sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Caixa de concreto integrada à construção tenta resolver falta de espaço nas grandes cidades

 Designer cria um "quarto extra" que pode ficar suspenso na edificação e aumenta a área do imóvel

Joana Gontijo - Lugar Certo
Publicação: 28/09/2012 12:04 Atualização: 28/09/2012 12:07
 (Convertiblecity/Divulgação)

Para solucionar o problema da falta de espaço nas grandes cidades, onde a cada dia mais prédios são construídos com apartamentos cada vez mais reduzidos para atender a uma população crescente, profissionais da área de arquitetura e construção procuram meios muitas vezes incomuns. Desenvolvida pelo designer alemão Stefan Eberstadt, esta caixa de concreto foi projetada para ser adicionada a qualquer construção, expandindo a área útil do imóvel.


Batizada de Rucksack House (em português, casa-mochila), a estrutura de 9 m² pode ser acoplada no telhado ou na parede das edificações, sustentada por cabos de aço. O revestimento de madeira e a posição estratégica das janelas fazem o quarto extra parecer flutuar. Transitando entre arte e arquitetura, forma e função, o espaço iluminado paira no ar lembrando um andaime temporário ou uma escultura minimalista, como diz o criador do projeto em seu site oficial.

O cubo é um espaço de luz e vazio, livre de conotações e aberto às necessidades do usuário. Enquanto a proposta ainda é ser um ambiente privado, a impressão é de ultrapassar os limites da habitação real, acima do espaço público. O mobiliário limpo e uma infinidade de aberturas internas oferecem um espaço adicional com o favorecimento da luz direta. As paredes se desdobram, com a ajuda de ímãs escondidos, em uma mesa, prateleiras e uma plataforma para a leitura ou para dormir.

A construção é como uma gaiola de aço e propõe um método simples, claro e compreensível para resolver uma das grandes questões urbanas. Resta saber se funciona, na prática.

Nenhum comentário: