quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Membrana translúcida da cobertura do Novo Mineirão começa a ser instalada; veja outras alterações

MESMO COM A CHUVA


JOSIAS PEREIRA
@super_fc
FOTO: ANGELO PETINATTI/O TEMPO
Membrana translúcida do Novo Mineirão será capaz de captar energia solar e transformá-la em elétrica
Com o período chuvoso se aproximando, as obras do Novo Mineirão entraram em um perído de intensa agitação. Com grande parte da esplanada praticamente pronta, o terreno, que antes era bastante acidentado, já se encontra nivelado. A principal mudança interna está nas alturas. Mesmo com a forte chuva que caiu na tarde dessa segunda-feira em Belo Horizonte, a imponente cobertura começou a ser revestida com uma membrana translúcida e auto-limpante. O material, feito de dióxido de titânio, permite melhor passagem da luz natural e oferece maior resistência contra intempéries, além de ser mais econômico.
A estrutura está sendo montada por trabalhadores especializados em alpinismo industrial e será concluída no mês de novembro. Uma das novidades da nova cobertura é a captação da energia solar e sua transformação em elétrica, sendo capaz de abastecer 1.500 residências de médio porte.
Outros detalhes impressionam. Um exemplo disto são as cadeiras que já ocupam praticamente toda a arquibancada superior do estádio. Nas cores cinza escuro e claro, os assentos começaram a ser instalados nas arquibancadas inferiores. O setor conhecido por abrigar a tradicional geral passou por uma intensão reformulação e agora se destaca por abrigar, além da torcida, camarotes de luxo. A procura pelos espaços já é grande. Serão 80 locais destinados a este tipo de atendimento vip, totalizando 2.100 lugares, além de uma restaurante panorâmico, lounges e sanitários.
O futuro campo de jogo está sendo revestido por uma camada de brita. Com as demarcações específicas, metade do espaço se destaca ante o terreno enlameado. O próximo passo é a cobertura da brita com uma camada de areia, para que assim seja possível o plantio do gramado. Este processo deverá ser iniciado no próximo mês.
Vale ressaltar que o campo será rebaixado em 3,4 metros para melhorar as condições de visibilidade. O Novo Mineirão terá capacidade para 64 mil lugares. O estacionamento abrigará 2569 vagas para carros, sendo 1530 vagas cobertas e 1039 descobertas; além de 52 vagas para deficientes, 71 para bicicletas, 41 para carga e descarga, 61 para motos e duas para os Bombeiros.
Na área externa, a esplanada será capaz de receber 65 mil pessoas. O espaço de confraternização deverá funcionar de segunda a segunda e abrigará várias lojas de conveniência. A concessão dos espaços deverá ser negociada assim que o estádio for concluído. O Novo Mineirão será concluído no dia 21 de dezembro deste ano. A moderna arena receberá três partidas durante a Copa das Confederações no próximo ano, além de seis jogos da Copa do Mundo de 2014, incluindo uma semifinal.

Galeria de fotos

Nenhum comentário: