quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Homem morre ao plantar e comer couve "diferente" em Santa Luzia

Pedro Rotterdan - Do Hoje em Dia


couve do reiUm homem morreu e quatro pessoas da família dele foram internadas com intoxicação no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII depois de se alimentarem com uma planta chamada couve-do-mato ou charuto do rei. O caso aconteceu no último sábado (22), em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Os familiares disseram aos médicos que a planta foi um presente de um amigo. Quando um pequeno arbusto de formou, José Carlos Torres, de 46 anos, colheu e deixou tudo em um balde com água. Pensando ser uma couve comum, ele resolveu preparar a planta tóxica e comer. Em menos de uma hora, todos estavam passando mal e foram levados para o HPS. O responsável pelo prato não resistiu e morreu.
O biólogo Eduardo Silas Gonçalves disse que essa planta contém alcaloides e alto índice de nicotina e por isso faz mal ao organismo. “São poucos os casos de intoxicação em humanos registrados oficialmente nas literaturas biológicas. Mesmo sendo raro, a maioria das pessoas morreram”, disse.
Os principais sintomas apresentados são problemas gastrointestinais, com náuseas, vômitos, diarreia. “Dependendo da quantidade ingerida, pode atingir também o sistema nervoso, além de ataques cardiorrespiratórios”, disse o Gonçalves.

Nenhum comentário: