segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Homem desentope esgotos sem qualquer tipo de proteção na Índia

Publicação: 20/08/2012 12:29 Atualização: 20/08/2012 14:13
http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2012/08/20/interna_internacional,312834/homem-desntope-esgotos-sem-qualquer-tipo-de-protecao-na-india.shtml 


 (Daily Mail/Reprodução)
Existem muitos empregos ruins no mundo, mas é difícil imaginar atividade pior que a exercida por Devi Lal, de 43 anos. O indiano passa horas imerso no esgoto, desentopindo as tubulações de Nova Déli. Para cumprir a função, o homem não usa trajes especiais ou ferramentas. Com o corpo seminu, vestido apenas com um short, ele mergulha na água suja e retira lixo e dejetos com as próprias mãos.
Tão surpreendente quanto as condições de trabalho é o fato de que Devi trabalha a serviço da prefeitura da cidade. Para desempenhar suas funções, o homem recebe quantia equivalente a R$ 11 por dia, além de uma garrafa de bebida alcoólica, que tem o objetivo de fazê-lo suportar os nauseabundos mergulhos no esgoto.
Apesar de degradante, o trabalho de Devi é relativamente comum na Índia. O desentupimento manual de esgotos foi proibido pela legislação local em 1993, mas as agências governamentais ainda usam milhares de mergulhadores. De acordo com a Comissão de Catadores de Nova Déli, quase 70% dos mergulhadores morrem durante o trabalho. Estima-se que 61 perderam a vida apenas nos últimos seis meses.

 (Daily Mail/Reprodução)

Nenhum comentário: