quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Brasil vence Argentina com gol no último minuto e ameniza fúria da torcida goiana

SUPERCLÁSSICO DAS AMÉRICAS
19/09/2012 23h56

AE
Siga @super_fc
FOTO: DOUGLAS MAGNO
Neymar foi o autor do gol que garantiu ao Brasil a vitória no primeiro duelo válido pelo Superclássico das Américas
E foi no sufoco! Bastante pressionada, a seleção brasileira comandada por Mano Menezes arrancou uma vitória por 2 a 1 sobre a Argentina nesta quarta-feira, na primeira partida válida pelo Superclássico das Américas, disputada no estádio Serra Dourada, em Goiânia. O gol que assegurou a vitória do Brasil foi marcado aos 48 minutos da etapa complementar após cobrança de pênalti de Neymar. O resultado aliviou a 'barra' de Mano, que ouviu das arquibancadas os gritos de "Volta Felipão!". Convocados para defender suas respectivas seleções, Bernard e Marcos Rocha, do Atlético, e Montillo, do Cruzeiro, acabaram ficando no banco de reservas.
As duas seleções voltam a se enfrentar no dia 3 de outubro na cidade de Resistência, na Argentina, na luta pelo título de campeão do Superclássico das Américas. Por conta da vitória, apertada, a seleção jogará por um empate, para ficar com o segundo troféu do confronto - o Brasil venceu o primeiro Superclássico, em 2011.
A julgar pelo duelo desta noite, a seleção de Mano não encontrará facilidade fora de casa, apesar do rival só contar com jogadores que atuam em seu país e no Brasil. Sem Messi e companhia, a Argentina contou com Guiñazu, Barcos e Martínez, autor do primeiro gol da partida. Sem seus principais craques, que jogam no exterior, a Argentina jogou recuada, apostando nos contra-ataques, diante de uma seleção brasileira com sérias dificuldades na armação. Pouco objetiva, a equipe de Mano, por sua vez, sofreu para furar a zaga adversária e só conseguiu balançar as redes em lances de bola parada.


Torcida pede retorno de Felipão durante clássico com a Argentina (Douglas Magno)

O JOGO -
A opção ofensiva de Mano Menezes, que escalou um trio de ataque formado por Lucas, Neymar e Luis Fabiano, demorou para dar resultados no primeiro amistoso do Superclássico. Apesar do entrosamento entre os jogadores do São Paulo, que cedeu ainda Jadson para formar o meio-campo, o Brasil não conseguia ir além de inúmeras trocas de passe no primeiro tempo.
Sem qualquer sinal de objetividade, a seleção de Mano praticamente não criou chances de gol até os 20 minutos. Nem em jogadas individuais de Neymar foi possível empolgar a torcida goiana presente no Serra Dourada. A posse de bola dos brasileiros, contudo, batia em 70%. O domínio em campo acabou sendo neutralizado em apenas um lance dos argentinos, que adotavam clara postura defensiva desde o início. O rival estava mais preocupado em marcar os anfitriões até que uma rápida jogada pela esquerda abriu o placar. A boa troca de passes na entrada da área, envolvendo Guiñazu, resultou em finalização certeira de Martínez, bem posicionado, aos 19 minutos.

O gol fez o Brasil acelerar o jogo, principalmente no meio-campo mas não supriu as carências na armação. Assim, o empate só foi possível graças a um lance de bola parada. Neymar cobrou falta da direita, na área, e Paulinho, em posição de impedimento, escorou de cabeça, aos 25. O segundo tempo não sofreu maiores mudanças, apesar das entradas de Thiago Neves, Wellington Nem e Leandro Damião no Brasil. A seleção continuou ditando o ritmo da partida, com maior iniciativa, mas com a mesma lentidão na armação, diante do bom posicionamento argentino na defesa.

O primeiro lance de perigo da etapa só aconteceu aos 19. E veio dos pés dos argentinos. Barcos puxou contra-ataque e acionou Martínez, que limpou para chute perigoso de Clemente Rodríguez. Dedé chegou a tempo de evitar a finalização. O Brasil só respondeu aos 27. Paulinho, novamente em posição irregular, recebeu dentro da área e mandou para as redes. Desta vez, porém, o assistente marcou o impedimento. Em outro lance, Neymar aproveitou sobra dentro da área, mas teve sua finalização bloqueada pela zaga.

Com tanta dificuldade para furar o bloqueio argentino, o Brasil só conseguiu chegar ao segundo gol em novo lance de bola parada. Desábato acertou a mão na bola dentro da área e o árbitro assinalou o pênalti. Na cobrança, Neymar bateu firme no alto e garantiu a vitória brasileira, aos 48 minutos do segundo tempo. Depois dos dois amistosos com a Argentina, a seleção fará dois jogos em outubro. No dia 11, o Brasil vai enfrentar o Iraque, do técnico brasileiro Zico, na Suécia. Cinco dias depois, o adversário será o Japão, na Polônia.


FICHA TÉCNICA:


BRASIL 2 x 1 ARGENTINA


BRASIL - Jefferson; Lucas Marques, Dedé, Réver e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Jadson (Thiago Neves); Lucas (Wellington Nem), Luis Fabiano (Leandro Damião) e Neymar. Técnico: Mano Menezes.


ARGENTINA - Ustari; Lisandro (Vergini), Desábato, Sebá Domínguez; Peruzzi, Clemente Rodríguez, Maxi Rodríguez, Braña e Guiñazu; Martínez (Somoza) e Barcos (Funez). Técnico: Alejandro Sabella.


GOLS - Martínez, aos 19, e Paulinho, aos 25 minutos do primeiro tempo. Neymar (pênalti), aos 48 minutos do segundo tempo.


CARTÕES AMARELOS - Paulinho, Neymar, Desábato.


ÁRBITRO - Carlos Amarilla (Fifa/Paraguai).


RENDA - R$ 2.700.670,00.


PÚBLICO - 34.537 pagantes.


LOCAL - Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO).

(atualizada às 00:08)
AGÊNCIA ESTADO

Nenhum comentário: