terça-feira, 21 de agosto de 2012

Exército americano desenvolve spray nasal anti-suicídio


SUICÍDIO - 21/08/2012 17h24 - Atualizado em 21/08/2012 17h29

Com substâncias antidepressivas em sua composição, fórmula pretende diminuir as altas taxas de mortes entre soldados

REDAÇÃO ÉPOCA
Exército americano (Foto: SXC)

Sprays nasais costumam ser usados em pacientes com gripe e nariz "entupido". Mas em breve, um novo tipo de spray pretende atender a uma outra demanda: pessoas depressivas com tendências suicidas. Segundo o site do canal americano CNN, a ideia dos "sprays anti-suicídio" surgiu das Forças Armadas dos Estados Unidos que, diante das altas taxas de suicídio observadas em 2012, decidiu recorrer à medicina. Quem está supervisionando o desenvolvimento do novo “remédio” é o professor de medicina Dr. Michael Kubek, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Kubek e sua equipe de pesquisa terão três anos para comprovar a eficácia e segurança do produto, que visa diminuir pensamentos suicidas nos militares.
spray (Foto: SXC)
Em 2009, foram 242 mortes. Em 2010, 305. No ano passado, 283 soldados tiraram suas vidas. Só em julho de 2012, cerca de 40 soldados cometeram suicídio. Segundo a reportagem, foi o mês com mais incidentes dos últimos dois anos. Houve mortes tanto entre soldados aposentados como em atividade. Para impedir que esse fenômeno cresça ainda mais,  o spray anti-suicídio deve conter em sua fórmula hormônios antidepressivos, como o TRH - liberador de tireotrofina. Diferente dos medicamentos antidepressivos comuns, o spray nasal promete um efeito mais rápido e fácil de ser ministrado. 
O governo americano gasta mais de US$ 2 bilhões por ano em tratamentos para a saúde mental de seus soldados. Os Estados Unidos confiam que a solução para a "epidemia de suicídios" possa caber em um pequeno frasco.
  NP

Nenhum comentário: