quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Brevê 'CAVEIRA" para o GATE.... Eu apoio!!!


Blog da Renata

****************************************************************************


1.3  Origem da simbologia “faca na caveira”

A história mais usada para explicar a origem do símbolo Faca na Caveira, se remete ao final da Segunda Guerra Mundial. Depois das tropas aliadas invadirem um Quartel General alemão, foi localizado dentro num gabinete nazista um crânio. Prontamente, o comandante da operação da tropa britânica (Commandos Inglês) que fizera a invasão, cravou seu punhal no objeto, dizendo que aquele ato significava a “vitória sobre a morte.

Ressalta-se que os Commandos Ingleses recebiam um punhal como símbolo da conclusão do Curso de Commandos, pois entendiam que simbolizava o sigilo necessário nas missões de Commandos. Ainda, o aluno primeiro colocado do Curso, recebia sua faca entre os dentes, fato que originou o termo “faca na boca”.


1.4  Heráldica militar da faca na caveira no Brasil

O Exército brasileiro, por ter atuado na 2ª Guerra Mundial junto com os Aliados, sofreram forte influência dos exércitos americanos, britânicos e franceses. Dessa forma, no pós-guerra, em 1957, inicia-se a saga das Operações Especiais no país, tendo ocorrido neste ano o 1º Curso de Operações Especiais.

Diante da simbologia do final da 2ª GM, com o ato de cravar a faca Commandos no crânio simbolizando a vitória sobre a opressão, sobre as atrocidades Nazistas, somado a forte influência do exército britânico no exército brasileiro, a Faca na Caveira passou a representar a honra, a coragem, o destemor dos integrantes dos grupos de elite diante do perigo, em busca da “vitória sobre a morte”, ou seja, superação e vitória frente às missões mais arriscadas que o combatente Comandos poderia enfrentar.

Para tanto, cabe ressaltar que o Curso de Operações Especiais do Exército Brasileiro tem o nome de Comandos. O símbolo representativo do Curso de Comandos é representado por um crânio cravado por um punhal, fazendo referência a todo o histórico que envolve a origem da atividade de Operações Especiais.

Um comentário:

Barbara disse...

Ridiculo se voces adotarem a caveira, querem imitar o bope rj em todos os modos...daqui a pouco vão querer farda preta, como outras polícias por ai já fizeram ou tão querendo.


NUUUNCA SERÃÃO....