sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Presidente do Senado paraguaio acusa Venezuela de oferecer suborno para entrar no Mercosul

POLÊMICA
Segundo a denúncia, irmão de Hugo Chávez teria proposto R$100 mil para facilitar o ingresso no bloco


DA REDAÇÃO
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
FOTO: ASSOCIATED PRESS
Foram seis anos de negociações para que Caracas entrasse para o grupo sul-americano
O presidente do Senado paraguaio, Jorge Oviedo, acusou nesta quinta-feira (2) a Venezuela de suborno para entrar no Mercosul. De acordo com o parlamentar, o irmão do presidente venezuelano, Hugo Chávez, teria oferecido cerca de US$ 100 mil para agilizar o processo de adesão ao bloco sul-americano. 
O processo estava empacado há vários anos no Senado. Com a saída do Paraguai por causa do impeachment do presidente Fernando Lugo, a Venezuela conseguiu selar seu ingresso no bloco. Para o novo líder do governo paraguaio, Federico Franco, Chávez pretende usar a entrada como capital político para as eleições do fim do ano. 
Oviedo garante que o oferecimento de propina foi denunciado pela senador Zulma Gómez em outubro. A acusação, feita dois dias depois da entrada de Caracas no Mercosul, foi vista como uma resposta à afirmação de que senadores paraguaios pediram dinheiro para aprovar a proposta. O governo venezuelano negou as acusações.
As relações entre Assunção e Caracas estão estremecidas desde o processo político relâmpago que afastou Lugo do poder em junho.

Nenhum comentário: