sexta-feira, 31 de agosto de 2012

MP denuncia nove agentes penitenciários por torturar presos em Varginha

A violência contra os detentos, segundo o MP, teria acontecido entre os anos de 2009 e 2011. Eles eram agredidos com chutes, socos e tapas em todas as partes do corpo

João Henrique do Vale -Estado de Minas

Nove agentes penitenciários foram denunciados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por torturar presos da unidade prisional de Varginha, na Região Sul do Estado. A violência contra os detentos aconteceu entre os anos de 2009 e 2011. Eles eram agredidos com chutes, socos e tapas em todas as partes do corpo. A condenação foi pedida pela Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos da cidade.


O primeiro caso de violência contra os presos foi registrado em novembro de 2009. Os agentes penitenciários F.B.F e F.P.V.O. castigaram brutalmente detentos que se desentenderam enquanto assistiam à televisão dentro de uma cela. Com chutes, socos e tapas, as vítimas foram submetidas em que o MP chamou de “intenso sofrimento físico”.

Dois anos depois, os mesmos agressores se envolveram em mais uma tortura, segundo o MP. Desta vez, contaram com a ajuda de outros sete agentes penitenciários. O alvo foi um preso recém encarcerado no presídio de Varginha. De acordo com o inquérito policial, ele recebeu diversos chutes, tapas e socos nas costas na nuca e na barriga. As agressões geraram lesões no corpo do detento.

Na mesma semana, F.B.F acertou um soco no rosto de um preso que o desobedeceu. Além disso, segundo a denúncia feita o MP, ele se apropriou de R$ 150 de um detento que acabava de chegar ao presídio.

Segundo o MP, F.B e outros três agentes penitenciários denunciados não fazem mais parte dos quadros de funcionários da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Nenhum comentário: