terça-feira, 11 de setembro de 2012

Manifestantes invadem embaixada dos EUA no Egito e rasgam bandeira americana


Mais de três mil manifestantes egípcios protestaram, nesta terça-feira (11), em frente a embaixada dos Estados Unidos no Cairo. Um grupo de manifestantes escalou os muros e invadiu a embaixada, rasgando a bandeira americana.
A maior parte dos manifestantes era formada por salafistas – um grupo conservador islâmico – e por torcedores de futebol. Eles protestavam contra um filme amador, feito por cristãos coptas que moram nos Estados Unidos. Segundo o jornal The Guardian, o filme está sendo denunciado na mídia egípcia há dias por clérigos ultraconservadores.
A imprensa egícpia diz que o filme foi produzido recentemente nos Estados Unidos por um grupo anti-islâmico. Algumas partes do filme estão disponíveis no Youtube. Elas caracterizam o profeta Maomé como uma fraude, em cenas de sexo e massacres.
Segundo a Al Jazeera, alguns ativistas políticos egípcios questionaram a tese de que a multidão estaria protestando contra um filme obscuro feito por grupos anti-islâmicos. Isso porque a invasão acontece em pleno 11 de setembro, e há relatos de que manifestantes substituíram a bandeira americana por uma bandeira negra com caracteres islâmicos – descrição que bate com a bandeira da Al Qaeda.
O ativistas egípcio Wael Ghoneim escreveu em sua página no Facebook que “atacar a embaixada dos EUA no 11 de setembro e hastear bandeiras com ligação a Al Qaeda não será entendido pelo público americano como um protesto sobre um filme do profeta. Em vez disso, será recebido como uma celebração do crime que aconteceu no 11 de setembro”.
De acordo com autoridades americanas, uma bandeira preta foi de fato hasteada na embaixada. No entanto, os americanos não confirmam que se trata da bandeira da Al Qaeda.
Foto: Mohammed Abu Zaid/AP
Bruno Calixto

Nenhum comentário: