quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Gonzaga faz ponderações sobre matéria veiculada no jornal Estado de Minas


BLOG DA RENATA
“A despeito da matéria publicada neste domingo, 16, pelo respeitado jornal Estado de Minas: ouso fazer algumas avaliações e provocar reflexões.
Na raiz de tudo o que se colocou, independentemente de ser inexpressivo o número de pessoas que utilizam deste expediente, está o modelo de financiamento da segurança pública em Minas Gerais e no Brasil. Aliás, no modelo de financiamento que também sustenta boa parte das empresas de comunicação.
Sou testemunha de que vários jornalistas e repórteres não tiveram suas matérias e informações jornalísticas publicadas, inclusive pelo Jornal Estado de Minas, porque contrariaria interesses do governo e de seus projetos de sustentação no poder. E não é desconhecido de ninguém que, habitualmente, o estado gasta voluptuosas quantias de recursos públicos em publicidade e propaganda neste veículo de comunicação.
Será que esta realidade também dá direito às mesmas ilações publicadas nestas matérias?
Mas voltando a raiz do problema, seria muito importante que o Jornal Estado de Minas se dispusesse também a investigar o financiamento da segurança pública, que conta com uma parcela significativa de recursos da iniciativa privada, através de convênios formais e informais. Não menos prejudicial é o financiamento através das prefeituras, em que, via de regra, leva os chefes do executivo municipal a exercerem, ou tentar, pressão e orientação para ações das Polícias Civil e Militar, de forma a não prejudicar seus projetos de poder, coibindo, por exemplo, blitzes em determinados locais onde costumeiramente a elite do poder econômico reúne-se para seus momentos de lazer – diga-se de passagem, legítimos – mas que indubitavelmente fazem uso de bebidas alcoólicas. E as filas duplas nas portas das escolas particulares? E é importante ressaltar que na maioria dos municípios o poder político está subserviente e vinculado ao poder econômico. Daí é possível afirmar que a tese exposta na referida matéria, de que a gratuidade da alimentação aos policiais gera privilégios aos comerciantes, se aplica com muito mais gravidade e com consequências muito mais danosas para a segurança pública, no modelo de gestão e do financiamento da segurança pública em Minas Gerais, onde as polícias não possuem autonomia orçamentária, e muito menos financeira, tornando-as dependentes de liberação política de recursos financeiros. E, o pior, de se humilhar diante de empresários e associações diversas, para conseguir recursos que suportem as necessidades de custeio e capital de uma instituição que se faz presente nos 853 municípios.
Sob a perspectiva dos valorosos e honrosos policiais militares, vítimas de um modelo falido de financiamento da segurança pública, da mesma forma que não devem se ver levados pela boa vontade da concessão da alimentação,  que tenham também a coragem de se recusar a buscar na iniciativa privada e nos políticos, apoio financeiro para viabilizar o funcionamento da segurança pública.
Finalizando, esperamos e desejamos que nesta ambiência política e democrática, com os pressupostos do respeito às livres manifestações da imprensa que dá o tom exato de sua liberdade, que o Jornal Estado de Minas, assim como estão cobrando do soldado, que tenha a mesma coragem e responsabilidade de cobrar do Governo do Estado, o Chefe maior destes, que de fato priorize a segurança pública, garantido de fato os recursos financeiros e humanos necessários, sob pena de assistirmos, em um curto prazo, o estrangulamento da segurança pública.
Aos dignos policiais militares, vítimas mais uma vez da generalização irresponsável da mídia, fica aqui o nosso desagravo, com a convicção de que o profissionalismo de cada um de vocês nos enche de orgulho e nos permite afirmar que, se ainda há governabilidade neste estado, e se ainda há um nível de segurança minimante aceitável, o estado e a sociedade têm muito a agradecê-los”.
Luiz Gonzaga Ribeiro, Subten
Diretor de Direitos Humanos da Anaspra
Ex-presidente da Aspra-PM/BM

Nenhum comentário: