quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Lula diz em SP que não irá assistir ao julgamento do mensalão

02/08/2012 14h46 - Atualizado em 02/08/2012 14h46

STF começou a analisar o processo na tarde desta quinta-feira (2).
'Estou trabalhando', disse ele ao explicar por que não irá acompanhar.

Letícia Macedo Do G1 SP
 O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva durante evento em sua homenagem, realizado pela Ubrabio (União Brasileira de Biodisel e Bioquerosene) e a Aprobio (Associação de Produtores de Biodiesel do Brasil), no Mercure Grand Hotel, em São Paulo (SP), nesta quinta-feira (02). O evento também celebra os cinco anos da Ubrabio, destacando a iniciativa do governo Lula de lançar o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), em 2004, que impulsionou o crescimento no setor.  (Foto: Leandro Martins/Futura Press/AE)  
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento nesta quinta (Foto: Leandro Martins/Futura Press/AE)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (2) que não irá assistir ao julgamento do mensalão, que começou nesta tarde no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele fez um breve comentário sobre o assunto após receber uma homenagem em São Paulo feita por associações de produtores de biodiesel. Ao ser questionado por jornalistas por que não acompanharia o julgamento, Lula deu uma resposta curta. “Porque estou trabalhando”, afirmou.
Lula discursou por cerca de 30 minutos durante o evento e não fez referência ao julgamento do mensalão. O processo trata do suposto pagamento de mesada a parlamentares em troca de apoio político no Congresso. O caso veio à tona em 2005 e teria começado entre 2003 e 2004, início do mandato do ex-presidente, segundo a procuradoria.
Segundo a assessoria do ex-presidente, Lula afirmou que não vai acompanhar os julgamentos porque avalia que essa é uma tarefa para advogados.
Homenagem
Durante o compromisso em São Paulo, Lula se mostrou bem-humorado e falou de temas gerais da política brasileira. Ao comentar a expectativa sobre seu retorno político, ele afirmou que sua meta é apoiar a reeleição de Dima. "Eu não preciso voltar, eu já voltei. Eu estou aqui para ajudar a Dilma a ser presidente mais uma vez", disse.
O evento com Lula ocorreu no Hotel Mercure Grand Hotel, na Vila Mariana, na Zona Sul de São Paulo. Ele foi homenageado por associações por seu papel de articulador do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) durante seu primeiro mandato.  O evento foi organizado pela União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e pela Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio).

Nenhum comentário: