quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Embaixador dos EUA na Líbia morre em ataque a consulado em Benghazi

12/09/2012 07h08 - Atualizado em 12/09/2012 07h45

Outros 3 americanos morreram em protesto contra filme, diz governo líbio.
Embaixada no Cairo também foi alvo de protestos pelo mesmo motivo.

Do G1, com agências internacionais
O consulado norte-americano em Benghazi, na Líbia, em chamas após invasão de manifestantes em protesto (Foto: Esam Al-Fetori / Reuters) 
O consulado norte-americano em Benghazi, na Líbia, em chamas após invasão de manifestantes em protesto (Foto: Esam Al-Fetori / Reuters) O embaixador dos Estados Unidos na Líbia,J. Christopher Stevens, e três funcionários também americanos morreram no ataque ao consulado do país em Benghazi, na Líbia, na noite de terça-feira, disseram nesta quarta-feira (12) autoridades locais.
"O embaixador e três funcionários morreram no ataque", afirmou o vice-ministro líbio do Interior, Wanis al-Sharef. A morte de Stevens foi confirmada por um tweet do vice-premiê líbio Mustafah Abu Shagur.
Na noite de terça-feira, manifestantes armados
Embaixador dos EUA na Líbia morre em ataque ao consulado em Benghazi http://glo.bo/UJEuMd
atacaram o consulado e lançaram foguetes contra o edifício, informaram fontes líbias, que em um primeiro momento informaram a morte de um americano e outro ferido.
Os manifestantes protestavam contra um filme considerado ofensivo para o islã.
Os demais funcionários foram retirados do local.
  saiba mais
Segundo o porta-voz da Alta Comissão de Segurança do Ministério do Interior, Abdelmonoem al-Horr, as forças de segurança tentaram controlar a situação quando foguetes RPG foram disparados contra o consulado a partir de uma propriedade próxima.
"Dezenas de manifestantes atacaram o consulado e incendiaram o prédio", disse Omar, um morador de Benghazi, que escutou tiros em torno do edifício.
Outra testemunha confirmou os disparos em torno do consulado e revelou que homens armados, incluindo militantes salafistas, bloquearam as ruas que dão acesso ao prédio.
O ataque foi confirmado pela embaixada americana em Trípoli.
CairoHoras antes, no Cairo, milhares de manifestantes, a maioria salafistas, protestaram diante da embaixada dos Estados Unidos para denunciar um filme "anti-islâmico" realizado por cristãos coptas residentes nos Estados Unidos.
Os manifestantes arrancaram a bandeira dos Estados Unidos e em seu lugar colocaram uma imensa bandeira negra com a frase: "não há mais Deus que Deus e Maomé é o seu profeta".

Nenhum comentário: