sérgio Mendonça, dará parecer sobre as propostas da categoria.
Leia mais na versão digital do Hoje em Dia.

Nenhum comentário: