terça-feira, 21 de agosto de 2012

DER fiscaliza veículos que transportam pacientes do interior de Minas

SAÚDE
A frota é de aproximadamente 500 micro-ônibus que oferecem esse serviço
21/08/2012 11h54

DA REDAÇÃO
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
FOTO: MARIO BRAGA
No primeiro dia de trabalho, doze veículos já foram tirados de circulação
Para receberem atendimento médico especializado, milhares de pacientes de cidades do interior de Minas têm que encarar a estrada. Muitos desses pacientes utilizam os micro-ônibus do Serviço Estadual de Transporte em Saúde (SETS), gerenciado pelas prefeituras municipais. Para verificar as condições desses veículos, a equipe de fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER), com apoio da Secretaria Estadual de Saúde, iniciou nessa segunda (20), uma operação especial nos pontos principais de destinos desses pacientes em Belo Horizonte. O objetivo é diagnosticar a situação da frota e verificar se as prefeituras estão dando a devida manutenção dos veículos de forma a garantir o deslocamento do usuário do SUS com segurança.
A operação especial, iniciada na madrugada desta segunda, se concentrou na Estação Bernardo Monteiro, Praça Hugo Werneck e Hospital da Baleia, e deverá se estender até a próxima quarta(22), conforme adianta o diretor de Fiscalização do DER, João Afonso Baeta Costa Machado. Segundo ele, no primeiro dia de operação 36 veículos foram avaliados, dos quais 12 foram retirados de circulação por apresentarem algum tipo de problema. “No caso de necessidade de retirada de circulação do veículo, o DER entra em contato com as prefeituras para que as mesmas providenciem outro tipo de transporte”, informa.
Frota
O Sistema Estadual de Transportes conta com cerca de 500 micro-ônibus e atende, segundo a Secretaria de Saúde, um universo de cerca de oito milhões de pessoas em 529 municípios de Minas. Por dia são transportados nesses veículos 8.284 passageiros. Só em 2012, a previsão é de que mais de dois milhões de usuários utilizem o sistema.
COM AGÊNCIA MINAS

Nenhum comentário: