quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Frente fria chega a Minas e traz chuva

Pancadas estão previstas para o Sul e Centro-Oeste do estado. Grande BH só deve ter chuva a partir de amanhã

Landercy Hemerson -Estado de Minas
Publicação: 20/09/2012 06:00 Atualização: 20/09/2012 06:49


Depois de 116 dias de seca e com um setembro quente, tempo em BH deve mudar

Depois de 116 dias de seca e com um setembro quente, tempo em BH deve mudar (Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press )A frente fria que ontem provocou chuvas fortes no Noroeste paulista, com ventos de 70km/h, chega hoje ao Sul e Centro-Oeste de Minas Gerais, com possíveis pancadas e até granizo. A previsão é do meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo. De acordo com ele, na Região Metropolitana de Belo Horizonte o dia ainda será quente hoje, com baixa umidade do ar, apesar da nebulosidade devido à chegada da frente fria ao estado. Chuva mesmo, somente amanhã no fim da tarde. A temperatura hoje deve variar entre 20 e 34 graus. No Norte de Minas, essa variação será de 18 a 38 graus.
Há três dias do fim do inverno, ontem os belo-horizontinos enfrentaram ontem mais dia um quente, com máxima de 33,9 graus e umidade de 16%. O recorde de calor este ano na Grande BH foi na quinta-feira passada, com máxima de 35,3 graus. A mais alta temperatura no estado este ano foi registrada ontem em Muriaé, na Zona da Mata, com máxima de 38 graus. Para Ruibran, este foi um inverno atípico, com altas temperaturas, devido à influencia do fenômeno El Niño desde julho. A primavera, que começa às 11h49 de sábado, também deve ser quente, com média de máximas de 32 graus, porém com pancadas isoladas na capital e região metropolitana.
Às 14h de ontem, o aeroporto da Pampulha tinha temperatura de 34 graus, com nível de umidade no ar de apenas 17%. Esse índice é muito baixo e deixa a região numa situação de alerta, de acordo com os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). O estado de alerta é definido para níveis de umidade entre 12% e 20%. Em outro ponto, também na Região da Pampulha, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 33,9 graus e umidade de 16%. No Aeroporto Carlos Prates, Região Noroeste de BH, a temperatura às 14h também chegou a 34 graus.
Calor
Mudanças no tempo são esperadas a partir de hoje. A chegada da uma frente fria proveniente do Sul do país vai causar aumento de nuvens, chuva, rajadas de vento intensas e temperaturas amenas. Amanhã, segundo prevê Ruibran dos Reis, há possibilidade de chuva forte, isolada, em toda a Zona da Mata e Triângulo Mineiro. A Grande BH completou ontem 116 dias sem chuva. Apesar da expectativa de um sábado chuvoso, no domingo volta a esquentar. No Norte de Minas, a chance de chover aumenta só na tarde de sábado.
Ontem, o Rio de Janeiro teve o dia mais quente do ano no país, com recorde de 41,2 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em São Paulo, depois da terça-feira com 34,1 graus, a mais alta temperatura no inverno desde 2007, o dia de ontem foi quente, porém com chuvas superiores a um milímetro, depois de 62 dias de estiagem. No Noroeste paulista, além da chuva, a ventania causou danos em várias cidades.

Nenhum comentário: