O
contrato com a empresa responsável pelo atendimento das linhas de
emergência das Polícias Militar (190) e Civil (197), Corpo de Bombeiros
(193) e Guarda Municipal (192) pode não ser renovado. Servidores que
estão na reserva remunerada da Secretaria Estadual de Segurança Pública
devem assumir o cargo a partir de 01 de outubro.
“O procedimento deve ser mudado novamente pra Instituições pela
questão de legalidade. O contrato com a Pestalozzi foi feito há quase
cinco anos e foi renovada anos atrás, mas dia 01 de outubro não pode ser
renovada”, explicou o tenente coronel da Polícia Militar Eduardo
Henrique Souza.
Outra opção, que pode ser adotada mas não é prioritária no momento, é
a abertura de um processo licitatório. Porém, 60 policiais militares,
civis e bombeiros devem assumir o atendimento, que é feito pelo Centro
Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
“Hoje é essa a intenção, mas amanhã pode
mudar. O caminho que estamos tomando aqui no Ciosp é pra que venham
pessoas das instituições e elas sejam homens e mulheres pra trabalharem
nessa função”, pontuou o tenente coronel Henrique.
Com a substituição da empresa terceirizada para servidores da
reserva, pode ser que não consiga se chegar aos mesmos 60 atendentes no
Ciosp. “Se não atingirmos a totalidade, 80 a 90% pelo menos serão de
pessoas de reserva remunerada”, detalhou.
Ele ainda ressaltou que a mudança não vai impactar negativamente nas ruas. “Assim como é importante o policial nas ruas é no atendimento”. O tenente coronel Henrique frisou que com a mudança a população vai continuar tendo atendimento capacitado.
Ele ainda ressaltou que a mudança não vai impactar negativamente nas ruas. “Assim como é importante o policial nas ruas é no atendimento”. O tenente coronel Henrique frisou que com a mudança a população vai continuar tendo atendimento capacitado.
Atendimento terceirizado
O atendimento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública
(Ciosp) é realizado atualmente por 60 pessoas terceirizadas, divididos
em três turnos, já que os números de emergência funcionam 24 horas por
dia.
A população já reclamou da quantidade de perguntas que são realizadas
pelos atendentes, mas o tenente coronel da Polícia Militar responsável
pela coordenação do Ciosp, Eduardo Henrique Souza, disse que quanto mais
informação os oficiais tiverem é melhor.
“A população não precisa se preocupar, o serviço é de emergência
mesmo. Apesar de o atendente continuar perguntando, o nosso sistema
permite que a viatura seja acionada e enquanto as perguntas continuam
sendo feitas”, disse.
Referência de integração
A integração de atendimento em Mato Grosso começou em 2002 e se tornou referência para outros Estados. “Fomos os pioneiros nesse sistema e alguns Estados ainda não possuem esse sistema”, informou Henrique.
A integração de atendimento em Mato Grosso começou em 2002 e se tornou referência para outros Estados. “Fomos os pioneiros nesse sistema e alguns Estados ainda não possuem esse sistema”, informou Henrique.
O tenente coronel ainda frisou que o sistema que é adota no Estado é
uma exigência da FIFA para a Copa do Mundo 2014. “Tem que ter um espaço
único, um espaço físico de trabalho integrado entre as forças para as
ações poderem ser coordenadas desse espaço físico, que a gente está
chamando Centro de Comando e Controle”.
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